O Dramin é um medicamento indicado para combater enjoos, tonturas e vômito. Também pode ser utilizado como forma de prevenção dessas complicações. 

Esse fármaco pode causar vários efeitos colaterais como dor de cabeça, manchas na pele, visão turva e irritabilidade. 

Mas o efeito colateral mais famoso do Dramin é a sonolência e a sedação temporária. 

Isso acontece porque ele contém substâncias que atuam diretamente no sistema nervoso central.  

Embora seja um medicamento que não precise reter a receita na farmácia, é sempre recomendado consultar um profissional antes de fazer o uso. Lembrando que a automedicação é uma prática que pode trazer prejuízos para sua saúde. 

Dramin dá sono por quantas horas? 

O Dramin possui efeitos que perduram por até 8 horas (apresentação em comprimidos) ou 6 horas (apresentação em gotas ou gel)

Os efeitos colaterais, inclusive a sonolência, começam a manifestar-se a partir de 30 minutos após a ingestão. 

A idade também pode influenciar nos efeitos colaterais: 


Em bebês e crianças   

Se for apresentado em comprimido, não deve ser usado por menores de 12 anos. A solução em gotas também tem restrição de idade, sendo segura a partir dos 2 anos. 

Ao menos que tenha sido recomendado por um médico pediatra, esse medicamento é contraindicado para crianças com menos de 2 anos.  

Em crianças entre 2 e 12 anos, o recomendado é o Dramin em gotas, que é menos concentrado e possui um efeito colateral com menor duração (cerca de 6 horas). 

Adultos

Fatores como cansaço prévio, estresse e problemas de insônia tendem a alterar o tempo de duração dos efeitos (que podem ser prolongados ou diminuídos).  

Entre 12 e 60 anos, o uso do Dramin pode ser feito pela apresentação em gotas ou comprimidos. 

Idosos 

Os idosos geralmente sentem menos sono. Nessa fase, é comum que eles busquem alternativas para dormirem por mais tempo ou com mais qualidade. 

Entretanto, o Dramin não deve ser usado para tratar problemas de insônia. 

Pessoas com mais de 60 anos podem fazer o uso do medicamento para o tratamento de vertigens e vômito, em doses indicadas para adultos.   

Vale lembrar que se o idoso já tiver problemas de sonolência ou confusão mental, o recomendado é que o medicamento seja utilizado com a supervisão de um responsável para evitar quedas e machucados.     

Dramin dá sono pesado? 

Sim. Por isso, esse medicamento não deve ser consumido antes de dirigir, operar máquinas ou executar tarefas que possam oferecer riscos. 

O Dramin também não pode ser consumido com bebidas alcoólicas. Além disso, os seus efeitos podem ser anulados por fármacos antidepressivos, antibióticos e sedativos (interações medicamentosas). 

Como cortar o sono do Dramin?

Cientificamente, não há uma fórmula comprovada de cortar o efeito do sono do Dramin. O ideal é esperar o corpo processar e eliminar o medicamento. Assim, os efeitos adversos vão diminuindo.

O que se pode fazer é tentar reduzir o sono com estas dicas: 

  • Durante o efeito, consuma alimentos estimulantes (como chocolates e café);
  • Tire pequenos cochilos (de 15 minutos); 
  • Estimule os sentidos (por exemplo, ouça música ou converse com alguém).

O Dramin é um medicamento que dá sono e pode causar outras reações colaterais como dor de cabeça e manchas na pele. 

O Minuto Saudável traz outras informações sobre remédios. Confira nossas postagens!!!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *