Um bom delineado pode dar um up em qualquer visual, não é mesmo? Mas se você não sabe como passar delineador ou não tem muita prática, o resultado pode não sair como o esperado.
Um lado fica mais grosso que o outro, as alturas ficam diferentes... Nessa hora, todo detalhe faz a diferença!
Pensando nisso, trouxemos um passo a passo de como passar delineador, qual o melhor formato e dicas para facilitar esse processo.
Ficou curiosa? Então confira o texto completo a seguir:
É importante ressaltar, antes de mais nada, que passar delineador corretamente é uma questão de prática.
Quanto mais você exercitar e treinar o movimento, mais fácil ele irá acontecer com o tempo (para ajudar, tem algumas dicas no texto de maquiagem para noite).
Existem alguns outros recursos que também podem facilitar esse processo, como escolher o produto que mais se adapte a você.
Isso porque há diversos tipos de delineador: em gel, em caneta, líquido e até mesmo o Kajal, lápis de olho que pode ser utilizado como delineador. Porém, esses produtos possuem diferenças que explicaremos a seguir.
Alguns delineadores podem ser encontrados na forma de gel, que vem em um potinho. Caso venha a escolher essa opção, certifique-se de que está usando o pincel correto para aplicar o produto.
Em geral, ele deve ser chanfrado ou com ponta fina e rígida.
Uma dica é ir até uma loja física e testar a cor e a durabilidade, pode ser na mão mesmo. Isso porque algumas marcas possuem uma fixação mais fraca, o que significa que o delineador pode ir “derretendo” durante o dia.
Esta opção se tornou o “queridinho” entre as maquiadoras iniciantes em delineado. Isso porque tanto o seu formato como sua precisão facilitam a aplicação.
A opção de delineador em caneta é menos permite que sua aplicação tenha menos chance de borrar ou escorrer. Além disso, seu formato facilita a armazenagem, ou seja, você pode levá-lo na bolsa, na necessaire, em qualquer lugar.
O produto é coringa para quem quer deixar o traço do delineador bem fininho, pois a ponta da caneta tende a dar mais firmeza à mão.
O delineador líquido exige maior precisão e paciência na hora da aplicação. Isso porque, por ter uma textura mais líquida, o produto precisa de mais tempo para secar e cuidados para evitar borrões.
No entanto, pode ser considerado um clássico da maquiagem e é muito utilizado por maquiadores profissionais, pois produz um efeito mais intenso e uma cobertura mais completa.
O lápis de olho possui uma vantagem em relação aos demais delineadores. Isso porque ele pode ser usado para tanto delinear ou esfumar os olhos.
Mas se o seu objetivo for realmente deixar o traçado mais marcado, o indicado é procurar pelos lápis do tipo Kajal.
Para fazer um delineado de gatinho lindo, é importante ter a mão leve e os movimentos precisos.
Caso você sinta dificuldades para acertar os dois lados, uma dica é colocar um pedaço de fita logo abaixo dos olhos.
Outra dica, já para pessoas com pele oleosa, é aplicar uma sombra de cor neutra, ou pó, para evitar que o delineado borre.
Pode parecer difícil, mas com 4 passos simples você tem um delineado perfeito:
Você pode começar traçando uma linha mental ou real em direção à sobrancelha.
Se já tiver habilidade com o traçado, a linha mental vai servir como guia para fazer o delineado simétrico em ambos os olhos.
Mas caso sinta dificuldade em reproduzir o delineado ou firmar o traço, uma boa opção é colar um adesivo ou usar algum item de apoio. Pode ser aqueles suportes próprios para delineador ou até mesmo um pedacinho de papel.
O recomendado é sempre começar pelo canto externo dos olhos em direção ao meio da pálpebra.
Dessa forma, puxe uma linha diagonal, em direção a sobrancelha, esse será o “gatinho” do seu delineado.
Se sentir dificuldades com relação à posição do traço, uma dica é imaginar um traço saindo do canto do seu nariz e indo em direção ao final da sobrancelha.
