Vacina para febre amarela: quando e onde tomar, efeitos colaterais

256

O que é a vacina contra a febre amarela?

A vacina contra a febre amarela é uma versão atenuada do vírus vivo causador da doença. O paciente fica imunizado após aproximadamente 30 dias depois da vacinação e a imunidade é adquirida por entre 95 e 99% das pessoas vacinadas.

Ela é administrada de forma subcutânea, geralmente na região do braço, e é indolor. É distribuída de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em postos de saúde por todo o Brasil e, atualmente, faz parte do Calendário Nacional de Vacinação de muitos estados.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenir e combater a febre amarela. Sobretudo, porque não oferece grandes riscos para o indivíduo.

As chances de uma pessoa desenvolver febre amarela por causa da vacina são baixas. Aproximadamente 3 a cada 1 milhão de pessoas vacinadas vão desenvolver os sintomas da doença.

Essas chances existem porque a vacina nada mais é do que uma versão enfraquecida do vírus vivo. Ao entrar em contato com esse material, que é praticamente inofensivo, o corpo começa a criar proteções contra o vírus real.

Entretanto, ainda que seja segura, a vacina é contraindicada para gestantes, idosos e crianças com menos de 9 meses de idade, exceto em situações de risco, quando esse prazo pode ser encurtado e a criança pode ser vacinada depois dos 6 meses.

Até abril de 2017, o Ministério da Saúde do Brasil orientava a população a tomar 2 doses da vacina. A partir desta data, o país decidiu seguir as orientações da OMS e passou a adotar um esquema em que só 1 vacina é necessária para que se garanta a imunidade.

Vale lembrar que a vacina, em si, não mudou, então quem já tomou a vacina e estava aguardando para tomar a segunda dose não precisa mais se preocupar, pois já está imunizado.

Índice – neste artigo você vai encontrar as seguintes informações:

  1. O que é a vacina contra febre amarela?
  2. Para que serve?
  3. O que é a febre amarela?
  4. O que é a dose fracionada?
  5. Como funciona?
  6. Quando deve ser tomada?
  7. Quais os locais de risco?
  8. Países que exigem o CIVP
  9. Orientações para vacinação contra a febre amarela
  10. Contraindicações
  11. Riscos
  12. Efeitos colaterais
  13. Interação medicamentosa
  14. Onde tomar e preço
  15. Perguntas frequentes

Para que serve?

A vacina para a febre amarela nada mais é do que uma forma de imunizar o paciente contra o vírus da febre amarela. Segundo a OMS, é o método mais eficaz de se prevenir a doença. Através dela, a imunidade é adquirida em apenas 30 dias em 99% das pessoas vacinadas.

Além de ser uma forma de imunizar o paciente individualmente, também é, de um ponto de vista estrutural, uma forma eficaz de se controlar epidemias.

Já que é transmitida por um mosquito muito comum nas cidades, a febre amarela é uma doença que tem um potencial de se espalhar com muita facilidade. E como seu índice de fatalidade é alto, governos e instituições ao redor do mundo se preocupam muito em manter a doença controlada, evitando que ela atinja um grande número de indivíduos.

A forma mais eficaz de evitar que a doença se espalhe para mais regiões e faça mais vítimas, afetando não só a vida das pessoas, mas também o funcionamento estrutural da sociedade como um todo, é através da vacinação.

O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma infecção viral grave transmitida, normalmente, pelo mosquito Aedes aegypti e suas principais características são febre alta e amarelão no corpo (icterícia), razão pela qual recebe o nome.

As pessoas que desenvolvem a doença podem apresentar, do dia para noite, sintomas como:

  • Febre alta;
  • Calafrios;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Náuseas;
  • Vômitos.

Ela é causada por um vírus da família flavivírus e suas consequências podem ser fatais. Cerca de 15% dos pacientes que contraem o vírus da febre amarela desenvolvem, nas primeiras 48 horas, a fase mais grave da doença, conhecida como tóxica.

Nela, podem ocorrer hemorragias internas, falência múltipla dos órgãos, sangue no vômito e nas fezes, insuficiência renal e hepática, delírios e convulsões. Essa variação da doença pode levar o paciente à coma ou então à morte.

Por isso, não corra risco, esteja em dia com suas vacinas!

O que é a dose fracionada?

A dose fracionada da vacina contra a febre amarela nada mais é do que uma dose menor e mais diluída do que a comum. Ela apresenta aproximadamente 1/5 da dose padrão (0,5mL) ou seja, 0,1mL, fazendo com que seja possível vacinar até 5 pessoas com uma única dose normal da vacina.

Até o presente momento, acredita-se que a dose fracionada garante imunidade contra o vírus da febre amarela por até 8 anos, entretanto, esse número é questionado por infectologistas ao redor do país.

Deve-se ressaltar que a dose fracionada não é menos eficaz do que a dose padrão. O que muda de uma para outra é o tempo de ação. Enquanto a dose comum é única, ou seja, é uma somente para toda a vida, a dose fracionada vai garantir a imunidade por um período menor de tempo.

Por que realizar o fracionamento?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que se faça a fraccionamento da vacina somente em situações emergenciais. Quando há a ocorrência de um surto de febre amarela em alguma região e é necessário que uma grande quantidade de pessoas sejam vacinadas, o fracionamento é uma opção eficaz para evitar o desabastecimento da vacina.

Essa técnica é adotada porque, em situações de emergência, acontece uma espécie de histeria coletiva e todas as pessoas correm até os hospitais em busca da vacina. Isso pode fazer com que os estoques de vacina nos hospitais seja consumido do dia para noite, fazendo com que muitas pessoas fiquem sem acesso à devida proteção.

Vacinar todas as pessoas com a dose única em situações emergenciais não é eficaz no combate à epidemia, do ponto de vista estrutural. Isso porque um número menor de pessoas vai ser imunizada, fazendo com que a doença se alastre para mais regiões com mais facilidade.

É por essa razão que a dose fracionada foi adotada no Brasil no início de 2018. É melhor vacinar mais pessoas, mesmo que a imunidade seja garantida por um período menor de tempo, e ter certeza de que a doença não se espalhará para outras regiões, do que imunizar por completo uma parcela menor da população e correr o risco de aumentar a epidemia.

Quais as pessoas que devem receber a dose padrão mesmo nas cidades em que está ocorrendo o fracionamento?

As pessoas que devem receber a dose completa da vacina mesmo estando em lugares em que está ocorrendo o fracionamento são:

  • Portadores de HIV com contagem de CD4 superior a 350 por µL;
  • Pessoas que terminaram o tratamento de quimioterapia ou radioterapia;
  • Pessoas com doenças do sangue, como a talassemia e anemia;
  • Grávidas;
  • Crianças de 9 meses e menores de 2 anos de idade;
  • Viajantes internacionais, já que o Regulamento Sanitário Internacional (RSI) não autorizou a utilização da dose fracionada para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Nesses casos, no ato da vacinação, o cidadão deve apresentar o comprovante de viajem (boleto de passagem aérea ou hotel, convite para participação de eventos, entre outros) para países que exigem o CIVP.

Como funciona?

A vacina nada mais é do que uma versão enfraquecida do vírus da febre amarela. A presença desse material no organismo estimula o corpo a produzir anticorpos para sua própria proteção contra o vírus real. É esse efeito que garante a imunidade.

Ela é aplicada de maneira muito simples, indolor e rápida, proporcionando imunidade ao paciente depois de 10 dias da aplicação, que é feita de forma subcutânea, na região do braço, com a dose de 0,5mL de soro.

Na dose fracionada, uma quantidade menor de soro é aplicada, o que garante o efeito protetor por um período menor de tempo, mas que ainda é importante em situações de risco para evitar epidemias.

Quando deve ser tomada?

A vacina deve ser tomada por todos os indivíduos maiores de 9 meses de idade e que vivem em regiões de risco. Ou seja, se você vive em um lugar com incidência alta de mosquitos Aedes aegypti, busque se vacinar.

Pessoas que não moram em região de risco mas que irão viajar para esses lugares também devem tomar a vacina. Além disso, pessoas que irão viajar para países que exigem o CIVP também são obrigadas a tomar caso desejem entrar no país. Veja quais são esses países no tópico “Países que exigem o CVIP”.

Idosos, gestantes, lactantes e pessoas com alguma doença ou fazem uso de algum medicamento que cause imunossupressão só podem tomar a vacina depois de conversar com um médico e avaliar os riscos e benefícios relacionados à imunização.

Quando os bebês podem tomar a vacina?

A Organização Mundial da Saúde recomenda que os bebês só sejam expostos à vacina contra a febre amarela depois dos 9 meses de idade. A exceção se encontra em casos de epidemia, ou seja, em que a criança se encontra em risco direto de contrair a doença.

Nesses casos, o prazo pode se adiantar em até 3 meses e a criança pode ser medicada aos 6 meses de idade. Antes disso, os riscos envolvendo a aplicação da vacina ainda são evidentes e as chances de danos neurológicos devem ser consideradas.

Quais os locais de risco?

Regiões de matas e rios são os principais locais de risco. Quem não mora em uma região de risco deve ficar atento na hora de viajar para os seguintes lugares:

  • Estados da região Norte (Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins);
  • Estados da região Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal);
  • Estado do Maranhão;
  • Sudoeste do Piauí;
  • Oeste e extremo sul da Bahia;
  • Estado de Minas Gerais;
  • Oeste de São Paulo;
  • Norte do Espirito Santo;
  • Alguns municípios da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul);

Pessoas que desejam viajar para fora do Brasil devem buscar a vacina caso desejem ir para:

  • Angola;
  • Argentina;
  • Benin;
  • Bolívia;
  • Burkina Faso;
  • Burundi;
  • Camarões;
  • Chade;
  • Colômbia;
  • Congo;
  • Costa do Marfim;
  • Equador;
  • Etiópia;
  • Gabão;
  • Gâmbia;
  • Gana;
  • Guiana;
  • Guiana Francesa;
  • Guiné;
  • Guiné Equatorial;
  • Guiné-Bissau;
  • Libéria;
  • Mali;
  • Mauritânia;
  • Níger;
  • Nigéria;
  • Panamá;
  • Paraguai;
  • Peru;
  • Quênia;
  • República Democrática do Congo;
  • República Centro-Africana;
  • Ruanda;
  • São Tomé e Príncipe;
  • Senegal;
  • Serra Leoa;
  • Somália;
  • Sudão;
  • Suriname;
  • Tanzânia;
  • Togo;
  • Trinidad Tobago;
  • Uganda;
  • Venezuela;
  • Zâmbia.

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

Viajantes que tenham como destino países com áreas endêmicas de febre amarela podem acabar precisando do Certificado Internacional de Vacinação.

A exigência desses papéis pode ser feita por países com ou sem áreas endêmicas, porque em algumas regiões, como o Subcontinente Indiano e o Sudeste Asiático, apesar da doença não existir, há transmissões capazes de iniciar uma epidemia.

Você pode verificar a exigência do Certificado Internacional nas embaixadas ou consulados brasileiros dos países de destino. Sempre consulte as embaixadas antes de viajar, não somente para não perder uma viagem, mas também para se proteger contra possíveis infecções!

Países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)

Os países se dividem em dois grupos: os que exigem o certificado somente de pessoas que vivem no Brasil e em outras áreas de risco, e os que exigem de qualquer viajante. Confira:

Países que exigem certificado de pessoas que vivem em áreas de risco:

  • Afeganistão;
  • África do Sul;
  • Albânia;
  • Arábia Saudita;
  • Argélia;
  • Antígua e Barbuda;
  • Austrália;
  • Bahamas;
  • Barein;
  • Bangladesh;
  • Barbados;
  • Belize;
  • Benin;
  • Butão;
  • Bolívia;
  • Bonaire;
  • Botsuana;
  • Brunei;
  • Burkina Faso;
  • Cabo Verde;
  • Camarões;
  • Camboja;
  • Cazaquistão;
  • Chade;
  • China (exceto Hong Kong e Macau);
  • Cingapura;
  • Colômbia;
  • Coreia do Norte;
  • Costa Rica;
  • Cuba;
  • Curaçao;
  • Djibuti;
  • Dominica;
  • Egito;
  • El Salvador;
  • Equador;
  • Eritreia;
  • Etiópia;
  • Fiji;
  • Filipinas;
  • Gâmbia;
  • Granada;
  • Guadalupe;
  • Guatemala;
  • Guiné;
  • Guiné Equatorial;
  • Guiana;
  • Haiti;
  • Honduras;
  • Ilhas Pitcairn;
  • Ilhas Salomão;
  • Indonésia;
  • Irã;
  • Iraque;
  • Jamaica;
  • Jordânia;
  • Laos;
  • Lesoto;
  • Líbia;
  • Madagascar;
  • Malawi;
  • Malásia;
  • Maldivas;
  • Malta;
  • Martinica;
  • Mauritânia;
  • Maurício;
  • Mayotte;
  • Montserrat;
  • Moçambique;
  • Myanmar;
  • Namíbia;
  • Nauru;
  • Nepal;
  • Nicarágua;
  • Nova Caledônia;
  • Nigéria;
  • Niue;
  • Omã;
  • Panamá;
  • Paquistão;
  • Paraguai;
  • Polinésia Francesa;
  • Quênia;
  • Quirguistão;
  • Kiribati;
  • Reunião;
  • Ruanda;
  • São Bartolomeu;
  • São Cristóvão e Névis;
  • Santa Lúcia;
  • Saint Martin/Sint Maarten;
  • São Vicente e Granadinas;
  • Samoa;
  • São Tomé e Príncipe;
  • Santa Helena,;
  • Senegal;
  • Seychelles;
  • Somália;
  • Sri Lanka;
  • Sudão;
  • Suriname;
  • Suazilândia;
  • Tailândia;
  • Timor-Leste;
  • Trinidad e Tobago;
  • Tristan da Cunha;
  • Tanzânia;
  • Uganda;
  • Vietnã;
  • Wallis e Futuna;
  • Zâmbia;
  • Zimbábue.

Países que exigem o CIVP de todos os viajantes:

  • Angola;
  • Burundi;
  • República Centro-Africana;
  • Congo;
  • Costa do Marfim;
  • República Democrática do Congo (ex-Zaire);
  • Guiana Francesa;
  • Gabão;
  • Gana;
  • Guiné-Bissau;
  • Índia;
  • Libéria;
  • Mali;
  • Níger;
  • Serra Leoa;
  • Suriname;
  • Togo.

Orientações para vacinação contra a febre amarela

Indicação Esquema
Crianças entre 6 e 9 meses de idade incompletos Não devem tomar a vacina, exceto em situações de emergência epidemiológica ou viagem para área de risco.
Crianças de 9 meses até 5 anos incompletos 1 dose a partir dos 9 meses de idade
Pessoas a partir dos 5 anos de idade
Que receberam 2 doses cheias da vacina Estão imunizadas e não precisam mais se vacinar
Que receberam 1 dose cheia da vacina Estão imunizadas e não precisam mais se vacinar
Que nunca foram vacinados ou não possuem comprovante de vacinação Administrar 1 dose cheia da vacina
60 anos ou mais (nunca vacinadas ou sem comprovante de vacinação) Apenas após avaliação médica
Gestantes A vacinação é contraindicada. Caso haja impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar os riscos e benefícios da vacinação.
Lactantes de crianças com até 6 meses de idade A vacinação é contraindicada até que a criança complete 6 meses de idade. Caso tenha recebido a vacina, o aleitamento materno deve ser suspenso por 28 dias após a vacinação
Viajantes Viagens internacionais: seguir as recomendações do Regulamento Sanitário Internacional.

 

Viajantes para áreas com recomendação de vacina para o Brasil: se vacinar pelo menos 10 dias antes da viagem, no caso da primeira vacinação. O prazo de 10 dias não se aplica em casos de revacinação.

 

Essas orientações foram descritas para as pessoas que vão tomar a dose cheia da vacina. Pessoas que estão se submetendo ao método fracionado provavelmente não vão ter imunidade para o resto da vida.

Nesses casos, a carteira de vacinação vai receber um carimbo especial. A dose fracionada garante imunidade por até 8 anos, sendo necessário a revacinação após esse período.

Contraindicações

Ainda que seja segura e eficiente, a vacina contra a febre amarela deve ser evitada por alguns grupo. Nesses casos, a orientação para a prevenção é evitar picadas de mosquitos através do uso de camisas de manga comprida e calças compridas, mosquiteiros e repelentes.

Confira quais são esses grupos de risco:

Imunossupressão

A principal contraindicação é para pessoas que estejam com o sistema imunológico comprometido, seja por razão de alguma doença, como a AIDS, doenças autoimunes e doença de Addison, ou então pelo uso de medicamentos imunossupressores, como os corticóides em altas dosagens ou os quimioterápicos.

Isso porque, como a vacina da febre amarela é uma vacina atenuada, isto é, tem seu poder infeccioso diminuído, ela ainda tem chances, mesmo que muito pequenas, de levar a uma futura infecção pelo vírus da febre amarela.

Em pacientes normais, essas chances são irrisórias, quase nulas. Já pacientes com o sistema imunológico enfraquecido estão mais sujeitos à desenvolver o vírus.

Gestantes e lactantes

Mulheres grávidas não devem receber a vacina, pois ela pode trazer sérias complicações para o desenvolvimento do sistema neurológico do bebê.

Mães que amamentam suas crianças com menos de 6 meses de idade também não devem receber a vacina, a não ser em situações muito específicas, uma vez que, depois de recebida a dose, a mamãe deve ficar 10 dias sem amamentar.

Alergia grave ao ovo

Pessoas que possuem alergia ao ovo não devem tomar a vacina porque o vírus é cultivado na clara.

Bebês com menos de 6 meses de idade

O vírus enfraquecido da vacina pode trazer problemas neurológicos para os bebês pequenos.

Idosos

Por mais que os riscos não sejam tão grandes, os idosos, assim como os bebês, costumam ter o sistema imune mais frágil, sendo recomendado que se pense duas vezes antes de tomar a vacina.

Riscos

Os riscos relacionados à vacina da febre amarela são baixos e envolvem o desenvolvimento da febre amarela, na maior parte dos casos.

Para se ter uma ideia da segurança da vacina, números do Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-Vacinação, do Ministério da Saúde, coletados entre 2001 e 2003, mostram que houve apenas 7,6 casos de reações adversas causadas pela vacina registrados a cada 1 milhão de doses aplicadas.

Além disso, o consenso entre os especialistas é de que o risco médio de complicações causadas pela vacina seja de 3 a cada 1 milhão de doses aplicadas, ou então 0,3 a cada 100 mil.

Para as pessoas às quais a vacina é indicada, não existem chances relevantes da vacina gerar problemas e ela pode ser considerada completamente segura.

Efeitos colaterais

A vacina contra a febre amarela pode ter uma série de efeitos colaterais, porém eles são extremamente raros. Somente cerca de 5% das pessoas que tomam a vacina acabam desenvolvendo algum efeito colateral.

Eles normalmente começam a ocorrer entre 5 a 10 dias depois da vacinação. Sintomas como febre, dor de cabeça ou reações no local da aplicação são raros, mas podem acontecer.

Uma reação alérgica grave após a vacinação, por exemplo, ocorre aproximadamente em 1 a cada 130 mil doses, enquanto uma reação no sistema nervoso central, chamada encefalite, ocorre em 1 a cada 250 mil doses, em média.

Confira a seguir os efeitos colaterais que a vacina pode causar:

Efeitos colaterais brandos

Uma pequena parcela das pessoas que se vacinarem vão sentir alguns efeitos colaterais brandos, que normalmente aparecem por volta de 5 dias depois da vacinação e desaparecem naturalmente, como:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Dor no local da aplicação;
  • Inchaço, manchas e vermelhidão no local da aplicação.

Os efeitos de dor de cabeça, mal estar e febre não costumam durar mais de 3 dias. No caso de surgirem dúvidas, entretanto, volte ao local da vacinação para averiguar as causas desses problemas.

Efeitos colaterais graves

Os efeitos colaterais graves são ainda mais raros! Na dúvida, entretanto, sempre contate o seu médico.

Dentre os principais efeitos colaterais graves estão:

Reação alérgica grave

Ocorre em pessoas que possuem alergia à ovo, pois a vacina é cultivada na clara desse alimento. Ela é muito rara e acontece em 1 a cada 131 mil doses.

Reações no sistema nervoso central

Também muito rara, essa reação pode ocorrer 1 a cada 250 mil doses.

Comprometimento múltiplo de órgãos com o vírus da febre amarela

Ainda mais raro, esse efeito colateral pode ser constatado aproximadamente em 1 caso a cada 300 mil doses. Em pessoas acima de 60 anos, entretanto, esse número cai e afeta cerca de 1 a cada 50 mil doses.

Mortes por reação da vacina

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, foram registrados apenas 3 casos de morte causada por reação adversa à vacina num período de 1 ano, entre janeiro de 2017 e janeiro de 2018.

Os pacientes que foram a óbito, segundo a instituição, não apresentavam indícios de doenças prévias e eram adultos menores de 60 anos.

A vacina só leva à morte quando o corpo não consegue conter a multiplicação do vírus atenuado que foi injetado pela vacina, fazendo com que ele comece a atacar o organismo do paciente.

Isso pode levar à doença viscerotrópica, que é quando a vacinação provoca uma disfunção em múltiplos órgãos. Essas reações podem evoluir para insuficiência hepática e cardíaca, provocar problemas de coagulação, levar à hepatite fulminante e, posteriormente, à morte.

Esse tipo de problema tende a acontecer muito mais em pessoas imunossuprimidas ou imunodepressivas, entretanto, não é possível dizer que pacientes completamente saudáveis não podem sofrer esse tipo de complicação.

Cerca de metade das pessoas que desenvolve a febre amarela em estágios graves não sobrevive.

Interação medicamentosa

Quimicamente falando, não existe interação medicamentosa com a vacina. Ela não interage diretamente com nenhum medicamento.

Entretanto pessoas que tomam medicamentos imunossupressores não devem tomar a vacina, pois uma imunidade baixa pode favorecer o surgimento de efeitos colaterais perigosos que podem, inclusive, levar a morte.

Apesar de não haver, quimicamente, interações medicamentosas, é de extrema importância que você consulte um médico antes de tomar a vacina e conte para ele sobre todos os medicamentos dos quais você tem feito uso para garantir que a vacina é segura para você.

Onde tomar e preço

A vacina da febre amarela é distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser tomada de graça em postos de saúde espalhados pelos municípios, ou então pode ser comprada em hospitais privados com seu preço variando entre R$150,00 e R$180,00.

Perguntas frequentes

Se eu perdi o meu cartão de vacinação e não lembro se tomei a vacina, devo tomar mais uma dose?

Caso você tenha perdido o seu cartão de vacinação e não se lembre se tomou ou não as doses da vacinas, deve procurar o serviço de saúde que costuma frequentar e tentar resgatar o histórico.

Se isso não for possível, a recomendação é que você faça a vacinação normalmente.

O que acontece se muitas pessoas decidirem tomar a vacina sem necessidade?

Individualmente, não existem grandes implicações ao tomar a vacina. Como dito anteriormente, os riscos envolvendo a vacinação são baixos.

Entretanto, se as pessoas começarem a se deslocar em massa à procura da vacina, pode acontecer dos estoques da vacina diminuírem, fazendo com que pessoas que realmente precisam da vacina fiquem sem ela.

Portanto, se você não mora numa região de risco e nem pretende viajar para nenhuma, não tome a vacina. Não há motivos para você se preocupar com isso no momento.

Por que não se vacinam todas as pessoas contra a febre amarela?

A resposta disso é simples. Como vimos no tópico “Riscos”, existe a chance de que a vacina da febre amarela acabe causando a doença. Isso porque a vacina é feita com o vírus ainda vivo, em sua versão atenuada.

As chances de que a vacina acabe causando a doença são de mais ou menos 0,3 a cada 100 mil doses. Arredondando bastante os cálculos, podemos dizer que 1 a cada 400 mil pacientes vacinados vão desenvolver os sintomas da febre amarela após a vacinação.

Vamos supor que o governo decida vacinar toda a população de uma cidade de 10 milhões de habitantes e que não se encontra em área de risco. Como 1 em cada 400 mil pessoas desenvolve os sintomas, aproximadamente 25 pessoas vão adquirir os sintomas da febre amarela por causa da vacina.

Em uma situação em que não há necessidade, como nesse caso da cidade hipotética fora da área de risco, e se tratando de uma doença com índices de mortalidade tão altos quanto a febre amarela, expor a população à esses riscos não é somente antiprático, como também é extremamente antiético.

Doadores de sangue podem tomar a vacina?

Sim e não. Calma! É simples. Pessoas que pretendem doar sangue, na realidade, devem esperar 30 dias após a vacinação para realizar o procedimento.

Esse tempo de espera serve para evitar que o vírus vivo inoculado, que circula na corrente sanguínea do doador por semanas após a vacinação, acabe em um paciente que esteja com o sistema imunológico comprometido, causando reações adversas.

É uma ação de prevenção que faz parte dos protocolos internacionais e serve para garantir a integridade de pacientes em situação de risco.

Posso beber logo depois de me vacinar?

Sim! Não existem problemas em associar o consumo de álcool à vacina.

É preciso evitar fazer movimentos bruscos com o braço após a vacinação?

Não deve haver nenhuma preocupação com os movimentos após a vacinação.

Quem contrai febre amarela obrigatoriamente fica com icterícia?

Não necessariamente. Existem formas mais brandas da doença que não causam icterícia (coloração amarelada na pele e nos olhos).

Pessoas que estiveram doentes há pouco tempo podem tomar?

Para pessoas que estiveram doentes há pouco tempo, é necessário fazer a avaliação médica.

Existe alguma relação entre as mudanças climáticas (vulgo “aquecimento global”) e o retorno da febre amarela?

Não se pode culpar as mudanças climáticas pelo reaparecimento da doença. Entretanto, quando há o aumento da temperatura e da quantidade de chuvas, a população dos mosquitos transmissores da doença tende a aumentar também.

Existe a necessidade de algum jejum para tomar a vacina?

Não. Não existe qualquer necessidade de jejuar antes de tomar a vacina.

Qual é a chance de uma pessoa contaminada morrer?

Se considerarmos a forma grave da doença, as chances são bem altas, chegando até 90%. Entretanto, considerando que a doença possui formas mais brandas, podemos dizer que o índice de mortalidade é de aproximadamente 40%.


Apesar dos riscos baixos, a vacina contra a febre amarela não deve ser tomada por todas as pessoas. Não só porque certos grupos são mais sensíveis aos seus efeitos, mas porque é bom manter os estoques da vacina em dia para evitar casos de epidemia.

E você? Já tomou a vacina contra a febre amarela? Conte-nos como foi nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (38 votos, média: 4,45 de 5)
Loading...

256 Comentários

Atenção: os comentários abaixo são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Eu tomei a vacina dia 01/11/2018 após 5 dias tive dor de cabeça. Fui ao hospital fiz exames de sangue. Estava tudo normal , Tomei paracetamol melhorou . Depois voltou a doer as articulações e nervos e também as dores fe cabeça. Hoje fazem 20 dias que tomei a vacina e continuo com dores . Não sei o o que fazer.

  2. Boa noite. Tomei a vacina dia 19 de abril 2018 por estar com ida a Itanhaém em 19 de maio em local de mata nativa sitio. Dia 6 de maio comecei a sentir sintomas de gripe forte com febre 38,5 e mal estar total, coriza sem tosse, dor no corpo e dia 8 de maio fui ao médico receitou antialergico, xarope , dipirona. Em casa cada dia pior, tomei antigripal com ibuprofeno não melhorou, antigripal com paracetamol só baixava a febre que ficou do dia 6 de maio até 10. Dia 11 voltei ao medico depois de sentir uma agulhada muito forte na perna direita como se estivesse empurrando um arame e sentia choques em determinados pontos da panturrilha até a coxa.Não tomei AAS que tenho receita para usar e só uso em ultimo caso com medo de ser uma reação da vacina de febre amarela que os médicos disseram ser virose e ter uma hemorragia.A medica que me atendeu devido a dor na coxa a coriza que só aumentava,a febre que voltava mais fraca e muito fraca sem vontade de sair da cama e dores na parte superior do abdomem , a médica passou uma injeção de antiflamatorio super forte tomei no PS e mais antibiotico e antialergico também xarope pois já estava com bastante tosse.Tomei a injeção fiquei melhor 1 dia dp td piorou, tomava a dipirona gotas de 6 em 6 horas, mais xarope e sem querer usar o antibiotico pq sei que antibiotico não mata virus e sim bacterias.Relutei até dia 14 e tomei o antibiotico para melhorar pois o dia das maes se aproximava e eu tenho 66 anos sou mae , avó e tenho mae viva de 91 anos.Fiquei pior a coriza começou a secar e carregar o peito com catarro grosso mas claro que só melhorava com xarope e massagem com unguento. tomei 3 comprimidos parei e a coriza voltou só com mais tosse pois o catarro ficou preso por um tempo. Voltei ao PS conei tudo para a geriatrica que me atendeu ela achou que seria um efeito retardatário da vacina e pediu inumeros exames inclusive raio x, urina, eletrocardiograma e contagem de plaquetas e tds de sangue. Vou pegar resultados dia 23 de maio , hoje 21, só então vou saber o que aconteceu comigo. Sempre fui sadia, e não tenho dor de cabeça a muitos anos e agora sempre tenho dor de cabeça, coceira no corpo,tosse, corpo mole com fraqueza,edores no estomago muitos gases e borburinhos o tempo todo.Ontem fez 30 dias da vacina. Precisamos de medicos treinados para todo o Pais para saber resolver estes problemas que são antigos demais e quando formaram já não tinha mais febre amarela para nós. Quero ver como vão fazer com a tuberculose que está aí já, com a varíola que está chegando e outros mais antigos que estão de volta.Médicos precisam de cursos para esses males antigos que estão de volta.Vou dp dar o resultado dos exames, até mais.

  3. Tomei a vacina em fevereiro e não tive reação nenhuma, tudo normal. Apenas estranhei o fato da agente de saúde não fazer nenhuma pergunta antes da aplicação, pois como há contra-indicações ou casos em que é necessário cautela, as pessoas deveriam ser devidamente orientadas. Parabéns pela matéria esclarecedora!

  4. tomeu a vacina dia 28\03\2018 , e no dia 06\04\2018 senti fortes dores na região da bexiga ( baixo ventre) nossa igualzinha a dor de parto, (eu sei pois sou mãe e já passei por isso) , chegando no hospital não deu para ser atendida , voltei a noite e o médico achava que era do DIU ( anticoncepcional de cobre), eu perguntei será que não é da vacina essa reação? Ele disse acredito que não. Eu tenho pedra nos rins então lendo os comentários percebi que muitas pessoas estão falando que aumenta a frequência urinária eu até percebi , mas não dei bola , vi alguns comentários também falando de dor no rim etc , então com base nesses comentários me parece que a vacina pode influenciar sim para quem tem pedra nos rins .

    • Tb tomei dia 28/03 comecei a ter reações 5 dias depois e até hoje estou mal…ja fui parar no hospital 3 vezes….vc melhorou?eu estou morrendo de medo …comecei a ter reações no dia 2/4..
      Senti dor no corpo todo,dor de cabeça,dor nas articulações,dor de barriga, dor nas costas ,calafrios,do nada vem um calorão que parece que a cabeça vai pegar fogo,dor nas mãos,dor no peito, muita canseira, falta de ar,enjoos seguidos de vômitos,diarreia….alguns sintomas até aliviaram …..mas a dir em toda região da barriga principalmente próximo ao umbigo do lado direito,dor nas costas, dor de cabeça e falta de ar….continuam fortes…..o médico disse ser normal da vacina….será normal após 13 dias está assim ainda…10 dias com reação

  5. A pessoa que tomou a injeção contra a febre amarela, deu a reação de febre no mesmo dia sendo que foi pela a parte da noite, tem algum problema de tomar um paracetamol que é pra passar a febre?

    • Olá!

      Somente um médico é capaz de indicar o melhor tratamento para o seu caso, bem como receitar o medicamento adequado para suas condições de saúde. Lembre-se que a automedicação pode trazer sérios riscos à saúde do paciente.

  6. Boa tarde,estou sondando as reações da vacina,pois tomei hj,e vi que muitas pessoas se queixam de dores nos rins…tem alguma relação, alguém sabe?

  7. Olá, bom dia! Percebo que a ênfase em relação à vacina está muito alta. No entanto, reduziram as campanhas de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor do vírus de dengue, febre amarela, zika e chikungunha (essas duas últimas são “lançamentos” rsrs). É importantíssimo evitar o acúmulo de lixo e água parada para que não haja, dessa forma, focos de procriação do mosquito! Abços!

  8. Olá. Meu nome é Fabíola.
    Tomei a vacina dia 08/ 03 na semana passada na quarta feira dia 21/03 comecei a ficar ruim. Dor de cabeça, tontura, tremedeira, febre, dor no corpo, e por aí vai. Fui no hospital na sexta falaram q era vírus tomei injeção mesmo assim a febre N baixou então tomei soro com medicação. Sábado a noite fiquei pior voltei de novo pro hospital tomei soro de novo e me mandaram embora falaram q e vírus. Domingo fiquei ruim mas N aguentava mais hospital preferi esperar. Mas N aguentei e tive q voltar novamente pro hospital com os braços roxos pois minha veia N aguentava mais a medicação. Na segunda voltei e na quarta feira também cheguei lá passei por outro médico q desta vez pediu uma tomografia. Depois pediu pra repetir com contraste.tive até do da enfermeira pois não conseguia pegar nenhuma veia. Pq todas já estavam cansadas. Mas no fim td deu certo e ela pegou ufa q dor. Aí falou pra mim procurar um neuro e fazer uma angiografia. Só q na minha cidade só vou conseguir vaga no dia 30/04 e até agora eu não melhorei nd pelo contrário até pior eu veio as náuseas até se eu bebo água. Meu estômago nao aguenta nd mais. N sei mais o q fazer pra melhorar. Continuo com um pouco de febre dor de cabeça tontura me deu uma dor no meio do peito q eu parei de tomar a medicação. Hj pelo menos acordei e consegui tomar café e agora pouco almocei tbm. Vamos ver o q acontece. Espero melhoras.

  9. Tomei a vacina no dia 19 de março e 5 dias depois estou sentindo muito mal. Sinto dores na coluna, estou fazendo xixi muitas vezes por noite, tenho febre, dores no corpo e desânimo total. O que faço, procuro um médico ou espero mais uns dias?

    • Olá, José Roberto!

      Reações adversas à vacina como dores e irritação no local da aplicação são raras. Entretanto, elas desaparecem naturalmente com o passar dos dias. Se os sintomas estiverem muito intensos e incômodos, aconselhamos que vá ao médico verificar o que pode estar acontecendo. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

    • tomei a vacina no dia 22 /03 de manhã , perguntei para a moça que me aplicou e ela não me falou nada , ou não sabia dos efeitos que ia dar , ontem dia 27 amanheci com dor no corpo e muita canseira e uma leve dor na cabeça , achei que ia me engripar , mas a dor nas mãos e no corpo todo , não tive febre , mas uma leve dor na barriga e urinando bem mais do que de costume , estou aqui falando que é para que todos fiquem alerta pode sim ter alguma reação , e hoje ainda estou com dor na lombar tipo carreguei peso , espero que amanhã já não tenha mais nada , meu consolo que estou imunizada da doença e tranquila !!!!

  10. Tomei a vacina na terça da semana passada. No sábado amanheci com dores na região lombar na altura dos rins. Como já tive crise renal, sei como é a dor e essa que estou sentindo é diferente. É constante, não posso fazer nenhum movimento que exija essa musculatura, porque a dor aumenta muito. Quando tomo paracetamol, melhora um pouquinho. Sou da área de ed. física e já tive lombalgias antes que debelei com alongamento e yoga. Essas dores não melhoraram nada com isso. Já vão seis dias sem passar ou melhorar um pouco. Esses sintomas vão passar com o tempo ou devo procurar um médico?

    • Olá, Patrícia!

      Ao sinal de qualquer sintoma diferente, é importante buscar auxílio médico. A automedicação pode trazer sérios riscos à saúde, portanto recorra sempre ao profissional de saúde para o diagnóstico e tratamento corretos.

  11. Tomei a vacina no dia 17/03 e após 3 dias comecei a sentir um pouco de tontura, um casaço excessivo e muito sono! Muito mal estar! Será que vai passar logo e é da vacina esssas reações?!

    • Olá, Lucimara!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas sugem por volta de 5 dias depois da vacinação e tendem a desaparecer naturalmente depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  12. Tomei a vacina no dia 21 de Março 2018. Sinceramente foi tomar com um pouco de medo sou portador de HIV Mas tive a liberação do meu médico pelos resultados dos meus exames desde 2009 meu CD4 da acima de 350 E desde 2009 minha carga viral indetectável pelo esse resultado ele achou melhor se vacinar Agora é esperar que vai dar tudo certo. Lembramos que a minha última contagem de CD4 foi de 585

  13. Olá boa tarde tomei a vacina febre amarela ontem desde então tenho sentido muito sono e corpo muito mole muita moleza tem algo a ver com a vacina?

    • Olá, Simone!

      Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  14. Olá boa noite, meu marido tem 56 anos e tomou a vacina no dia 14/03/2018 e hoje começou a ter reações , dores nas juntas, nos rins dificuldade em urinar, estou muito preocupada pq não há muita coisa sobre o assunto e quero saber se ele pode tomar Advil

    • Olá, Elaine!

      Ao sinal de qualquer sintoma diferente, é importante buscar auxílio médico. A automedicação pode trazer sérios riscos à saúde, portanto recorra sempre ao profissional de saúde para o diagnóstico e tratamento corretos.

  15. Fiz bariatrica a 9 anos e a quinze anos tomei iodo para destruir minha tireoide, tomo synthroide para controlar o hormônio da tireoide e vitamina b12 e tambem remedio para pressao alta, sera que posso tomar a vacina?

    • Olá Jacira,

      Os quadros que você citou não são contraindicações para a vacina da febre amarela. No entanto, apenas um médico será capaz de avaliar com precisão e dizer se você pode ou não tomar a vacina.

  16. Bom dia. Meu filho tem 9 anos, tomou a vacina dia 9 de Março e no sétimo dia começou senti dores de cabeça e dor nos olhos, será reação da vacina? Eu tomei dia 12 de Março e hoje tô com muito enjoo , provavelmente é da vacina né? E o pior que tenho síndrome do pânico e tudo piora ainda mais.

    • Olá, Roseli!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas sugem por volta de 5 dias depois da vacinação e tendem a desaparecer naturalmente depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  17. Olá, Boa Tarde!!
    Meu nome é Liz ainda não tomei a vacina por algumas situações que não me asseguram segundo a relatos e reportagens. Tenho anemia, minha imunidade ocila, e devido a tantos relatos de mal estar de pessoas que já tomaram minha insegurança só aumentam, pois, as pessoas estão ficando doentes corpos debilitados. Até onde é seguro vacinar-se?

  18. Bom dia!
    Meu nome é Vanessa
    Tomei a vacina dia 03/03/2018
    E ate semana passada tudo bem.
    Mas chegou ontem, eu comecei a ter dores fortes na barriga, diarreia, dor de cabeça forte e enjoos,e muita dor nas pernas . Isso é normal depois de tomar a vacina contra febre amarela?
    Me responde ai por favor?

    • Olá, Vanessa

      Uma pequena parcela de pessoas de fato sente alguns sintomas leves logo depois de tomar a vacina, entretanto, o quadro de sintomas que você descreve é um pouco mais grave.

      Infelizmente, não podemos te fornecer um diagnóstico, mas, levando em consideração o que você nos conta, nossa recomendação é que você vá ao médico assim que possível.

    • Bom dia!

