Com o avanço das tecnologias, doenças que anteriormente não tinham medicamentos específicos para seu tratamento têm, hoje, mais recursos de controle e tratamento.
É o caso do Esbriet, medicação utilizada em pacientes com fibrose pulmonar idiopática, patologia considerada rara e grave.
Entenda mais sobre o remédio e sua ação:
Esbriet é o nome comercial do princípio ativo pirfenidona.
Ele é um fármaco novo, fabricado pela Roche — companhia farmacêutica — e é utilizado no tratamento da fibrose pulmonar idiopática (FPI).
Sua ingestão é realizada por meio oral e ele atua na redução do acúmulo de células inflamatórias no organismo.
De acordo com a bula, o Esbriet serve para o tratamento da fibrose pulmonar idiopática — doença caracterizada pela presença de fibrose, quando o organismo substitui o tecido saudável dos pulmões por um tecido de cicatrização, dificultando gravemente o processo de respiração.
De modo progressivo, a doença pode piorar em espaços curtos de tempo e levar ao óbito.
Apesar de não ter cura, medicamentos como Esbriet podem retardar a progressão da fibrose pulmonar idiopática. Ele é indicado para pacientes adultos(as) e não há comprovação de eficácia e segurança no tratamento pediátrico.
Estudos revelam que houve uma redução de 38% no risco de morte em pacientes que realizaram até dois anos do tratamento.
Ainda não há uma definição completa sobre o mecanismo de ação da substância pirfenidona.
Porém, de acordo com estudos, o princípio ativo age na redução do acúmulo de células inflamatórias e diminui a formação de fibroblastos (células de fibrose) e substâncias que estimulam a inflamação.
Isso faz com que possa haver uma redução na progressão da doença, evitando que a capacidade pulmonar continue sendo agravada. Além disso, as taxas de morte e complicações decorrentes da fibrose pulmonar crônica também apresentam redução.
Cada cápsula do Esbriet contém 267mg do princípio ativo pirfenidona. O remédio está disponível em embalagens de:
Cada cápsula do Esbriet contém 267mg do princípio ativo pirfenidona. O remédio está disponível em embalagens com 270 cápsulas.
A administração do medicamento é por via oral, sendo indicado engoli-las com água junto ou próximo de uma refeição, para reduzir as chances de sintomas de náusea e mal-estar.
O uso é realizado de forma gradual, iniciando com uma pequena dosagem da medicação, a qual aumenta com o passar do tratamento, conforme indicação médica. De forma geral, a bula orienta que o medicamento deve ser usado da seguinte forma:
Assim como outros medicamentos, o Esbriet pode apresentar alguns efeitos colaterais.
Os mais recorrentes são:
Outras reações menos comuns, mas também recorrentes são:
É importante lembrar que cada organismo reage de forma diferente ao medicamento. Dessa forma, não necessariamente todos(as) pacientes terão os sintomas.
Leia mais: Anorexia: o que é, sintomas e tratamento
O Esbriet é um medicamento de alto custo, com valores variando entre R$12.180 e R$13.230*.
Ele pode ser encontrado em farmácias físicas e online com prescrição médica simples — quando não há a retenção de receita.
*Preço consultado em novembro de 2019. Os valores podem sofrer alteração.
Não. Atualmente, o Sistema Único de Saúde não realiza o fornecimento do Esbriet. No entanto, pacientes com indicação médica para o uso do medicamento podem recorrer à Justiça para recebê-lo.
Para isso, é preciso abrir um processo, seguindo os procedimentos estipulados. Entre eles, apresentar o Laudo Médico, exames, requerimento padrão, além do orçamento de 3 farmácias.
Para quem fará o solicitação, é possível contar com o auxílio personalizado da assessoria de cotação de medicamentos de alto custo, que realiza um orçamento personalizado, de forma simples e facilitada.
O Esbriet foi registrado pela Anvisa no ano de 2016, com classe terapêutica de produtos para o aparelho respiratório e está inserido na categoria de novos medicamentos.
Ele foi o primeiro fármaco no mundo produzido para o tratamento da doença e já estava disponível em outros países. A partir de 2016, passou a circular também no Brasil.
A fibrose pulmonar idiopática é uma doença rara, que, até então, não havia medicação específica para tratamento.
Para isso, surgiu o Esbriet, que apesar de não apresentar ainda detalhes sobre seu mecanismo de ação, tem demonstrado resultados positivos no combate a doença.
O Minuto Saudável tem outras informações sobre doenças e medicamentos. Continue lendo!
Dra. Francielle Mathias
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.