Saúde

Estimulação magnética transcraniana: para que serve e como é feita?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 05/04/2023Última atualização: 05/04/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 05/04/2023Última atualização: 05/04/2023
Imagem ilustrando cérebro e suas conexões.Imagem ilustrando cérebro e suas conexões.
Publicidade
Publicidade

estimulação magnética transcraniana (EMT) é a uma técnica descrita inicialmente no ano de 1985 pelo médico inglês Anthony Baker. 

Usada atualmente por neurocientistas, médicos e fisioterapeutas, o procedimento emite pulsos eletromagnéticos precisos que estimulam ou inibem o funcionamento de áreas específicas do cérebro. A partir disso, proporciona melhora dos sintomas de algumas condições.

No ano de 2006, foi autorizada a prática desse método no Brasil. Contudo, somente em 2012 o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou, com ressalvas, que o tratamento deveria ser aplicado em casos específicos, como depressão e alucinações auditivas, sintoma presente na esquizofrenia.

Para saber mais sobre a estimulação magnética transcraniana, para que serve, quando é indicada e seus efeitos colaterais, continue acompanhando o artigo!

Índice — Neste artigo você encontrará:

  1. Para que serve a estimulação magnética transcraniana?
  2. Quando o procedimento é indicado?
  3. Como é feito?
  4. Efeitos colaterais
  5. Contraindicações
  6. Onde fazer e preços

Para que serve a estimulação magnética transcraniana?

O procedimento é utilizado no tratamento de condições prejudiciais à qualidade de vida do(a) paciente após a tentativa de outros tratamentos, como farmacológicos e terapêuticos, não serem suficientes para reduzir os sintomas considerados graves, e comprometem o bem-estar do(a) paciente.

Imagem ilustrando neurônio fazendo ligação com outros neurônios.
Publicidade
Publicidade

Quando o procedimento é indicado?

A estimulação magnética transcraniana é indicada como terapia para condições como:

Depressão

A depressão é responsável por causar desequilíbrio entre os hemisférios cerebrais. Isso quer dizer que um dos lados do cérebro fica mais ativo enquanto o outro fica com a atividade reduzida. O primeiro médico a aplicar essa terapia na condição foi o médico Mark George. 

Na sessão, ele usou pulsos eletromagnéticos (curto pulso de energia eletromagnética) com o intuito de exercitar uma região específica do cérebro e, consequentemente, aumentar a estabilidade entre os dois lados do cérebro.

Leia maisDepressão: o que é, sintomas, sinais, remédio, tratamento, tem cura? 

Parkinson

Doença crônica e progressiva que apresenta diminuição das reações do organismo (metabolismo) em determinadas regiões do cérebro.

Assim, a EMT direciona os pulsos elétricos para estimular a produção dopamina, neurotransmissor conhecido como responsável pela sensação de felicidade, nas áreas acometidas pela doença e auxiliar na obtenção de melhores resultados durante o tratamento.

Esquizofrenia

O método terapêutico em baixa frequência é indicado em pacientes diagnosticados(as) com esquizofrenia. Dessa forma, ele auxilia na redução de alucinações auditivas (sons e falas irreais), resultado de grande atividade cerebral em áreas específicas do cérebro.

Tinnitus

A condição é caracterizada por causar zumbidos no ouvido. Em alguns casos, os(as) pacientes não conseguem ter uma vida “normal”, atrapalhando significativamente em sua rotina.

Com isso, a TMS é usada para inibir ou diminuir a atividade das células responsáveis pela percepção dos zumbidos.

Acidente vascular cerebral (AVC)

No AVC, o procedimento pode ser utilizado de dois modos: a partir da estimulação da área lesionada ou na diminuição da atividade do hemisfério cerebral saudável.

Com base nisso, pessoas diagnosticadas com déficits motores (dificuldade de movimento em alguns membros), afasias (dificuldade em falar ou entender a fala) e heminegligencia (sintoma quando há lesão de um hemisfério) são muito beneficiados. 

Publicidade
Publicidade

Como é feito?

A duração das sessões varia de 20 a 50 minutos. No início, elas são diárias e, com a evolução da melhora dos sintomas,, as sessões se tornam mais espaçadas.

Basicamente, o(a) paciente se senta em uma cadeira e, em seguida, tem uma touca chamada de Startim colocada na cabeça, que possuí diversos eletrodos, possibilitando a aplicação da estimulação.  Por fim, a bobina, responsável por gerar os pulsos elétricos, é colocada na cabeça do(a) paciente.

Feito isso, os pulsos eletromagnéticos (excitatórios ou inibitórios) são regulados conforme os sintomas, gravidade e a reposta da melhora dos sintomas do(a) paciente, e gerados em áreas específicas no cérebro.

Importante! Durante as sessões, o uso de aparelhos eletrônicos é proibido.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais são menores se comparados com abordagens farmacológicas, mas podem ocorrer os seguintes sintomas:

  • Dor de cabeça leve;
  • Sensibilidade ou dor leve no couro cabeludo;
  • Tontura;
  • Dor no pescoço;
  • Sonolência.
Publicidade
Publicidade

Contraindicações

O procedimento é contraindicado em pacientes com marcapasso cardíaco, aparelho eletrônico ou metálico intracraniano, como o clip colocado em aneurisma cerebral, e com falhas ósseas na cabeça.

Onde fazer e preços

A estimulação magnética transcraniana é realizada por médicos psiquiatras ou neurologistas especializados nesse tipo de abordagem.

O preço da sessão varia, podendo chegar a custar no mínimo R$ 300,00. Porém, como citado acima, a quantidade de sessões e o tempo de tratamento varia conforme as necessidades e diagnósticos de cada paciente.


Estimulação Transcraniana Magnética é uma técnica usada por médicos(as) psiquiatras e neurologistas para tratar condições que são resistentes ao tratamento por medicamentos.

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!


Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade