A argila é utilizada na medicina natural desde civilizações muito antigas para tratar ferimentos, aliviar irritações, tratar picadas de insetos e realizar banhos terapêuticos.
Os gregos e os egípcios já utilizavam o produto para limpar a pele, e as coisas não mudaram muito de lá para cá. Hoje, ela é uma excelente aliada nos tratamentos estéticos conhecidos como argiloterapia.
A argila branca (também conhecida como caulim) é um componente de origem mineral formado a partir da degradação de rochas sedimentares, que se decompõem devido à exposição ao vento e água ao longo dos anos.
Ela é rica em compostos minerais como alumínio, sílica e caulinita. Além disso, é considerada uma das mais suaves para tratamentos estéticos, pois seu pH é muito próximo ao da pele.
A argila branca pode ser utilizada em diversos procedimentos estéticos devido às suas propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e hidratantes.
Confira a seguir alguns benefícios dela e como aproveitar da melhor maneira suas propriedades:
Ela pode ser utilizada como máscara e esfoliante para o rosto. Como máscara, ela absorve a oleosidade da pele, hidrata, ajuda a reduzir inflamações como espinhas (acne) e elimina toxinas e impurezas da pele.
Como esfoliante, a argila branca faz uma leve esfoliação removendo as células mortas, revitalizando a pele e deixando-a profundamente limpa e macia. Por ser mais suave, pode ser utilizada também em peles sensíveis.
Ela contém propriedades clareadoras e, portanto, pode ser utilizada para tratar manchas de pele causadas pelo sol ou acne.
A argila branca pode ser utilizada para desintoxicar a pele e repor os minerais. Ela hidrata profundamente e pode ser utilizada no corpo como esfoliante e máscara hidratante em áreas muito ressecadas.
Ela também é muito utilizada para clarear áreas escurecidas como virilhas e axilas.
A argila possui nutrientes que hidratam os cabelos, restauram a queratina perdida nos fios danificados e fortalecem o couro cabeludo.
Ela também pode ser usada nos cabelos como uma espécie de peeling capilar, que elimina as células mortas e as impurezas. Além disso, pode estimular a oxigenação dos bulbos capilares, auxiliando o crescimento dos fios.
A argila branca tem ação antirresíduos, desintoxicante e bactericida, o que ajuda a reduzir a oleosidade do couro cabeludo.
Os benefícios mais conhecidos da argila branca, segundo estudos, são a capacidade de purificação e a remineralização da pele (reconstituição dos minerais perdidos).
Além disso, ela tem outras propriedades que trazem diversos benefícios para a pele e cabelos. Confira a seguir alguns deles:
Sim. Estudos indicam que a argila branca pode ajudar no clareamento de alguns tipos de manchas na pele, como as decorrentes de sol ou depilação feita de forma incorreta.
Isso porque essas manchas são causadas por um tipo de irritação na derme que estimula os melanócitos — células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele.
O processo que causa essas manchas é chamado de hiperpigmentação pós-inflamatória.
Por isso, devido às propriedades anti-inflamatórias da argila branca, ela pode ajudar no tratamento dessas manchas atenuando a inflamação cutânea.
Ela também pode ajudar quando utilizada como esfoliante, pois elimina as toxinas e células mortas, deixando um aspecto de pele mais iluminada.
Vale lembrar que a argila branca não faz milagres. Ela pode ajudar a clarear a pele, mas deve ser aliada a tratamentos como peelings e procedimentos a laser, que são de fato eficazes para o clareamento cutâneo.
Como vimos, a argila branca pode ser utilizada como máscara ou esfoliante. Ela não agride a pele e, portanto, pode ser utilizada desde peles oleosas às sensíveis.
Para isso, basta fazer uma pasta com a argila branca em pó e água e aplicar nas regiões a serem clareadas, deixando agir por 15 minutos e enxaguando em seguida.
A forma de preparo é bem simples e fácil de ser feita no dia a dia. Antes de ser utilizada, a pele deve estar limpa. O indicado é lavar o rosto com sabonete facial, em seguida enxaguar e secar a pele.
Confira a seguir uma opção de preparo que pode ser feita em casa e utilizada como máscara facial e esfoliante:
A pele pode ficar vermelha após a aplicação da máscara. Isso é normal devido ao aumento da circulação sanguínea na região durante o procedimento.
Em caso de contato com os olhos, lave imediatamente com água em abundância e em caso de irritação na pele, suspenda o uso.
* Recipientes de metal podem interferir nos minerais contidos na argila.
A máscara de argila branca pode ser feita duas vezes por semana em dias alternados. Outros produtos a base de argila como sabonetes, podem ser usados diariamente.
Confira alguns resultados do tratamento com argila no clareamento de manchas e tratamento de acne:
A argila branca em pó pode ser encontrada em mercados, lojas de cosméticos físicas e online, farmácias ou casas de produtos naturais.
Confira a seguir algumas opções de argila pura ou produtos que contêm argila branca em sua composição:
Se cuidar é importante para o bem-estar e a autoestima. Se você puder fazer desse momento uma pausa para relaxar é melhor ainda.
Utilizando produtos naturais para isso, como a argila branca, você tem a certeza de não estar agredindo a sua pele com nenhum componente químico.
Você já conhecia a argila branca e seus benefícios? Compartilhe conosco sua experiência e se tem alguma outra receita legal com ela.
Continue acompanhando o Minuto Saudável para saber mais sobre beleza e cuidados pessoais.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.