Ter espinhas, cravos, sardas e manchinhas no rosto é super normal. A alimentação, exposição ao sol e até mesmo nossa saúde e situação hormonal refletem na aparência da pele.

É importante visitar um dermatologista de vez em quando para tratar de maneira adequada essas imperfeições da pele.

Além disso, manter uma rotina de cuidados, higienizando diariamente o rosto, é essencial para mantê-lo saudável.

Para maquiar a pele no dia a dia ou em ocasiões especiais, muitas pessoas escolhem a base para uniformizar a derme e otimizar a aplicação dos demais produtos que irão compor a make.

Quem tem pele mista a oleosa sofre com o excesso de brilho, devido à oleosidade produzida durante o dia.

Para essas pessoas, a base também pode oferecer o benefício de controle da oleosidade, proporcionando um aspecto matificado à cútis.

Minha pele é mista, com brilho e oleosidade excessiva na zona T (inclusive com algumas pequenas espinhas e cravos). Também tenho manchas claras e sardas, além de olheiras marrons/amarelas.

Por isso, resolvi testar a eficácia da Base Líquida Supermate da quem disse, berenice! Confira minha experiência completa com o produto a seguir.

Índice – nesta resenha você encontra as seguintes informações:

  1. O que é?
  2. Composição
  3. Preço e onde comprar
  4. Como usar
  5. Críticas: minhas impressões
  6. É boa?
  7. Maquiagem em pele mista a oleosa

O que é a Base Líquida quem disse, berenice Supermate?

De acordo com a marca, a Base Supermate “deixa a pele supersequinha, não craquela, é resistente à água e ao suor e dura o dia inteiro”.

É indicada para uso após o protetor solar e antes dos demais itens de maquiagem (com exceção de primers e outros produtos de preparação da pele).

Sua composição é livre de óleo e, ainda segundo o fabricante, o produto tem secagem rápida e não acumula nos poros e linhas de expressão. Além disso, apresenta 20 tons!

Como o Brasil é um país tropical, a maioria das pessoas que vivem aqui possuem pele oleosa. É o tipo mais comum nesta região. Outros fatores que influenciam a oleosidade é a alimentação gordurosa e o estresse.

Por isso, a proposta de uma base que oferece aspecto sequinho de longa duração é muito atraente por aqui.

O fato da base contar com 20 opções de cores também é muito legal, devido à diversidade de tons de peles existentes em nosso país. Assim, fica mais fácil encontrar a cor perfeita para você.

Infelizmente a base não possui proteção solar, o que é um ponto negativo. Assim, é importantíssimo aplicar o protetor solar facial antes do uso do produto, para garantir a proteção contra os raios solares.

Composição

Com certeza a característica mais importante da composição da base é o fato de ela ser livre de óleo. Para quem tem pele oleosa ou mista, é essencial utilizar produtos sem óleo entre os ingredientes.

Isso porque o componente pode acabar prejudicando a textura da pele, deixando-a ainda mais oleosa que o normal.

Confira a composição do produto na íntegra:

Aqua (Water), Cyclopentasiloxane, Isododecane, Undecane, Trimethylsiloxysilicate, Caprylyl Methicone, Tridecane, Talc, Lauryl Methacrylate/Glycol Dimethacrylate Crosspolymer, Butylene Glycol, Bis-isobutyl Peg/Ppg-10/7/Dimethicone Copolymer, Sodium Chloride; Polypropylsilsesquioxane, Dimethicone Crosspolymer, Silica, Nylon-12, Polymethylsilsesquioxane, Dimethicone/Vinyl Dimethicone Crosspolymer, Phenoxyethanol, Disteardimonium Hectorite, Peg/Ppg-18/18 Dimethicone, Polyglyceryl-4 Isostearate, Benzyl Alcohol, Parfum (Fragrance), Propylene Carbonate, Tocopheryl Acetate, Amyl Cinnamal, Butylphenyl Methylpropional, Citral, Citronellol, Hexyl Cinnamal, Hydroxyisohexyl 3-cyclohexene Carboxaldehyde, Limonene, Linalool. [+/- CI 77891 (Titanium Dioxide), CI 77492 (Iron Oxides), CI 77491 (Iron Oxides), CI 77499 (Iron Oxides)].

Preço e onde comprar

Disponível em embalagem de 30mL, o valor da Base Líquida Supermate quem disse, berenice? é de R$ 49,90* em média.

No Consulta Remédios, nosso comparador de preços, você encontra o produto pelo melhor preço! Além disso, é possível saber quais farmácias possuem o produto e podem entregá-lo no conforto da sua casa.

