O mês de maio é o período do ano escolhido para a campanha do Maio Vermelho, que destaca o câncer de boca.
A condição, que também recebe o nome de câncer de lábio e cavidade oral, atinge os lábios e regiões como a gengiva, bochecha, língua, freio lingual inferior (parte abaixo da língua) e o céu da boca.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há uma incidência de cerca de 15.190 casos e 6.192 óbitos por ano no Brasil. A região com maior número de casos é o sudeste, sendo este o quarto tipo de câncer mais comum da região.
Além disso, o câncer bucal atinge mais homens do que mulheres, tendo grande prevalência entre os homens acima dos 40 anos.
Continue acompanhando o artigo para descobrir mais a respeito do câncer de boca, o que causa, sintomas e como contribuir com a campanha.
Índice - Neste artigo, você vai encontrar:
As principais causas do câncer de boca são o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. Entre as outras possíveis causas estão:
Os principais sintomas de câncer de boca são:
Ademais, em casos mais avançados da condição, o (a) paciente apresenta problemas para mastigar e engolir alimentos, além de problemas na fala, para movimentar a língua e sensação de nó na garganta.
Ao aparecimento de quaisquer dos sintomas mencionados acima, procure auxílio médico imediatamente!
A principal forma de prevenção do câncer de boca é o diagnóstico precoce, portanto o (a) paciente deve manter consultas rotineiras com odontologistas e médicos (as). Além disso, outras medidas de prevenção são:
Leia também: Tabagismo é o maior fator de risco de câncer nos homens
A campanha Maio Vermelho tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de boca, seus fatores de risco, sintomas e a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. Além disso, a campanha busca incentivar a população a se manter alerta a quaisquer sinais de feridas e lesões nos lábios e na boca.
O mês de maio foi escolhido por ser o período do ano em que é comemorado o Dia de Luta Contra o Câncer Bucal e o Dia Mundial sem Tabaco, ambos criados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 e celebrados no dia 31 de maio.
A importância do Maio Vermelho se dá ao fato de que, com o diagnóstico precoce, é possível tratar o Câncer de Boca e grande parte dos casos é diagnosticado apenas quando a condição já está avançada.
Compartilhar vídeos, artigos e outras informações de fontes reconhecidas e confiáveis a respeito do câncer de boca são algumas das maneiras de contribuir com o Maio Vermelho.
Mantenha-se atento aos sinais e sintomas da condição, consulte um (a) odontologista regularmente e converse com sua família e amigos sobre o assunto.
Além disso, os (as) profissionais da saúde contribuem com a campanha ao participar de capacitações a respeito do câncer de boca.
Leia também: Maio roxo: mês de falar sobre doenças inflamatórias intestinais
____________________
As campanhas mensais são maneiras de conscientizar a população sobre diversas condições de saúde, seus sintomas, combate e prevenção. Portanto, faça exames e mantenha consultas médicas frequentes para garantir que está tudo bem com a sua saúde!
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais informações sobre saúde, doenças, sintomas e prevenção.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.