Nesse momento, você pode finalizar com um meio traçado, com o delineado chegando até a metade da pálpebra, ou alongá-lo até o cantinho interno do olho.
Um dica é fazer o preenchimento aos poucos. Então, para isso, faça primeiro o contorno. Caso erre, será mais fácil corrigir.
Para finalizar o delineado, preencha o traçado, cuidando para não borrar ou sair dos contornos.
Após finalizar, uma dica bacana é dar os acabamentos finais com um lenço umedecido ou um cotonete com base ou demaquilante caso não tenha usado fitas ou suportes.
Eles são usados para corrigir borrões ou ajustar o traço do delineado, deixando o delineado bem retinho.
Leia mais: Delineado: tipos, como fazer, tendências e inspirações
Fazer um delineado não precisa ser uma coisa mecânica e monótona. Pelo contrário, existem diversos tipos de delineado, além de diversos truques e gambiarras que podem te auxiliar no processo.
Uma dica super legal e funcional para as iniciantes no assunto delineador, é apostar no uso de uma colher. Ela auxilia tanto para deixar o traço reto, como para puxar o gatinho no canto dos olhos.
A ideia é utilizá-la como um apoio ou também como molde para executar o traçado perfeitamente.
Para fazer, deve-se usar o cabo (ou haste) da colher como apoio do gatinho. Para facilitar, você pode apoiar o cabo num sentido diagonal, em direção à sobrancelha.
A parte curvada da colher pode servir de apoio para facilitar aquele puxadinho estilo pin up, ou seja, como a colher tem um formato arredondado, você pode usar esse contorno para facilitar o delineado.
Essa técnica, da mesma forma que a anterior, visa atuar como uma régua, a fim de realizar um traço reto.
Para isso, o indicado é utilizar um pedaço de fita (crepe, adesiva, micropore), que deverá ser posicionado rente aos cílios inferiores em direção à sobrancelha.
Uma dica bacana é usar como referência o nariz. Trace uma linha com a fita, como se estivesse saindo do canto do seu nariz e indo em direção ao canto do olho, em diagonal.
A partir daí fica mais fácil entender como se dá o traço correto.
Com a fita colada nessa região do rosto, que não precisa ser necessariamente até o nariz, use o delineador para fazer o traço, que ficará bem retinho.
Esta técnica pode ser comparada a um carimbo.
Isso porque a ideia é aplicar o delineador na abertura do grampo de cabelo (aquela parte onde tem as duas pontas) e literalmente carimbar o canto do olho.
Dessa forma, o formato triangular do grampo irá desenhar o puxado do gatinho.
Passar delineador é uma tarefa que exige treino, mas não precisa ser complicada. Para isso, algumas dicas e técnicas podem auxiliar o processo. Entre elas:
Para quem quer saber como passar delineador em cima e embaixo, ou seja, contornando todo o olho, a dica é sempre seguir o desenho dos olhos.
Para alguns, passar o delineador em outra pessoa pode ser até fácil do que em si mesmo, pois é algo presente no cotidiano de maquiadores. Mas para as outras pessoas não é tão comum e pode ser ainda mais complicado.
Em relação às técnicas e truques, não há segredo. As mesmas dicas valem para quando você vai realizar em outra pessoa.
Só é preciso ter alguns cuidados a mais, tais como evitar o uso compartilhado de maquiagens e ter cuidado para não aplicar muita pressão e machucar a pálpebra da outra pessoa.
Além disso, o uso de luvas e a correta higiene das mãos é importante.
Um delineado perfeito é capaz de realçar ainda mais a beleza dos olhos, tornando-os marcantes. Para uma maquiagem básica para o dia a dia ou para um evento especial, é uma das técnicas mais usadas.
No entanto, é comum que no começo seja difícil acertar o traço. Aqui, colocamos algumas dicas para deixar mais fácil esse processo.
Por isso, pratique bastante!
Continue acompanhando nossos artigos de beleza e saúde. Obrigada pela leitura!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.