Em 2018, cerca de 10 mil novos casos de câncer de rim foram diagnosticados. Esse número é 30% maior do que em 2012, mostrando que a doença vem crescendo.
Um novo medicamento utilizado para o tratamento de câncer de rim foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O Cabometyx é utilizado no tratamento do câncer renal em adultos. O medicamento é indicado para pessoas que ainda não receberam nenhum fármaco para combater a doença.
Quem já recebeu remédios para combater o câncer, mas não reagiu bem ao tratamento também poderá tomar o Cabometyx.
O laboratório que comercializará o remédio aqui no Brasil será o Ipsen. A decisão de liberar o fármaco foi tomada após alguns estudos que comprovaram a eficiência do medicamento.
Câncer de rim
Existem várias partes do rim que podem desenvolver câncer. Na maioria dos casos, os néfrons (responsáveis pela formação de urina) são a estrutura do órgão que é atingida pela doença.
O tabagismo, a hipertensão e a obesidade são os principais fatores de risco do câncer de rim. Além disso, o tratamento da hemodiálise em pacientes com insuficiência renal também aumenta as chances do aparecimento da doença.
A idade também pode estar relacionada ao desenvolvimento da doença. Casos em pessoas com menos de 45 anos são raros. A maioria dos pacientes com câncer de rim tem mais de 60 anos.
Este câncer pode ser tratado com cirurgia de retirada do órgão, se não houver metástase. Se a doença se espalhou para outras partes do organismo, o tratamento será feito com medicamentos que procuram impedir o avanço do câncer.
Os principais sintomas de câncer no rim são sangramentos na urina e dor na parte inferior das costas, perda de peso e cansaço excessivo. Em caso de dúvidas, procure um médico nefrologista.
O tratamento do câncer de rim pode ser feito por um medicamento recém lançado no Brasil. Esse novo método de combater a doença pode surtir efeitos que, futuramente, poderão ser usados em busca de uma cura para esse tipo de câncer.
Fonte: Guia da Farmácia