Saúde

Agosto Laranja: o que é, qual o objetivo e como contribuir

Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

No dia 30 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla (EM). Por conta disso, o oitavo mês do ano foi escolhido para receber a cor laranja e a campanha do Agosto Laranja.

A campanha de conscientização busca levar mais informações à população a respeito da Esclerose Múltipla. Continue acompanhando o artigo para saber mais sobre a campanha e como contribuir. 

O que é esclerose múltipla?

A esclerose múltipla (CID 10-G35), é uma doença neurológica autoimune crônica na qual o sistema imunológico do (a) paciente ataca a bainha de mielina (estrutura adiposa que protege os neurônios), desencadeando lesões cerebrais e na medula. 

Além disso, os principais sintomas da doença são:

  • Fadiga;
  • Alterações na fala;
  • Dificuldades na deglutição (ato de engolir);
  • Visão embaçada;
  • Visão dupla;
  • Tremores;
  • Dormência e formigamento (parestesia);
  • Neuralgia do trigêmio;
  • Vertigens;
  • Falta de coordenação motora;
  • Rigidez muscular;
  • Problemas de memória;
  • Problemas para controlar a bexiga e o intestino.

A condição não tem causa definida, não pode ser prevenida e não tem cura. Além disso, o tratamento visa melhorar os sintomas, reduzir a ocorrência dos “surtos” e diminuir a velocidade de progressão da doença e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida do (a) paciente. 

A doença pode ser classificada de acordo com os seguintes tipos:

Remitente-recorrente (EMRR): 

Corresponde a cerca de 85% dos casos. Nesse tipo, a doença tem períodos de remissão, nos quais há diminuição dos sintomas. Contudo, também há períodos de surto, nos quais há um aumento na manifestação dos sintomas. 

Esse tipo ocorre nos primeiros anos da doença, ou seja, é considerado a fase inicial da doença.

Secundária progressiva (EMSP)

Nesse tipo, os (as) pacientes não têm períodos de recuperação ou diminuição dos sintomas e têm sequelas da condição. Se manifesta cerca de 10 anos após o início da doença, ou seja, é uma evolução da condição.

Primária progressiva (EMPP)

Aqui os sintomas e sequelas se agravam gradativamente, sem a presença de surtos. 

Publicidade
Publicidade

O que é e qual o objetivo do Agosto Laranja?

O Agosto Laranja é uma campanha mensal de conscientização que tem como objetivo divulgar mais informações sobre a esclerose múltipla, desmistificando a condição, incentivando o diagnóstico precoce e promovendo o acolhimento, o respeito e mais qualidade de vida para os (as) pacientes. 

Estima-se que cerca de 2,5 milhões de pessoas convivam com a esclerose múltipla ao redor do mundo, sendo 40 mil no Brasil. Apesar disso, a doença é considerada desconhecida por cerca de 80% da população.

Por conta disso, a campanha que foi criada em 2014 pela Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), mobiliza o Brasil inteiro com a promoção de diversos eventos como pedaladas, palestras, caminhadas, webinars e lives, além da iluminação de monumentos e prédios.

A campanha busca conscientizar a respeito da esclerose múltipla.

Leia também: Agosto Dourado: semana mundial do aleitamento materno

Publicidade
Publicidade

Como contribuir com o Agosto Laranja?

Para contribuir com o Agosto Laranja, basta compartilhar artigos, matérias, e-books, livros e outros materiais de fontes confiáveis a respeito da campanha e da esclerose múltipla com familiares, amigos e nas redes sociais.

Além de participar de eventos promovidos por organizações, como lives, palestras, webinars, caminhadas e pedaladas, como o Pedale Por Uma Causa.

Outra maneira de contribuir com a campanha é manter consultas médicas regulares com um (a) neurologista, visto que o diagnóstico precoce pode auxiliar no melhor manejo da doença. 

____________________

Apenas um (a) médico (a) neurologista pode prescrever a melhor forma de tratamento para a esclerose múltipla, que pode variar entre cada caso e paciente. No caso de dúvidas, entre em contato com um (a) médico (a). 

No site e nas redes sociais do Minuto Saudável, você encontra mais conteúdos completos a respeito de campanhas de conscientização, saúde, remédios, bem-estar e muito mais.  


Referências

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade