Saúde

Melancolia: o que é, sintomas e como tratar

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 29/11/2022Última atualização: 29/11/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 29/11/2022Última atualização: 29/11/2022
melancolia-minuto-saudavel.pngmelancolia-minuto-saudavel.png
Publicidade
Publicidade

melancolia foi descrita por Aristóteles como um um fenômeno caracterizado por acontecimentos somáticos e que seriam determinantes para a vida psíquica do indivíduo. Contudo, Sigmund Freud a define como um acontecimento psíquico que influencia no corpo.

Por um lado, Aristóteles a define como Problema XXX e usa como exemplo homens geniais que apresentam doenças causadas pela bílis negra, ou seja, a melancolia.  Além disso, o filósofo afirma que é preciso conhecer a causa da melancolia e a sua essência, mas que o melancólico não é um doente.

Contudo, para o psicanalista Freud, a condição se dá pela falha de identificação e de sentido de vida, principalmente quando se tenta corresponder às expectativas de outros. 

Dentro da visão da psicanálise Freudiana, Christopher Lasch se refere à maneira de socialização doente e narcisista, diante da produção de situações da vida real, por coisas que lhe dão satisfação imediata.

Para Lacan, a melancolia aconteceria pelo castigo ou culpabilidade dada a si mesmo quando não há a força e energia para alcançar objetivos pessoais.

Para saber mais sobre melancolia, causas, sintomas e tratamento, continue acompanhando este artigo!

Índice – Neste artigo, você vai encontrar:

  1. O que causa melancolia?
  2. Sintomas
  3. Qual a diferença entre melancolia, tristeza e depressão?
  4. Como é feito o diagnóstico?
  5. Melancolia tem cura?
  6. Tratamento para melancolia

O que causa melancolia?

A melancolia é causada pela dificuldade de se guiar para alcançar seus próprios desejos. Isso ocorre, possivelmente, pela falha em entender e superar sentimentos diante de uma perda efetiva e significativa durante o desenvolvimento.

Leia mais: Sintomas da depressão: físicos, psicológicos, pós-parto 

Publicidade
Publicidade

Sintomas

Os principais sintomas da melancolia são:

  • Desinteresse pelo mundo;
  • Incapacidade de amar;
  • Inibição de produtividade;
  • Sentimento de culpa;
  • Se acusar;
  • Invalidar-se;
  • Se difamar;
  • Se punir;
  • Insônia;
  • Anorexia.
Publicidade
Publicidade

Qual a diferença entre melancolia, tristeza e depressão?

Na depressão, a pessoa se desinteressa pelo mundo externo por conta de um acontecimento real, traumático, luto, dificuldades profissionais e, até mesmo, separação.

Além disso, a depressão se caracteriza como uma falha na simbolização da ausência, como por exemplo, uma criança que teve os cuidados de uma mãe presente, que sempre supriu suas necessidades e nunca faltou, faz com que essa pessoa tenha dificuldades em faltas e ausências.

Já na melancolia, há a perda de si mesmo, não extra. Isso se dá a partir da formação de si mesmo e através do que os outros esperam ou querem, causando falha na construção da imagem de si,  em comportamentos ou sentimentos autodestrutivos.

Por fim, a tristeza, diferente da melancolia e da depressão, é uma emoção que surge diante de situações. Essa emoção expressa dentro da depressão e da melancolia, sendo manifestada pelo choro, afastamento ou silêncio, sendo uma das emoções com maior durabilidade e ter outras emoções associadas, como angústia e desesperança.

Como é feito o diagnóstico?

A melancolia pode ser diagnosticada por um(a) psicólogo (a) ou, até mesmo, por um (a) psiquiatra. Primeiramente, é avaliada a história de vida do (a) paciente, assim como é feita a análise do discurso, que dentro de um setor da psicologia se baseia nas falas dos pacientes sobre si mesmos e as expectativas dos outros que ele tenta suprir. 

Publicidade
Publicidade

Melancolia tem cura?

Dentro da terapia, existe a possibilidade do (a) paciente desenvolver habilidades que se voltem para identificar dentro de si qualidades, a influência delas no mundo exterior, no quanto o seu modo de ser pode ser benéfico e quebrar com os pensamentos e ideias divergentes sobre si.

Tratamento para melancolia

O tratamento para a melancolia se baseia na psicoterapia, contudo, outro fator que pode ser apoio para a evolução do (a) paciente é o envolvimento e compreensão da família.

Em casos graves, o (a) psiquiatra deverá ser consultado, pois alguns casos poderão demandar o uso de medicamentos, como é o caso dos antidepressivos.

Leia tambémPsicofármacos: o que são, quais são e como agem 


melancolia é caracterizada pela perda de si mesmo, onde o (a) pessoa busca realizar o que os outros esperam ou querem, atrapalhando na construção da imagem de si mesmo e resulta em sentimentos autodestrutivos.

Se você ou alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda psiquiátrica ou psicológica!

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!


Referência

Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade