Uma nova pandemia de gripe. Esse é o novo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre uma possível disseminação em massa da doença.
Segundo a entidade, o alerta é necessário para que a população esteja sempre vigiando e se prevenindo desse risco, que pode se espalhar em grandes proporções, atingindo animais e pessoas.
De 3 a 5 milhões das infecções relacionadas a gripe são considerados graves, e podem levar até 650.000 pessoas à morte.
A preocupação da OMS também é sobre as pessoas que estão vulneráveis à doença e em lugares de risco e de difícil acesso, o que pode se tornar um foco de uma nova pandemia mundial.
E para combater esses fatores de risco, a OMS conta com um plano de saúde com uma cobertura em todo o mundo, que tem como prioridade melhorar a capacidade dos serviços básicos de saúde, novos instrumentos para prevenção e detecção, drogas antivirais e vacinas.
Vírus mais resistente
Quando falamos de uma pandemia de gripe, não estamos falando de apenas um vírus, mas sim de vários tipos e subtipos, como o H1N1 e H3N2.
Assim como os avanços acontecem na área farmacêutica, esses vírus causadores da gripe também são capazes de se tornar resistentes a medicamentos e vacinas.
Apesar de preocupante, esse cenário também pode ser um fator importante na criação de novos métodos contra esses “super vírus”.
Um dos exemplos é o vírus Influenza, que tem suas vacinas reformuladas todos os anos a fim de evitar novos surtos.
Vacinação é importante
Apesar de ter sido alvo de várias fake news sobre efeitos colaterais, as vacinas têm eficácia comprovada pelas entidades de saúde e mais uma vez se mostram importantes para proteger a população de uma nova pandemia.
A vacinação é recomendada pela OMS especialmente para alguns grupos de pessoas que podem estar mais vulneráveis, sendo eles os idosos, as crianças e as pessoas com doenças crônicas.
Mas vale lembrar que é importante que todos se vacinem, independente do risco aumentado, pois a vacinação em massa ajuda a conter os riscos de surto.
Por isso, é importante atender ao alerta da instituição e praticar as medidas de prevenção que estão ao nosso alcance.
Entre elas estão, manter ambientes bem arejados, lavar bem as mãos, não compartilhar objetos pessoais, evitar locais fechados e manter uma alimentação saudável.
Pandemias de gripe já mataram milhões de pessoas na história e pode haver mais um surto brevemente. Para combater isso, a OMS trabalha para reduzir as chances de transmissão e a mortalidade da doença.
Mas você também pode fazer a sua parte, previna-se e não deixe de se vacinar!
Fonte: OMS