Os medicamentos podem ser encontrados em diversas formas farmacêuticas, como é o caso das sólidas, como cápsulas e drágeas, e líquidas, como soluções xaropes e gotas.
Para cada uma dessas formas farmacêuticas existem diferentes vias de administração, entre elas a nasal, a oral e a sublingual. No caso da última, é o comprimido sublingual que é administrado.
Continue acompanhando o artigo para descobrir mais a respeito do tipo de comprimido, quando é recomendado, como age e onde comprar.
Como o nome indica, o comprimido sublingual é um tipo de comprimido que é administrado abaixo da língua.
A principal vantagem desse tipo de medicamento é a rápida absorção. Além disso, devido ao fato de que o comprimido não passa pelo trato digestivo, é possível obter o mesmo resultado com uma dose menor do que a usual.
O comprimido sublingual é prescrito quando há a necessidade de que o medicamento seja absorvido rapidamente pelo organismo, como por exemplo, em tratamentos emergenciais e quando o (a) paciente tem dificuldade para deglutir (engolir) comprimidos.
Além disso, a apresentação também é indicada para medicamentos que não são bem absorvidos pelo trato gastrointestinal e fármacos que têm sua ação reduzida ao passarem pelo processo de digestão.
O medicamento é rapidamente absorvido pelos vasos sanguíneos presentes na região inferior da língua e, consequentemente, proporciona um efeito rápido.
A partir disso, o fármaco atinge a corrente sanguínea, sem passar pelo processo de digestão no sistema intestinal e metabolismo pelo fígado.
O tempo de ação de um comprimido sublingual é mais rápido do que o de um via oral e leva em média de 10 a 15 minutos.
O comprimido deve ser posicionado logo abaixo da língua e ficar no local até ser completamente absorvido. Ainda, não é permitido consumir alimentos ou bebidas pelo período em que o comprimido estiver na boca.
As doses variam de acordo com o medicamento, a condição para qual ele foi receitado e o estado de saúde do (a) paciente. É importante ressaltar que o (a) paciente deve seguir corretamente as orientações da receita médica.
Ademais, a frequência com a qual o comprimido deve ser administrado varia de acordo com o medicamento, podendo mudar de acordo com a prescrição médica.
Leia também: Comprimidos Efervescentes: conheça os mais comuns
A seguir listamos algumas dúvidas frequentes do público a respeito deste tipo de comprimido:
Não. A apresentação deve ser dissolvida em baixo da língua, conforme indicado na bula dos medicamentos sublinguais.
Quando uma forma farmacêutica é administrada por uma via distinta daquela para qual foi prescrita, o medicamento é absorvido em dose incorreta e pode ainda perder a sua atividade.
Engolir o comprimido sublingual não causa efeitos colaterais graves, no entanto, aumenta o tempo de absorção do fármaco pelo organismo.
Não, os comprimidos sublinguais não devem ser consumidos com água.
Os comprimidos sublinguais são encontrados em farmácias físicas e online.
Na Consulta Remédios, maior marketplace de farmácias do país, é possível comparar preços, encontrar as melhores ofertas em diversos produtos e ainda comprar e receber no conforto de casa.
Entre os medicamentos que possuem apresentações na forma sublingual estão:
É importante ressaltar que o uso de medicamentos só deve ser feito mediante prescrição e acompanhamento médico, pois a automedicação é perigosa e pode trazer diversos malefícios à saúde.
Leia também: Consumo de álcool e medicamentos: entenda quais os riscos
____________________
No caso de dúvidas, entre em contato com um (a) médico (a) ou farmacêutico (a).
Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais informações sobre remédios, saúde e bem-estar.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.