*A pesquisa de preços foi realizada no dia 24/04/2019. Os valores podem sofrer alterações.

Como usar

A aplicação da base é bem simples. Você pode usar um pincel, esponja ou até mesmo os dedos para passar o produto no rosto.

Após passar o protetor solar e esperar secar, eu aplico a base diretamente no rosto e espalho com o auxílio de um pincel. Você também pode depositar a base no aplicador e então espalhá-la pela face.

Críticas: minhas impressões

Neste tópico eu conto em detalhes como foi minha experiência utilizando o produto, expondo as críticas positivas e negativas e atribuindo uma nota de 1 (muito ruim) até 5 (muito bom) para cada característica. Confira!

Cobertura

De acordo com a própria marca, a base oferece uma cobertura média. Ela cobre pequenas manchas claras, sardas e espinhas pequenas. Se você não tiver olheiras ou se a pigmentação delas forem fracas, o produto também será o suficiente.

Eu gostei muito do resultado porque, como uso a base no dia a dia, prefiro mesmo uma aparência mais natural. Quando quero fazer uma make mais elaborada, combino o uso da base com um corretivo e já é o suficiente para mim.

Nas fotos a seguir você pode ver a diferença que a base proporciona com relação a uniformidade da cor e também a sua cobertura. Na primeira imagem estou sem nenhuma maquiagem, apenas com protetor solar sem pigmento:

Na próxima imagem, veja como ficou meu rosto apenas aplicando a base:

Agora sim, o resultado que a gente gosta! Finalizei minha maquiagem com pigmento nas sobrancelhas, blush, batom, delineador e rímel.

Nota: 5

Estoura no flash?

A foto acima com maquiagem foi feita com flash. Ou seja, na minha pele a base não estourou. Sem look fantasminha!

Eu passei a observar se a pele ficava muito branca em outras situações que tirei fotos com flash, seja com celular ou câmera fotográfica, e realmente não aconteceu. Ponto (super) positivo!

Nota: 5

Durabilidade

Esse ponto depende bastante de vários fatores: se você usa um primer antes da make, se utiliza fixador de maquiagem, se o dia está quente e do grau de oleosidade da sua pele.

Quando o dia está muito quente eu prefiro não usar base. Meu rosto tende a suar bastante e, mesmo que a base resista, o restante da maquiagem derrete facilmente.

Eu testei a durabilidade do produto em um dia de temperatura média (entre 17º C e 27º C). As fotos do tópico acima foram de logo que apliquei o produto, por volta das 8h30. A seguir, veja uma foto do meu rosto no final do dia, às 18h.

Ela dura e muito! Meu rosto continuou com a cor uniforme o resto do dia, enquanto os outros itens da maquiagem foram saindo. Notei apenas um pouco de brilho na testa e nariz (ressaltado pela luz do meu quarto!), mas nada que me incomodou demais.

Nota: 5

Textura

A base tem textura de cremosa à líquida, com uma aplicação confortável. Eu gostei porque ela garante uma boa espalhabilidade, sem causar manchas durante a aplicação.

Só acho bom ter atenção na hora de aplicar a base. Se você costuma aplicar na esponja ou pincel e só depois passar no rosto, observe se por acaso não ocorre desperdício (com a absorção da base pelo aplicador).

Eu prefiro aplicar diretamente na pele e só depois espalhar, com um pincel ou com os dedos mesmo.

Nota: 4

Transferência

Fiz o teste de transferência um pouco depois de aplicar a base e o resultado é esse: nada de transferência para o papel!

A base realmente tem uma finalização bem sequinha. Apesar disso, em mim ela não craquelou nem repuxou a pele. Claro que isso depende do tipo de pele de cada um, portanto, vale o teste.

Nota: 5

Cores

A Quem Disse, Berenice? oferece 20 cores, com diferentes subtons. E isso é muito bom! Existem marcas que não se preocupam em trazer uma diversidade maior de tons. Assim, acabam oferecendo uma cartela que prioriza mais os tons de pele clara, sem opções para pele escura.

No caso da Base Supermate, são 7 tonalidades apenas para a pele negra. Incrível, né? Além disso, as cores possuem diferentes subtons, divididos entre os frios (fundo rosa ou cinza), quente (fundo amarelado) e neutro (fundo amarelo, castanho ou marfim).

O subtom da minha pele é amarelo, o que acaba me dando dor de cabeça na hora de escolher a base. Muitas ressaltam o tom amarelo da minha pele, causando um resultado ruim. Com a Supermate eu consegui encontrar o tom perfeito, sem precisar misturar bases.

