Sabe aqueles pontinhos escuros que normalmente surgem no rosto, especialmente no nariz, testa e queixo? São os cravos pretos, bastante recorrentes em peles oleosas.
Muitas pessoas se incomodam com sua presença e buscam formas de retirá-los.
Eles são concentrações de sebo que entopem os poros da pele, devido à produção de óleo e ao acúmulo de células mortas no local.
Também conhecidos como comedões, os cravos pretos são uma das manifestações da acne, que também pode causar espinhas. Essa é uma condição muito comum, principalmente em adolescentes e pessoas com a pele oleosa.
Eles não são tão difíceis de retirar quanto cravos brancos e miliuns (pequenos cisto de queratina). Neste texto, então, vamos ver o que é bom para tirar cravos pretos do rosto, o que causa seu aparecimento e como espremê-los. Vamos lá?
É necessário ter cuidado ao remover cravos em casa, pois, se feito de forma inadequada, pode lesionar a pele e deixar manchas. O mais recomendado é consultar um(a) dermatologista para orientar os melhores produtos ou procedimentos para retirá-los.
A limpeza de pele, que pode ser feita junto com o peeling facial, é uma das formas mais adequadas para o tratamento. Esses procedimentos podem ser feitos em centros de estética.
Porém, também há boas opções para remoção dos cravos em casa, utilizando alguns métodos que favoreçam a limpeza da pele, como:
A máscara preta para tirar cravos é um dos produtos mais conhecidos para retirá-los. Ela é uma mistura de ingredientes em que o principal é o carvão vegetal ativado, que confere à máscara a coloração preta.
Ela tem uma textura espessa, que lembra uma cola, e deve ser aplicada depois de lavar o rosto com sabonete adequado. Pode ser usada em toda a face, menos nas sobrancelhas e ao redor dos olhos.
Depois de cerca de 30 minutos, a máscara estará seca e é hora de retirá-la da pele. Como ela forma uma espécie de película aderida à derme, basta puxar com cuidado, de baixo para cima. Depois, o rosto deverá ser lavado novamente. O procedimento pode ser realizado de 2 a 3 vezes por semana.
Esse produto confere benefícios à derme, atuando contra a acne e removendo as células mortas. Normalmente, a máscara não remove todos os cravos (os mais profundos precisam de outros métodos), mas é uma boa forma de limpeza.
Algumas opções são:
* Valores consultados no Consulta Remédios. Os preços podem sofrer alteração sem aviso prévio.
A vaporização seguida de esfoliação é um procedimento muito eficiente para limpeza da pele, e facilita muito a remoção dos cravos
O objetivo de usar vapor na pele é a abertura dos poros, que se dilatam com a temperatura. Essa vaporização pode ser feita no banho ou usando uma bacia com água quente, expondo o rosto ao vapor liberado.
Depois da abertura dos poros, o processo de esfoliação será o responsável por eliminar o acúmulo de células mortas e limpar a pele. Existem muitas formas de realizar a esfoliação, desde receitas caseiras até produtos específicos para limpeza da pele, como sabonetes esfoliantes.
Esse procedimento deve ser feito 1 ou, no máximo 2 vezes por semana. A esfoliação excessiva pode causar danos à pele, deixando-a excessivamente irritada e sensível.
O surgimento dos cravos é consequência da produção excessiva de sebo (substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas), que se acumula e obstrui os poros, gerando pequenas lesões visíveis e escurecidas. Quando infectadas, essas lesões se tornam espinhas.
Os cravos pretos são gerados pelo contato do sebo com o oxigênio, o que faz com que ele endureça e escureça, tampando o folículo. Eles são cravos abertos, pois o sebo está exposto e não coberto por pele.
São muito comuns na pele, principalmente no nariz, testa e queixo. Porém, além do rosto, também podem aparecer na virilha, nas costas e nas pernas.
Para evitar o aparecimento de cravos, deve-se manter a pele limpa e evitar o acúmulo de sebo — responsável pela formação dos cravos. O ideal é consultar um(a) dermatologista para indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
É muito comum o costume de espremer os cravos pretos com os dedos. Porém, esse hábito pode ser prejudicial para a pele, pois o dedo pode transmitir bactérias e gerar infecções no local.
O mais recomendado é realizar um procedimento de limpeza de pele com profissionais, que espremem os cravos de forma adequada e sem causar danos ou machucados.
No entanto, uma boa opção para espremer cravos pretos em casa é utilizar um extrator de cravos, um utensílio feito especificamente para remover cravos. Confira algumas opções:
* Valores consultados no Consulta Remédios. Os preços podem sofrer alteração sem aviso prévio.
O cravos pretos são a manifestação mais comum da acne, e quase todos têm alguns cravos na pele do rosto.
Nesse texto, vimos o que é bom para retirar cravos pretos do rosto, o que causa o aparecimento deles e como tratá-los.
Fique ligado nos conteúdos do Minuto Saudável para mais dicas e informações sobre saúde!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.