Os brinquedos para gatos são uma ótima opção para os bichanos se distraírem quando estão sozinhos. Já pensou como deve ser entediante passar o dia sozinho, sem nada para fazer? Pois é exatamente como a maioria dos pets ficam quando estamos fora de casa.
Apesar de algumas pessoas acreditarem que gatos são animais independentes, esse pensamento está errado. Os felinos são caçadores por natureza, contudo, a necessidade de caçar para se alimentar não é uma realidade para os que foram domesticados. Portanto, é importante que eles estejam sempre ativos e tenham a sua disposição o enriquecimento ambiental.
Além disso, muitos (as) tutores (as) de pets, principalmente de felinos, não têm o hábito de levar os bichinhos para passear, por isso os brinquedos para gatos também são uma forma de manter a saúde mental e física do animal. Ter com o que se distrair também evita comportamentos indesejáveis, como arranhar móveis ou agressividade.
Para saber um pouco mais sobre a importância dos brinquedos para a rotina dos gatos e em quais investir, continue acompanhando o artigo!
Antes de serem domesticados, os gatos tinham por hábito escolher, espreitar e ir atrás de suas presas para se alimentarem. Contudo, apesar dos anos de domesticação, o instinto de caçar segue presente e pode ser observado por exemplo, em gatos que capturam animais e insetos.
Atualmente, os gatos domésticos têm alimentos e água à sua disposição e não precisam gastar energia para consegui-los. Porém, a falta de atividades dos gatos favorece o aparecimento de problemas de saúde, como obesidade, e problemas comportamentais por se sentirem entediados e acumularem muita energia.
Portanto, brincar, oferecer brinquedos e estruturas que proporcionem entretenimento e mantenham seu bichinho ativo são super importantes tanto para a saúde física, quanto mental.
Ademais, o importante é oferecer objetos que estimulem o animal a se manter entretido e gastar energia, seja pulando, correndo e tentando pegar pontos luminosos. Dessa forma, o animal se mantém ativo e afasta o tédio e o estresse.
O enriquecimento ambiental torna o ambiente no qual o animal está inserido muito mais interessante. Existem várias formas de enriquecer o ambiente do seu gatinho, por isso montamos uma lista com algumas dicas para você:
As opções de brinquedos disponíveis para gatos são enormes e vão desde bolinhas até circuitos. Contudo, também é possível improvisar e fazer brinquedos caseiros com caixas de papelão e bolinhas de papel, por exemplo. Algumas opções que podem ser invertidas são:
Um exemplo dos estímulos de alguns dos brinquedos citados acima está o ato de arranhar, que pode ser estimulado com o arranhador. Já as bolinhas, ratinhos, e varetas com penas, que costumam ser perseguidos pelos bichanos, estimulam o instinto de caça e proporcionam gasto de energia.
Leia também: Banho em gato: frequência recomendada e dicas
Quem nunca conheceu um gatinho que troca qualquer brinquedo caro por uma caixa de papelão ou uma sacola, por exemplo? Apesar das diversas opções de brinquedos comerciais, os felinos são facilmente entretidos também por objetos presentes no nosso dia a dia.
Alguns exemplos de brinquedos caseiros fáceis de serem feitos são as bolinhas de papel tradicional ou de alumínio. Além disso, para os tutores com mais tempo e disposição, ainda é possível fazer pequenos furos nas caixas de papelão e colocar brinquedinhos ou petiscos dentro. Com muita criatividade, o papelão também pode se transformar numa casinha.
Por fim, outra opção que pode ser feita em casa, mas mais elaborada, são os arranhadores. Existem diversos tutoriais de diferentes modelos disponíveis na internet.
Brincar é muito importante, mas não é a solução para todos os problemas. Apesar dos brinquedos ajudarem a melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos felinos, é muito importante que o (a) tutor (a) o leve ao veterinário sempre que observar qualquer mudança no comportamento do animal, para que ele possa ser devidamente examinado.
Isso porque o (a) profissional é o (a) único (a) capacitado (a) para identificar doenças e avaliar mudanças comportamentais, apatia, desânimo e agressividade, que podem ser sinal de diversas complicações.
Outros cuidados que se devem ter é com a procedência e material dos brinquedos e com os lasers, que nunca devem ser apontados para os olhos dos animais.
Evite também ter plantas tóxicas em ambientes que o animal tenha acesso e não incentive brincadeiras que façam com que o animal te veja como presa. Esse tipo de brincadeira pode estimular comportamentos indesejados e agressivos, como mordidas.
As brincadeiras e enriquecimento ambiental com brinquedos para gatos são muito importantes para a saúde física e mental dos bichanos. Não é preciso gastar muito para proporcionar isso ao seu bichano, em muitas situações a criatividade já é o suficiente.
Gostou do conteúdo? Para mais informações sobre saúde e bem-estar pet, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!
Esp. Kenny Cardoso
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.