Caso você prefira testar o tom do produto antes de realizar a compra, procure pelas embalagens de teste nas lojas que vendem a base. Aplique um pouco do produto na região do maxilar. Aquela que mais se igualar com o seu tom natural é a cor exata para você.

Nota: 5

Embalagem

A embalagem do produto é bem simples e prática. Vem em formato de bisnaga e com bico dosador, evitando desperdícios. Se você gosta de aplicar o produto direto na pele, vai amar, pois facilita o processo.

O único problema com esse tipo de embalagem é que é difícil usar até final. Você vai espremendo, mas o restante vai ficando acumulado na região de cima. E como a base não é barata, afinal de contas é um produto nacional e de cobertura média, usar tudinho é muito importante!

Nota: 4

Base Líquida quem disse, berenice Supermate: é boa?

Sim! Eu gosto muito do resultado que essa base proporciona. Como minha pele tem uma certa oleosidade, quando eu aplico, ela fica muito mais bonita e matificada.

Garante um efeito bem sequinho, mas sem repuxar ou craquelar minha pele.

Ela não acumula nos poros nem nas linhas de expressão. Para os tipos de imperfeições da minha pele, ela é satisfatória, porque cobre bem.

Mas se você tiver muitas espinhas ou manchas mais escuras, talvez precise da ajuda de um corretivo.

Um ponto muito importante é que a base é à prova d’água. E quando eu digo que é resistente, ela é mesmo! Isso é ótimo, porque garante a durabilidade que a gente precisa (pode tomar banho de chuva e continuar com a base no rosto!).

No entanto, é essencial que você use sempre um bom demaquilante para retirar a base.

Lembrando que dormir de maquiagem é ruim para a pele, pois estimula o envelhecimento precoce e obstrui os poros, contribuindo para o aumento a oleosidade.

Durante o dia, a base dura bem, desfazendo apenas nas partes mais oleosas (como nariz e testa) em dias quentes.

Mas ainda vale a pena, pois apresenta um toque aveludado tão gostoso que dispensa até mesmo o uso do pó.

Maquiagem em pele mista a oleosa

Tem a pele mista ou oleosa e tem dificuldade em manter a make? Calma! Com algumas dicas você consegue aumentar a durabilidade da sua maquiagem e passar menos nervoso com a oleosidade excessiva. Confira:

Dias quentes

Utilize menos maquiagem nos dias de calor. Aposte em um corretivo, rímel e batom e pronto! Assim, você disfarça pequenas imperfeições da pele e garante olhar e lábios bonitos, sem maquiagem escorrendo ou borrando.

De olho na composição

Fique atento à composição do produto. Quem tem pele oleosa precisa ficar longe de cosméticos com óleo na fórmula ou com ingredientes comedogênicos.

O óleo acaba deixando o brilho da pele ainda mais excessivo e os ingredientes comedogênicos entopem os poros, aumentando a oleosidade, cravos e espinhas. Procure sempre por produtinhos oil free e não comedogênico.

Ritual de preparação da pele

Sempre limpe a pele antes de aplicar a maquiagem, assim você evita que resíduos e a oleosidade atrapalhem a fixação da make. Uma dica é usar um primer para segurar o óleo e melhorar a textura da pele.

BB Cream

Esse produtinho ajuda a equilibrar a pele, fazendo com que a oleosidade seja produzida na medida certa. Se for um dia que você não precisa de muita cobertura, dá para usar só ele. Se a make for mais elaborada, aplique a base depois do bb cream.

Cuidado com o demaquilante

Muitos removedores de maquiagem possuem óleo em sua composição para auxiliar na retirada de produtos à prova d’água. Se puder, evite esse produtos! Afinal de contas, já tem óleo de sobra na nossa pele, né?

Existem demaquilantes eficazes que são oil free, como é o caso da água micelar, que não só limpa de forma suave como trata a pele.

Seguindo essas dicas e mantendo a visita ao dermatologista em dia, sua pele vai estar sempre incrível! Não se esqueça de ficar de olho na alimentação, pois ela também influencia na saúde da nossa pele 😉

Gostou da resenha? Então comenta aí embaixo, diga o que você achou! Além disso, conte pra gente os produtos que você gostaria de ver analisado aqui no site.

Se você já usou a Base Supermate da quem disse, berenice? conte como foi o uso do produto para você! É muito importante dividir experiências e entender como cada produto funciona em diferentes peles.

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *