Beleza

Leave-in: o que é, como usar e quais os benefícios do finalizador

Publicado em: 30/08/2021Última atualização: 30/08/2021
Publicado em: 30/08/2021Última atualização: 30/08/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Com a intenção de manter o cabelo saudável e bonito, além dos shampoos, cremes de pentear, máscaras de hidratação, condicionadores, entre outros itens, existem também os finalizadores, em suas diversas opções e com diferentes propostas.

Dentre esses finalizadores está o leave-in, que ajuda a restaurar e proteger os cabelos, além de fornecer vários outros benefícios.  

Mas não se preocupe que nós, do Minuto Saudável, preparamos este artigo completo para te explicar mais sobre o assunto, vamos lá!? 

O que é leave-in?

Se trata de um finalizador de cabelos, com intenção de dar um acabamento nas madeixas, mantendo por mais tempo a boa aparência e a saúde dos fios, através da reparação. 

O leave-in atua de dentro para fora, recuperando e tratando os danos causados no dia a dia. Além disso, é um produto que existe em vários tipos e marcas, cada um com uma função específica para diversos  tipos de cabelo. 

Mas é importante não confundir o leave-in com cremes de pentear ou com os protetores térmicos, porque cada um tem uma função diferente, mas vamos explicar isso no próximo tópico!

Publicidade
Publicidade

Diferença entre protetor térmico, creme de pentear e leave-in

É muito comum confundir esses três produtos, mas a verdade é que eles têm diferentes propostas para tratar os cabelos. Vamos falar sobre cada um deles a seguir:

Protetor térmico ou leave-in

A busca do produto certo para proteger o cabelo do calor excessivo, causado por secador ou pela chapinha, é uma das maiores que existem. Mas é importante não confundir o produto para ter a proteção e o resultado desejado. 

O protetor térmico é o produto certo neste caso, e deve ser usado antes de haver um contato do cabelo com qualquer fonte de calor, como chapinha, babyliss ou secador. 

Alguns produtos (inclusive alguns leave-in) são feitos com a função extra de proteção térmica. É importante olhar a descrição da embalagem e observar qual tem ou não essa função.

Separamos abaixo alguns leave-in com proteção térmica: 

leave-in-beneficios-minuto-saudavel

Para usar o leave-in com proteção térmica, basta aplicar uma quantidade média do produto no cabelo, do comprimento até as pontas. Depois, use a chapinha (ou o que for usar) normalmente. Quando finalizar o processo, aplique novamente o leave-in para selar e obter uma proteção completa e mais duradoura.  

Vale lembrar que essa não é a principal proposta do leave-in, mas alguns contam com essa função “extra”.

Creme de pentear ou leave-in

O creme de pentear tem a função principal apenas de desembaraçar o cabelo, ele geralmente é o primeiro produto usado depois do banho, sem enxágue.

Enquanto isso, o leave-in tem principal função de selar o fio, diminuindo frizz e mantendo uma aparência saudável e mais durável, dando um toque final e mantendo a maciez. Ele é mais leve e menos denso que o creme de pentear, o que evita o “peso” nos fios. 

Publicidade
Publicidade

Como usar 

O produto deve ser usado depois do creme de pentear, não é recomendado substituir o creme de pentear pelo leave-in, porque, como citamos anteriormente, são funções diferentes e que se complementam. 

A quantidade deve ser média, porque o exagero pode resultar no peso e falta de movimento do cabelo, quase um resultado reverso. Pode ser usado com o cabelo seco ou molhado, e em qualquer horário. Sem muitos segredos. 

Benefícios 

Entre os benefícios do leave-in podemos citar:

  • Repara fios danificados;
  • Controla o frizz;
  • Alguns protegem contra o calor e umidade;
  • Ajuda a desembaraçar;
  • Mantém o penteado por mais tempo;
  • Controla o volume do cabelo;
  • Sela o fio e previne pontas duplas;
  • Restaura e hidrata;
  • Deixa o cabelo mais macio e saudável;
Publicidade
Publicidade

Quem e quando deve usar?

Qualquer tipo de cabelo, em qualquer que seja sua condição, pode receber a aplicação do produto. Isso vai ajudar a manter uma boa hidratação, brilho e até a proteção durante o uso da chapinha ou do babyliss (caso o leave-in tenha proteção térmica). Vale a pena usar o produto, principalmente no caso dos cabelos mais danificados. 

Tipos de leave-in 

Os leave-in são feitos cada um para um tipo de cabelo e com necessidades diferentes. Vamos citar aqui alguns tipos para te ajudar na escolha:

Antes de fazer a escolha, leve em consideração o que seu cabelo precisa no momento (recuperar, diminuir o frizz, selar as pontas, proteção térmica etc) e qual o tipo do seu fio (cacheado, liso ou ondulado, por exemplo).


Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando o Minuto Saudável para mais informações sobre saúde e bem-estar! 

Fontes consultadas: 

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2023 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade