A diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite ainda é uma dúvida frequente entre a população e, até mesmo, desconhecida por uma parcela dela.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a alergia à lactose é mais comum em crianças. Por outro lado, a intolerância passa a ser desenvolvida em diferentes graus ao longo da vida e por diversos motivos.
Para entender melhor a diferença entre ambas as condições, além de seus sintomas e tratamento, continue acompanhando o artigo!
Índice – Neste artigo, você vai encontrar:
- Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite?
- Sintomas
- Quanto tempo demora para os sintomas passarem?
- A intolerância pode se tornar alergia à lactose?
- Intolerância à lactose e alergia ao leite têm cura?
Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite?
A intolerância à lactose é caracterizada pela incapacidade do intestino delgado de processar o açúcar do leite (lactose). Isso acontece quando o órgão produz uma quantidade insuficiente de lactase, enzima responsável pela absorção da lactose.
A condição pode ser dividida em leve, moderada e grave e, para cada um delas, o (a) paciente pode apresentar sintomas em escalas diferentes. Para descobrir o grau de intolerância à lactose, é preciso realizar alguns exames, como teste respiratório e de intolerância.
Por outro lado, no caso da alergia, a rejeição do organismo tem a ver com a proteína em si, e não com o açúcar do leite (lactose). Por esse motivo, o termo “alérgico (a) à lactose” não é correto, e sim “alérgico (a) ao leite”.
Nos alérgicos, o leite causa um quadro inflamatório que desperta a ação de nossas células de defesa, pois a lactose é vista como um invasor no organismo.
Contudo, a alergia e a intolerância podem ser genéticas, ou seja, podem ser passadas de pais para filhos.
Sintomas
Apesar de apresentarem alguns sintomas muito parecidos, a alergia ao leite e a intolerância à lactose têm distinções por se tratarem de condições diferentes. Confira abaixo as principais:
Intolerância à lactose
Os sintomas da intolerância à lactose surgem em decorrência da não absorção da lactase e de sua permanência no sistema digestivo. Esse processo, por consequência, causa fermentação por parte das bactérias na região e algumas reações.
Entre essas reações estão gases, dor e cólica no estômago, diarréia, dor e cólica no intestino e mal estar.
Alergia ao leite
Como resultado do processo inflamatório que a proteína causa no organismo, os (as) alérgicos (as) podem apresentar, além de sintomas semelhantes aos da intolerância, erupções na pele e coceira, formigamento, dificuldade para respirar, inchaço da língua e garganta e sangramento intestinal.
A reação alérgica é extremamente grave e pode desobstruir a passagem de ar, portanto, necessita de atendimento médico urgentemente após o início dos sintomas.
Vale lembrar que alérgicos (as) ao leite têm mais predisposição a desenvolver outras alergias alimentares, inclusive à outros tipos de leite e origem animal. Além disso, filhos (as) de pais alérgicos (as) também têm mais chances de desenvolver a condição.
Se você identificou algum dos sintomas descritos acima, procure ajuda médica o quanto antes!
Leia também: Dieta Fodmap: o que é, para quem é indicada e benefícios
Quanto tempo demora para os sintomas passarem?
Enquanto os sintomas de alergia ao leite ou intolerância à lactose podem levar até 2 horas para aparecerem, a duração pode variar de acordo com a quantidade de leite consumida e grau de intolerância.
No caso da intolerância, quando uma dieta é prescrita por um (a) nutricionista a fim de reduzir os sintomas da intolerância ou alergia, os resultados podem começar a ser notados em aproximadamente 7 dias.
Contudo, no caso da alergia, é preciso buscar atendimento médico o quanto antes!
A intolerância pode se tornar alergia à lactose?
Não, pois se tratam de condições completamente diferentes. O que é possível é que o (a) paciente passe a desenvolver um grau maior de intolerância à lactose ao longo da vida.
A intolerância à lactose e alergia ao leite tem cura?
Tanto a intolerância à lactose, quanto a alergia ao leite não possuem cura, mas é possível reduzir os impactos de ambas as condições com ações muito simples. Nos dois casos, o tratamento principal consiste na mudança de hábitos alimentares.
A alergia ao leite requer a suspensão total do consumo de qualquer produto, medicamento e alimento que tenha leite como um dos ingredientes.
Uma ótima opção para substituir o leite nas refeições são os leites vegetais , como é o caso da aveia, coco e castanha. Além de serem nutritivos, riquíssimos em vitaminas e minerais e mais saudáveis, eles permitem explorar novos sabores sem abrir mão de comer aquilo que você gosta.
No caso da intolerância, é possível ainda consumir alimentos sem lactose e utilizar, caso o (a) médico (a) ou nutricionista prescrevam, medicamentos que suplementam a lactose e ajudam na produção de lactase.
Na plataforma Consulta Remédios, maior markeplace de farmácias do país, você encontra os melhores medicamentos para intolerância à lactose com as melhores ofertas!
Vale lembrar que qualquer mudança de hábitos, seja ela alimentar ou do uso de medicamentos, precisa ser feita com ajuda e acompanhamento de um (a) profissional, ou seja, de um (a) médico ou nutricionista.
A intolerância à lactose e a alergia ao leite são condições diferentes, mas requerem cuidados especiais a fim de evitar complicações de saúde e mal estar no dia a dia.
Para mais informações sobre alimentação, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável.
Referências
- Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite? — Biblioteca Virtual em Saúde;
- Intolerância à lactose — Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP);
- Entenda a diferença entre intolerância e alergia alimentar — Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Lactose Intolerance — Johns Hopkins Medicine;
- Lactose Intolerance — Mayo Clinic;
- Milk Allergy — Mayo Clinic.