      No ano de 2000/2001 houve um surto de febre amarela em Minas Gerais. sou gaucho e naquela época eu estava trabalhando em Juiz de Fora. eu tomei a vacina numa terça-feira e lembro que todos, inclusive no posto de saúde, falavam que a vacina dava uma reação bem forte. tipo uma gripe. dores no corpo, dor de cabeça, dor no corpo, ansias de vomito. bom, eu tomei a vacina na terça e tudo bem, na sexta senti dores de cabeça.no sabádo, cheguei no escritporio da empresa com uma dor que começou fraca nas costas e foi aumentando. bom a tarde eu não aguentava a dor fui na farmacia comprar um analse]égico e o farmaceutico me recomendou um medico. fui ao posto de saude e tomei um remedio na veia pra dor que naquele momento era insuportavel.a dor era dos rins.a partir da fui inchando e começou dores de cabeça, suador, dores no corpo,os olhos pareciam que tinham areia uma coisa terrivel, eu não conseguia urinar, fiquei inchado o domingo todo ruim. na segunda fui trabalhar muito mal, no fim da tarde fui a um medico expliquei tudo pra ele sobre como estava, ele me perguntou se eu tinha tomado a vacina, eu disse que sim. então ele me falou tu ja devia ter pedra nos rins, mas estava oculto.a vacina despertou isso e o resto dos sintomas é a reação da vacina. fiquei mais 03 dias estufado sem poder urinar e com um mal estar terrivel. na quinta feira fui ao banheiro pois deu aquela vontade de urinar e ao abrir a calça saiu um jato de urina com muita pressão e uma urina preta com sangue que me molhou as mãos, aquilo foi um alivio. como se eu esvaziasse.saiu nesse jato de urina pequenas pedrinhas depois disso urinei normal, desinchei e os efeitos de dor no corpo, dor de cabeça aquele mal estar foi passando e acorcdei bem no outro dia. ate hoje não sei se foi reação da vacina ou não que motivou o problema nos rins. o medico que me atendeu disse que sim e a principio tudo leva a isso . mas não sei. a gente lê que não há reações, mas eu acredito que há sim. é uma coisa que não é diaria, não temos isso dia a dia então acredito que muitos profissionais da area da saude , mesmo que bem capacitados, não tem todas as informações de reações de todas as epidemias. de repente algo lhes escapa. acho importante um acompanhamento dos medicos e outros da saude nas pessoas que tomam essas vacinas a fim de avaliar com segurança os efeitos colaterais.

      • Olá,

        Pedras nos rins demoram bastante tempo para se formar e provocar sintomas. O fato de você ter tido sintomas de pedras nos rins após tomar a vacina não necessariamente significa que as pedras surgiram como consequência da vacina — inclusive, isso é bem improvável —, ainda mais que você começou a sentir os sintomas pouco tempo depois. Não seria tempo o suficiente para que as pedras se formassem em detrimento da vacina.

    • Olá, Tanilda!

      A questão do ovo diz respeito somente à pessoas alérgicas a esse alimento. Pessoas alérgicas à ovo não devem tomar a vacina, pois ela é cultivada na clara desse alimento. Não existem contraindicações alimentares com relação à vacina.

  19. Boa tarde! Minha filha tem um ano e meio hoje por volta as 8h da manhã dei a vacina, quando foi por volta das 9h30m começou a vomitar e só melhorou depois de tomar um medicamento para vomito. Gostaria de saber se isso tem relação a vacina, pois antes de dá a mesma fiz todos os exames possíveis para verificar problemas alérgico e imunidade.

    • Olá Roberta,

      Existe pouca probabilidade do mal estar da sua filha estar relacionado à vacina, uma vez que o vômito não é um sintoma típico de reações alérgicas. Além disso, os efeitos colaterais da vacina demoram alguns dias para aparecer e não poderiam se manifestar tão rapidamente quanto 1 hora e meia. Por isso, o recomendado é procurar um médico para avaliar o que aconteceu com sua filha, pois a possibilidade de ser algum outro problema é maior.

  20. olá. Tomei a fracionada no dia 17/02 e fiquei bem até o dia 03/03 quando passei a sentir um cansaço sem igual, dor de cabeça, dores pelo corpo, calafrios e corpo febril, além de enjôos. Ainda hoje sinto-me mal, dores pelo corpo. Já foi estranho ter reação tanto tempo depois mas, pelo que li, isto é possível. Enfim, este último fds (10 e 11/3 inda passei só dormindo e dormindo…..).

    • Olá, Liliane!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas sugem por volta de 5 dias depois da vacinação e tendem a desaparecer naturalmente depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  21. 58 anos foi dificil 1 dose unica,daqui 6 ou 8 anos não vou ter condição saudavel pra tomar outra ninguem esta preocupando com isto.graças tomei a 5 dias sinto cansaços musculares, mais nos braços só

    • Sentimos muito pelo ocorrido, Dolores.

      Em todo caso, quando a epidemia passar, você pode consultar seu médico para perguntar se você pode tomar a dose inteira e garantir imunidade vitalícia.

  22. Também tomei a vacina fracionada hoje e o 8° dia e estou péssimo mas melhor do que ontem hj só estou com febre leve e um pouco de dor abdominal

  23. Eu tomei a vacina dia 02 e até hj dia 09 meu braço ainda está roxo será q é normal? Pois desde o primeiro dia da vacina apareceu essa mancha roxa e ela não desapareceu ainda

    • Olá, Ana!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas sugem por volta de 5 dias depois da vacinação e tendem a desaparecer naturalmente depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  24. Minha netinha de 2 anos e 3 meses tomou a vacina hoje pela manhã e as 21 hs estava com febre de 38.7…é normal esse sintomas no mesmo dia?? tomou todas as vacinas e só teve febre na da gripe…se puder me ajudar. Meu nome é Isabel…eu tomei e não tive reação nenhuma..

    • Olá, Isabel!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas surgem por volta de 5 dias depois da vacinação e tendem a desaparecer naturalmente depois de 3 dias. Aconselhamos que busque auxílio médico assim que possível!

  25. Tomei a vacina sexta feira dia 02.03.2018 agora estou sentindo o efeito colateral dor de cabeça e dores no corpo

  26. A secretaria da saude deveria acompanhar os pacientes que tomaram a vacina e colher dados sobre os efeitos colaterais que sofreram pois me parece que a quantidade de pessoas que relatam problemas e muito acima do esperado estou incluido nas estatisticas.

    • Exatamente. Dizem que não há nenhum efeito colateral ou que são raros. Nada disso! Sou mais um que 5 dias depois da vacina aqui estou com dores musculares por todo o corpo e leve dor de cabeça, além de um cansaço e indisposição total!

      • Também percebi isso. Dizem que reações são raras, mas só aqui no meu serviço, umas 15 pessoas tomaram a vacina e 3 sentiram reações, mesmo que leves, como dor de cabeça e mal estar. Isso dá 20% de pessoas com reação. Eu mesmo estou no 5º dia da vacina e estou com dor de cabeça leve e mal estar. Espero que passe em 3 dias como tem sido divulgado.

  27. faz 2 dias que tomei a vacina, e estou sentindo um leve dor no rim esquerdo, nas costas, confesso que estou com medo dessas reações da vacina. Gostaria de saber se é normal sentir essa dor, pois não tenho nenhum problema de saúde.

    • Olá, Nathaly!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas surgem por volta de 5 dias depois da vacinação e tendem a desaparecer naturalmente depois de 3 dias. Caso contrário, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

    • Olá, Lucas!

      O tempo para que a imunização completa é de 30 dias. Esse é o tempo que o organismo precisa para desenvolver todos os anticorpos necessários para a imunização.

      O que acontece é que um sistema imune fragilizado pode trazer problemas para o paciente. Já que a vacina é uma versão atenuada do vírus, pode acontecer do paciente desenvolver a febre amarela em si por causa da vacina. Isso, entretanto, é extremamente raro.

  28. Acabei de tomar a dose completa da vacina contra a febre amarela. Moro no Rio de Janeiro, capital. Hoje foi um dos dias D. Tomei a dose completa, pois sou um paciente com essa indicação, entretanto prefiro não dizer qual a minha real situação.
    Espero com todas as forças e com sinceridade que a vacina não me gere reação adversa alguma.

    • Olá, Danilo!

      Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Em caso de dúvidas, procure um médico.

  29. Faz 30 dias que tomei a vacina e não senti nada. Por agora estar com tosse o médico passou cortisona e tenho medo de tomar e ter febre amarela. Sempre tive boa saúde mas por trabalhar falando muito, tenho as vezes rouquidão e tosse. Será que pode fazer mal? Obrigada

  30. Meu filho tem 17 anos. Mudamos para Minas há pouco tempo. Dia 6 de fevereiro contraiu Herpes Soster, teve uma paralisia facial e tomou corticoide por dez dias. Ele já pode tomar a vacina?

    • Olá, Beatriz!

      Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  31. bom dia meu nome e Edmundo tomei a vacina dia 23.02 sexta feira estou com muita dor no corpo boca amarga manchas não apareceram e não tive febre mas
    confesso que ainda estou com medo da reação.

    • Olá, Edmundo!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas sugem por volta de 5 dias depois da vacinação e tendem a desaparecer naturalmente depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  32. bom dia meu nome e Edmundo tomei a vacina dia 23.02 sexta feira estou com muita dor no corpo boca amarga manchas não apareceram nem tive febre mas confesso que ainda estou com medo da reação.

  33. Eu tomei a vacina e depois e 5 dias fiquei com calafrio e dor no corpo mais agora só estou com dor no corpo principalmente nas Costa é normal

    • Olá, Joao!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas sugem por volta de 5 dias depois da vacinação e tendem a desaparecer naturalmente depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  34. Eu tomei a vacina a 11 dias ontem comecei a sentir uma leve dor no rim será que pose ser por causa da vacina?

    • Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através da internet, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  35. Será que não valeria a pena fazer um exame de sangue antes de tomar a vacina para verificar como anda a imunidade da pessoa?

    • Olá Cristine,

      Em grande parte da população, um exame para verificar a imunidade seria desnecessário. Os médicos costumam recomendar o exame apenas quando suspeitam que pode ter algo de errado. Por isso, é sempre muito importante consultar um médico antes de tomar a vacina. Ele saberá dizer se há a necessidade de fazer um exame ou não.

  36. Tomei a vacina hj 26/02, tomei com muito medo das reações, mas até o momento tudo ok, você acredita que se nesse período dos 10 dias, se nós comermos alimentos que ajudam o sistema na imunização, ou até mesmo suplementos de vitamina, podem ajudar nosso corpo a se imunizar mais facilmente ?

    • Olá, Danielle!

      O tempo para que a imunização completa é de 30 dias. Esse é o tempo que o organismo precisa para desenvolver todos os anticorpos necessários para a imunização.

      O que acontece é que um sistema imune fragilizado pode trazer problemas para o paciente. Já que a vacina é uma versão atenuada do vírus, pode acontecer do paciente desenvolver a febre amarela em si por causa da vacina. Isso, entretanto, é extremamente raro.

      Muito obrigado pelo comentário!

    • Olá, Joyce!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas sugem por volta de 5 dias depois da vacinação, não no mesmo dia. Tendem a desaparecer naturalmente depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  37. O meu filho de 31 anos, tomou a vacina de febre amarela, tem psoriase mas nao faz uso de medicamentos , só pomadas. No quinto dia apos a aplicação da vacina, sentiu dor nos olhos, cansaço , calafrio e temperatura de 37,3. Com pouco vontade de comer. Foi ao Pronto Socorro e os exames do figado deram ligeiramente alterados; o medico sugeriu observar e os sintomas tinham que atenuar. Hoje , passados dois dias, esta apenas com dor nos lhos , ligeiramente cansado e esta se alimentando muito bem. O que será que ele ainda tem e quando todos estes sintomas vão acabar.Agradecida

    • Olá, Selma!

      Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Desejamos melhoras para o seu filho!

    • Olá, Geraldo! Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  38. tomei a vacina no sabado passado hoje bfaz 5 dias acordei com o corpo ruim e comm uma leve dor de cabeça comprei um remedioque se chamacimegripe sera que posso tomar sem problema

    • Olá, Geraldo!

      Ao sinal de qualquer sintoma diferente, é importante buscar auxílio médico. A automedicação pode trazer sérios riscos à saúde, portanto recorra sempre ao profissional de saúde para o diagnóstico e tratamento corretos.

  39. Minha filha de 14 anos não tem o baço , porém o médico disse que ela pode tomar a vacina , isso procede ? estou morrendo de medo de levar ela pra tomar a vacina.

    • Olá, Graziele!

      Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  40. Boa noite minha filha tomou a vacina da febre amarela faz 5 dias hoje, agr está tossindo muito e com falta de ar gostaria de saber se posto fazer inalação com atrovent e berotec nela???

    • Olá, Tatiane!

      Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

    • Olá, Jolcenir!

      Problemas de coagulação e hemorragias só acontecem nos casos em que a pessoa está infectada pela febre amarela e se encontra em estágios mais agravados da doença.

      As únicas pessoas que estão impedidas de tomar a vacina sem a expressa orientação médica são idosos, gestantes, lactantes, pessoas imunossuprimidas e bebês com menos de 6 meses.

      Ainda assim, é importante que você consulte um médico antes de fazer a aplicação.

  41. Olá Boa noite. Tenho pânico. Só em saber que preciso tomar já fico passando mal. Meus médicos disseram que posso tomar a vacina. Mas a minha garganta está um pouco vermelha e sinto meu nariz congestionado. Acho melhor aguardar uns dias. Depois deste sintomas quantos dias aguardo? Obrigada

    • Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  42. boa tarde, tomei a vacina fracionada no dia 13/02 …do dia 17/02 para dia 18/02 durante a noite tive calafrios e um pouco de febre a noite inteira…no dia 18/02 fiquei acabado no sofá com dores de cabeça muito forte, calafrios, pouca febre, e moleza no corpo. hoje 19/02 estou ainda com dores de cabeça, calafrio reduziu, sem febre, e um tanto zonzo…quando tempo devo esperar passar o possível efeito colateral da vacina?

    • Olá, Carlos!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas sugem por volta de 5 dias depois da vacinação e tendem a desaparecer naturalmente depois de 3 dias. Se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  43. Refleti muito e busquei informações antes de tomar. Meus filhos e eu tomamos hj na campanha da minha cidade Santos (17/02). Confesso q essa expectativa em aguardar possíveis reações é a pior parte. Espero q aqui todos passemos bem mas a mídia deixa-nos muito confusos e preocupados. De q forma poderia ser melhor explicado? As vezes fico na dúvida se são sinceros dizendo q tal cidade está na rota da doença, somente como mais uma jogada financeira do nosso governo. Oremos

    • Minha mãe, meu filho e eu tbm tomamos a vacina no dia 17/02 e agora minha mãe está com dores no corpo, febre e mal estar.
      Estou preocupada, pois relutei bastante para não tomar justamente por causa da reação.

  44. Bomdia tomei a vacina hoje 17/02/2018 tomei junto com minha esposa temos 50 anos e sentimos umaleve nausea logo em seguida tomarmos a vacina. É normal ou devemos nos prevupar?

    • Olá, Abrahão!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas surgem por volta de 5 dias depois da vacinação e tendem a desaparecer naturalmente depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

    • Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  45. OBoa noite.Meu filho de 15 anos tomou a vacina a 5 dias e hj amanheceu com uma febre baixa variando o dia td ate agora de 37 a 37,5.Queria saber quanto tempo é seguro esperar para leva lo ao medico?

    • Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas tendem a desaparecer depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  46. Olá, Tomei a vacina da febre amarela e tive reação como febre, dor no corpo, Fui a medico ele colocou no soro e receitou dipirona, No dia seguinte começou um sagramento vaginal, Porém não estou no período de menstruação tomei a vacina dia 27 de janeiro. A reação foi dia 05 e 06 de fevereiro e até hoje o sagramento não parou. Gostaria de saber se esse sagramento tem alguma coisa a haver com a vacina da febre amarela.

    • Olá Thais,

      Não existem relatos de sangramento vaginal relacionados à vacina da febre amarela até o momento, portanto as chances maiores é de que seja apenas uma coincidência. Consulte seu ginecologista e comente sobre a vacina para que ele possa investigar o que está acontecendo.

  47. Muito bom o artigo, gostei de ler e é bem esclarecedor.
    Sou de Xanxerê-SC e já tomei a dose única pois terei um evento em SP em maio deste ano.
    Gostei do português muito bem escrito (raro encontrar um texto sem greves erros de português hoje em dia). Parabéns.
    Tenha um ótimo ano!

  48. Após 5 dias depois que tomei a vacina estou me sentindo febril e com muita dor no corpo. Devo ir ao médico?! Estou com medo do que isso possa ser..

