O Dramin é um medicamento indicado para combater enjoos, tonturas e vômito. Também pode ser utilizado como forma de prevenção dessas complicações.
O efeito colateral mais famoso do medicamento é a sonolência e a sedação temporária. Apesar disso, existem alguns efeitos mais raros, como dor de cabeça, manchas na pele, visão turva e irritabilidade.
Isso acontece porque seu princípio ativo é o dimenidrinato, um anti-histamínico de primeira geração que atua diretamente nos receptores H1 (receptores de histamina) que estão presentes no sistema nervoso central. O fármaco atravessa com facilidade a barreira protetora que regula a troca de substâncias entre o sangue e o sistema nervoso central, causando a sonolência.
Embora seja um medicamento que não precise reter a receita na farmácia, é sempre recomendado consultar um profissional antes de fazer o uso. Lembrando que a automedicação é uma prática que pode trazer prejuízos para sua saúde.
O Dramin possui efeitos que perduram por até 6 horas, podendo durar até 8h dependendo da posologia receitada.
Os efeitos colaterais, inclusive a sonolência, começam a manifestar-se a partir de 30 minutos após a ingestão.
A idade também pode influenciar nos efeitos colaterais:
Se for apresentado em comprimido, não deve ser usado por menores de 12 anos. A solução em gotas também tem restrição de idade, sendo segura a partir dos 2 anos.
Ao menos que tenha sido recomendado por um médico pediatra, esse medicamento é contraindicado para crianças com menos de 2 anos.
Fatores como cansaço prévio, estresse e problemas de insônia tendem a alterar o tempo de duração dos efeitos (que podem ser prolongados ou diminuídos).
Entre 12 e 60 anos, o uso do Dramin pode ser feito pela apresentação em gotas ou comprimidos.
Os idosos geralmente sentem menos sono. Nessa fase, é comum que eles busquem alternativas para dormirem por mais tempo ou com mais qualidade.
Entretanto, o Dramin não deve ser usado para tratar problemas de insônia.
Pessoas com mais de 60 anos podem fazer o uso do medicamento para o tratamento de vertigens e vômito, em doses indicadas para adultos.
Vale lembrar que se o idoso já tiver problemas de sonolência ou confusão mental, o medicamento não é recomendado.
Sim. Por isso, esse medicamento não deve ser consumido antes de dirigir, operar máquinas ou executar tarefas que possam oferecer riscos.
O Dramin também não pode ser consumido com bebidas alcóolicas. Isso porque os seus efeitos podem ser alterados, pois elas aumentam efeitos como a sonolência.
Cientificamente, não há uma fórmula comprovada de cortar o efeito do sono do Dramin. O ideal é esperar o corpo processar e eliminar o medicamento. Assim, os efeitos adversos vão diminuindo.
O que se pode fazer é tentar reduzir o sono com estas dicas:
O Dramin é um medicamento que dá sono e pode causar outras reações colaterais como dor de cabeça e manchas na pele.
O Minuto Saudável traz outras informações sobre remédios. Confira nossas postagens!!!
Dra. Francielle Mathias
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.