Se engana quem acha que a escovação do dia a dia basta para ter dentes limpos e saudáveis. A limpeza dental feita no consultório odontológico é tão importante quanto e deve ser feita com uma certa periodicidade para evitar diversas complicações e doenças bucais.
Para saber a frequência recomendada para cada caso e idade, os tipos de limpezas e onde fazê-la, continue acompanhando o artigo!
Índice - Neste artigo, você vai encontrar:
A limpeza dental, ou profilaxia, é um procedimento feito em consultório odontológico que higieniza a superfície dentária. Ela tem como objetivo remover toda a placa bacteriana e raspar o tártaro, prevenindo assim complicações como gengivite e cáries.
O (a) profissional começa utilizando alguns instrumentos, como a escova rotativa com pasta para limpar dente por dente, frente e verso. Por fim, um jato de bicarbonato, que confere polimento e proteção extra ao esmalte, seguido da aplicação de flúor sobre os dentes, garantem maior proteção contra as bactérias presentes na região bucal.
Além de preservar a saúde bucal e de melhorar a aparência dos dentes, a limpeza dental previne uma série de complicações e doenças, entre elas estão:
O (a) paciente deve buscar um (a) dentista para que o (a) profissional avalie a necessidade da limpeza. Dores de dente, mau hálito, acúmulo de tártaro entre os dentes são alguns dos sintomas que precisam de atenção e que exigem uma avaliação odontológica o quanto antes.
Já a frequência varia de pessoa para pessoa e deve ser estabelecida pelo (a) próprio (a) dentista. Geralmente, pessoas com boa escovação, sem cáries e sem problemas que mereçam acompanhamento regular, podem realizar o procedimento de seis em seis meses ou a cada um ano.
Fumantes e pacientes que utilizam aparelho ortodôntico ou com diagnóstico de alguma complicação bucal, por exemplo, podem precisar de visitas mais frequentes, com um espaço de tempo mais curto.
Não, a limpeza dental não clareia os dentes. A falsa sensação de clareamento pode ser sentida caso o (a) paciente apresente muitas placas bacterianas e tártaros, que costumam, com o tempo, apresentar coloração amarelada também por conta da alimentação.
Quando a limpeza é feita e o tártaro e a placa bacteriana são removidos, essa coloração não está mais presente sobre os dentes, portanto, pode dar a sensação de que os dentes foram clareados.
A melhor forma de clarear os dentes é fazendo um clareamento de consultório com laser ou ácido. Para saber a melhor opção para você, consulte seu (a) dentista.
Não. É preciso esperar, pelo menos, uma hora após o procedimento para comer ou beber água. Esse tempo é necessário para que o flúor consiga agir melhor sobre os dentes. Caso esse tempo não seja respeitado, o efeito do flúor não será completo.
A limpeza dental deve ser feita em consultórios odontológicos por profissionais dentistas certificados. Os preços de um procedimento particular podem variar de município para município e de profissional para profissional, mas tende a ser encontrado a partir de R$100,00.
A grande maioria dos planos dentários cobre a limpeza dos dentes, mas é bom confirmar com a operadora antes para evitar surpresas. O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece atendimento odontológico de forma gratuita.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.