A liberação miofascial é uma técnica de terapia manual frequentemente usada em massagens terapêuticas. O foco é diminuir a dor nos tecidos miofasciais, que são as membranas resistentes que envolvem, conectam e sustentam os músculos do corpo.
Neste artigo, o Minuto Saudável vai explicar melhor como funciona essa técnica! Acompanhe.
A liberação miofascial é uma técnica que diminui a tensão na fáscia, que é o tecido fibroso que recobre os músculos do corpo e alivia os sintomas de dor. Para isso, são realizadas manobras lentas e contínuas, que aplicam pressão em certos pontos do corpo. Podem ser usados rolos de espuma, bastões, bolinhas de tênis e até as mãos.
Ela pode ser feita de forma manual, usando técnicas como fricção, deslizamento, compressão, alongamento, percussão e vibração. E também com instrumentos específicos. Há diversos especialistas que podem aplicar a técnica, como fisioterapeutas e massoterapeutas.
A massagem terapêutica, geralmente é realizada com rolo de espuma e mãos, alivia e previne as dores musculares, melhora a postura, aumenta a flexibilidade e estimula a circulação sanguínea.
Ela se concentra na redução da dor, aliviando a tensão e o aperto nos pontos-gatilhos (nódulos musculares). Frequentemente, a técnica é usada em uma ampla área de músculos e tecidos, em vez de em pontos isolados.
É cada vez mais utilizada por praticantes de atividades físicas para melhorar o rendimento nos exercícios e a recuperação pós-treino. E também é muito usada nas sessões de fisioterapia para relaxar a musculatura.
Também pode aliviar as dores de pessoas que tenham doenças como fascite plantar, hérnias de disco, dores lombares e inflamações, além de lesões no sistema fascial.
Para realizar a automassagem miofascial, a pessoa pode adquirir alguns acessórios específicos como o rolo, que trabalha quase todos os grupamentos musculares, bola de tênis para massagear a planta do pé e das partes anterior e posterior da perna e um bastão, para trabalhar os músculos quadríceps (parte da frente da coxa) e a região posterior da coxa.
A técnica é indicada para pessoas de todas as idades e estilos de vida, não apenas para os atletas. Isso porque a movimentação do cotidiano pode trazer desequilíbrios para o sistema miofascial. Portanto, quem sente algum tipo de dor, pode realizar a liberação miofascial, desde que receba a orientação de um profissional qualificado.
Pessoas que têm dores de cabeça crônicas também podem encontrar alívio com a liberação miofascial. Massagear suavemente os músculos tensos e ao redor do pescoço e da cabeça pode reduzir os desconfortos.
Quem sofre de insuficiência venosa, que ocorre quando o sangue se acumula nas veias profundas da perna, também pode se beneficiar da liberação miofascial.
No entanto, pessoas que usam medicamentos anticoagulantes, possuem problemas vasculares, têm feridas no corpo, hematomas, infecções, febre e fraturas, além de gestantes precisam de recomendação médica para realizar a liberação miofascial.
A técnica pode ser feita pela própria pessoa, como forma de automassagem. Porém, vale a pena consultar um profissional para avaliar os riscos, os benefícios e os movimentos indicados.
Vale destacar que qualquer pessoa que sofre com dores musculares por conta de má postura no trabalho, estresse, execução de movimentos repetitivos e até devido ao sedentarismo pode se beneficiar da técnica.
É uma técnica de trabalho corporal que trabalha diversas partes do corpo, desde músculos, ossos até nervos e órgãos. Por isso, oferece diversos benefícios. Confira abaixo detalhes das vantagens da prática:
A liberação miofascial é uma técnica de massagem que aplica pressão em alguns pontos do corpo, seja manualmente ou com auxílio de instrumentos específicos. Durante o processo, essa pressão atua sobre a tensão muscular e promove o relaxamento muscular.
A liberação miofascial devolve a flexibilidade. Com os exercícios, os músculos, os nervos, os ligamentos, os tendões, entre outros órgãos, são capazes de se mover corretamente.
Ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo enquanto elimina a dor e a tensão na fáscia. Essas restrições também podem estar interferindo na circulação sanguínea, ou seja, quando as fibras musculares perdem a tensão, o sangue flui melhor.
Ao aumentar o fluxo sanguíneo, o corpo também experimenta menos dores musculares após uma atividade física, por exemplo.
Contribui com o humor, a diminuição dos níveis de ansiedade e estresse.
Um dos principais benefícios da liberação miofascial é aumentar a mobilidade. Ela promove uma amplitude maior dos movimentos após algumas sessões de tratamento.
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) são causadas por movimentos repetitivos e uso excessivo de alguns músculos, nervos, ligamentos e tendões. A liberação miofascial libera a tensão que pode existir nas regiões antes de se tornar uma lesão mais grave.
Além disso, ela pode ser benéfica para aumentar a consciência corporal, favorecer a execução dos movimentos, liberar e ativar músculos, preparar a musculatura que será trabalhada e ainda evitar dores após os exercícios físicos pesados.
Vale reforçar que não existem estudos científicos que comprovem os benefícios da liberação miofascial. A maioria dos estudos analisa as massagens terapêuticas e a quiropraxia.
A liberação miofascial pode ser realizada por diversos profissionais de saúde, e há diversas clínicas em todo o Brasil que oferecem esse tipo de serviço. O valor da sessão pode variar de acordo com o estado.
Portanto, o valor pode variar de R$ 50 a R$ 190 por sessão. Geralmente, as clínicas de fisioterapias e massagens terapêuticas disponibilizam pacotes com 10 sessões, nesses casos, podem oferecer um desconto do valor.
As sessões de liberação miofascial são semelhantes a de uma fisioterapia para reabilitação pós-operatória. Pode durar de 30 a 50 minutos e ser realizada diariamente ou em dias espaçados. Em alguns casos, podem ser necessários meses de liberação miofascial para diminuir o problema de saúde.
O progresso do tratamento é medido pelo nível de aumento de movimento ou função muscular e também pela diminuição da dor sentida pelo paciente.
Entre os especialistas que podem realizar a liberação miofascial estão:
- Osteopatas;
- Quiropratas;
- Fisioterapeutas;
- Terapeutas ocupacionais;
- Massoterapeutas;
- Especialistas em medicina esportiva e em lesão muscular.
Cuidar do corpo e aliviar a tensão muscular traz diversos benefícios, inclusive mentais, pois causam relaxamento. Por isso, vale a pena consultar um especialista e ver se tem indicação para a massagem.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando o Minuto Saudável!
https://bjsm.bmj.com/content/52/23/1497 - BMJ Journals
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.