Basta ir até a farmácia para encontrar diversos produtos que dizem conter ou não flúor dental e, apesar da existência de uma grande quantidade de estudos sobre a substância, algumas pessoas ainda têm questionamentos sobre sua eficácia e segurança do ativo.
Este artigo serve como um guia para sanar as maiores dúvidas a respeito do mineral, para que serve, quando usar, se faz mal e qual é o melhor. Confira!
Índice - Neste artigo, você vai encontrar:
O flúor é um mineral natural que pode ser encontrado na natureza e está presente no solo, em plantas e, até mesmo, em alimentos. O mineral é capaz de ser produzido em laboratório e é comumente inserido em produtos de uso odontológico na forma do fluoreto de sódio.
A partir da década de 1940, a substância começou a ser introduzida na água pelas empresas de saneamento público ao redor do mundo, inclusive no Brasil, como forma de melhorar a saúde bucal da população, principalmente no que diz respeito às cáries.
Com eficácia comprovada por estudos, o uso do flúor dental é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.
A função mais conhecida do flúor dental é na proteção e controle das cáries. Além disso, o mineral age nos processos conhecidos como desmineralização e remineralização do esmalte dos dentes, fortalecendo-os e os tornando menos vulneráveis a bactérias.
Para cumprir todas as suas funções, o mineral não precisa ser introduzido na corrente sanguínea, basta apenas deixá-lo em contato com a saliva.
A utilização do flúor para tratamento odontológico pode trazer benefícios para pessoas de qualquer idade, mas a recomendação é que as crianças usem pequenas quantidades do mineral.
O uso de produtos contendo flúor é indicado para pessoas com sensibilidade dentinária e que costumam ter casos recorrentes de cáries e/ou aftas.
Ademais, o procedimento de aplicação de flúor em consultório costuma ser feito de 6 em 6 meses, ou de acordo com a recomendação do (a) dentista, que leva em consideração as características de cada paciente.
Em caso de dúvidas e/ou para descobrir se o uso do mineral é recomendado para você, entre em contato com o seu (sua) dentista.
Quando usado em pequenas doses, o flúor dental não faz mal. O principal risco conhecido da substância é a fluorose dentária, condição que acontece quando crianças, no período de desenvolvimento dos dentes, são expostas ao excesso de flúor por um longo período.
A condição tem como característica o aparecimento de manchas ou linhas brancas nos dentes em casos mais leves e de manchas marrons ou cinzas em casos mais graves. Ambos os casos têm tratamento.
Portanto, a quantidade de flúor contida na água fluoretada fornecida pelas companhias de saneamento e nos produtos odontológicos são seguras!
Leia também: Minuto investiga: flúor faz mal para a saúde?
O flúor dental está presente em diversos produtos odontológicos, desde pastas de dente até soluções bucais, e estes podem ser encontrados em supermercados ou farmácias físicas e online.
Na plataforma Consulta Remédios você compara preços, confere se os produtos estão disponíveis nas farmácias mais próximas a você e ainda compra sem sair do sofá. Entre as opções de produtos com flúor disponíveis estão:
____________________
Para obter a saúde bucal adequada é necessário manter consultas regulares com o (a) dentista e seguir suas recomendações fora do consultório.
Gostou deste conteúdo? Então continue acessando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais informações sobre saúde bucal e prevenção.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.