Cálculo renal ou pedras nos rins são substâncias formadas pelo acúmulo de elementos como ácido úrico, sais minerais e oxalato de cálcio, nos rins. Estes se transformam em pedras, dos mais variados tamanhos e formas que, ao passar pelo canal urinário, causam intensa dor.Maus hábitos e o aumento da idade são alguns dos fatores que levam à doença. Pessoas que já tiveram cálculo têm 50% de chances de voltar a sofrer novamente com esta patologia.Em alguns casos é necessária a intervenção cirúrgica para a retirada das pedras ou a utilização de aparelhos endoscópicos, que podem fragmentá-las com o uso do laser.
Causas
Algumas das causas do cálculo são: quantidade em excesso de fosfatos, cálcio, cistina, disfunções metabólicas da glândula paratireóide ou do ácido úrico, além da ausência de citrato e da quantidade insuficiente da urina ou obstrução dos canais urinários.
Como prevenir
Algumas medidas bem simples podem ser tomadas para a prevenção da doença:
- Evitar comidas industrializadas e gordurosas, assim como o sódio;
- Manter o peso em um limite saudável. Quanto mais obeso, maiores são as chances de se ter a doença;
- Beber bastante água. Dois litros por dia podem ajudar na eliminação das substâncias, além de evitar a formação das pedras.
Diagnóstico
O diagnóstico feito pelo médico indicará qual tratamento deverá ser feito, pois pode variar dependendo do caso.Exames como radiografia, tomografia e ultrassonografia, são feitos para análise da doença.
Medicamentos
Antiinflamatórios ou analgésicos podem ajudar no alívio da dor, após expelir as pedras. Já no tratamento da doença alguns medicamentos como
Alopurinol¹ e
Ibuprofeno² podem ser usados, de acordo com indicação médica.
Alopurinol¹: usado na prevenção de crises causadas pelo excesso de ácido úrico no organismo.
Ibuprofeno²: anti-inflamatório não-esteroide, ajuda no combate e alívio de inflamações agudas.