  49. Faz vinte anos que eu tomei a vacina para ir a região amazônica (nao lembro se 1 ou 2 doses depois de 10 anos). Na época tive uma forte reação, como uma gripe muito forte. Dores no corpo, febre alta e dor de cabeça. Como uma virose. Durou uns 4 dias. Tomamos a vacina em 4 pessoas , no mesmo lugar, e só eu tive reação. Eu tinha o certificado e como, mesmo para ir ao exterior nunca me pediram eu acabei perdendo o certificado depois de tanto tempo. Se caso eu for viajar para o exterior onde é exigido a vacina eu posso tomar novamente (por causa do certificado) e se tomar corro o risco de ter efeitos colaterais de novo?
    É seguro nesse caso?
    Obrigada

  50. Faço uso de meticorten 5mg há mais de 30 ano( insuficiência das adrenais)posso vacinarcontra a febre amarela. Minha endócrino me deu autorização mas estou c medo.

  51. Eu emeu filho tomamos dia 8/02/2018 ele graças adeus Não sentiu nada mas eu estou com muita for na cabeça coração acelerado e muita tontura e o corpo estranho

    • Olá, Luciana!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas tendem a desaparecer depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  52. Tomei a vacina com cinco dias depois estava com dor de cabeça, com sete dias dor no corpo, agora estou sentindo dor na bacia e no abdômen todo,a barriga está inchada, é normal esses sintomas,tomei dorflex que não resolveu muito, Agora tomei um Buscopan pois a dor abdominal é forte.

    • Olá, Silvana!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas tendem a desaparecer depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  53. Tomei vacina hoje mas estou sentindo que minha filha de 1 ano e 5 messes esta meio mole sera que pode ser pela vacina ja que amamento??

    • Olá Lidiane,

      É possível que a vacina seja passada através do leite materno, mas não há problema porque sua filha tem mais de 9 meses de idade, que é a idade mínima para tomar a vacina. A própria Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que:

      A vacinação não é contraindicada em lactantes com filhos com mais de 6 meses, não havendo necessidade de suspender a amamentação após a vacina.

      Se sua filha está apresentando sintomas que você acha suspeito, é indicado levá-la no pediatra.

  54. Olá, tenho 65 anos, tomei a vacina, dia 01 de fev. com autorizaÇão do meu médico, graças a Deus até hoje não tive nenhuma reação, espero continuar assim.

  55. boa noite eu tive síndrome de guillain barre a 8 anos fiquei com sequelas hoje porem não tomo mais nenhum medicamento para a sindrome só faço fiselterapia porque tenho fadiga muscular e fraqueza nas pernas e braços sera que eu posso tomar a vacina tenho 56 anos não sou diabetico não uso mais nenhum medicamento tipo corticoide não tenho hiv e nem cancer ???????????????

  56. Tomei a vacina no dia 01/02 e três dias depois febre muito alta (39 graus) e dor intensa de cabeça e no corpo. Hoje ainda estou com náuseas e dores. É normal?

    • Olá, Janaína!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas tendem a desaparecer depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  57. meu nome é Gislaine castro,eu fiz uma cirurgia dia 2 de janeiro da tireoide,e tomo o remédio da tireoide,gostaria de saber se posso tomar a vacina,não tenho alergia a ovo,mas se qualquer mosquito me morde começo a me cosar,e fica vermelho o local da picada,meu médico me disse que posso tomar a vacina,mas ainda sim fico meio com receio porque estão morrendo algumas pessoas que estão tomando a vacina.Como falaram a vacina tem virús vivos nela e porisso pode matar,podem tirar minhas dúvidas por favor.Obrigada.

  58. Boa noite! Na ultima ultra que fiz deu que tinha cristais no rim, porem não foi passado medicamento só para beber bastante água. Há algum problema tomar vacina?

    • Olá, Vanessa!

      As pessoas que não devem tomar a vacina sem a expressa orientação médica são pessoas imunossuprimidas, gestantes, lactantes, crianças com menos de 6 meses de idade e idosos. Em caso de dúvida, procure um médico.

  59. A vacina fracionada causa menos efeitos colaterais do que a dose cheia? Quem teve hepatite a quando criança pode se vacinar sem medo?

    • Olá, Ari!

      A dose fracionada causa os mesmos efeitos colaterais que a dose cheia. Entretanto, eles são muito raros.

      As pessoas que não devem tomar a vacina sem a expressa orientação médica são pessoas imunossuprimidas, gestantes, lactantes, crianças com menos de 6 meses de idade e idosos.

  60. A vacina fracionada causa menos efeitos colaterais? Em pessoas do grupo de risco que devem se vacinar (por estarem em local de transmissão da doença), não deveria ser sugerida a aplicação da vacina fracionada?

    • Olá, Ari!

      A única diferença da dose fracionada para a dose cheia está no tempo de imunização. A dose fracionada não é menos eficaz do que a dose padrão e não causa efeitos colaterais menores, visto que ainda é o vírus atenuado.

  61. Meu filho tem 17 anos acabou de tomar a vacina e já chegou com dor nos olhos isso é normal? Posso dar alguma medicação?

    • Olá Alice,

      Ao sinal de qualquer sintoma diferente, é importante buscar auxílio médico. A automedicação pode trazer sérios riscos à saúde, portanto recorra sempre ao profissional de saúde para o diagnóstico e tratamento corretos.

  62. Oi,tomei a vacina há muito tempo só que não tenho o cartão acho que perdi quando me mudei,mas tenho certeza absoluta que já tomei só que já tem muito tempo não lembro o ano,mas agora a enfermeira do meu bairro quer que eu tome,chegou até trazer na minha casa mas recusei, só que estou com medo de tomar já que tem lugares que dizem que quem já tomou a dose completa uma vez não precisa tomar mais,o que faço?Tomo ou não

  63. Tomei a vacina cheia da febre amarela no dia 9 de janeiro de 2018, senti reações fortíssimas, dores de cabeças e dores musculares e febre até uma semana atrás, hoje eu ainda sinto as dores musculares, mas bem mais leves, eu devo procurar um médico ou não precisa?

    • Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas tendem a desaparecer depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  64. Tomei a vacina no dia 29/01/2018 e no dia 04/02 começou com uma dor no corpo hoje terça dia 06 continuo com dor de cabeça, dor nos olhos e um pouco de fadiga espero que passe ja estou preocupado, alguns comentários me aliviaram um pouco.

  65. Boa noite. Por qual motivo os portadores de talassemia devem tomar a dose padrão, mesmo onde está ocorrendo fracionamento?
    Eu possuo talassemia minor, que diferença tem se eu tomar a fracionada?

    • Olá, Isabella!

      O principal motivo pelo qual os portadores deveriam tomar a dose cheia é porque a talassemia deixa o indivíduo mais vulnerável à infecções. A dose cheia, nesses casos, é a opção mais recomendável, porque a partir da vacinação, a pessoa portadora de talassemia estará imune para o resto da vida. Além disso, como os portadores da doença muitas vezes são obrigados a se submeter à transfusões de sangue contínuas, é melhor se prevenir para sempre do que ter de tomar outra dose de 8 a 10 anos depois.

      Ainda assim, recomendamos que você converse com o seu médico antes de tomar a vacina. Somente ele vai saber o que é mais adequado no seu caso.

  66. Bom ..estou com uma Dúvida cruel ..moro numa região onde estão aparecendo casos conformados da doenca ..inclusive com óbitos ..eu tomei durante o ano passado o betemetasona comprimido de 2mg ..tomava 1 caixa por mês ..ou seja 20mg por mês , parei na virada de ano…hj está com 36 dias desde que tomei o último comprimido, eu tomava pois tenho alergia nas mãos de cimento ..minha dúvida ..posso tomar a vacina ja ? Pois vi que tem contra indicação aos corticoides em altas doses …

    • Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  67. Bom dia, meu filho tomou a vacina no dia 01.02 e no dia 05 começou a apresentar algumas reações, como dor de cabeça, está em estado febril, dores no corpo, e está vomitando.
    O que devo fazer, está deitado, pois não aguenta ir trabalhar.
    Alguma orientação??

    Só uma observação, acho que antes de tomar a vacina, deveriam ser feitos um check-up antes, e se a pessoa tem uma doença pré existente que não sabe ? Acho que se prevenir e tudo e assim, creio que os riscos seriam bem menores e a população não ficaria tão insegura.

    • Olá, Cláudia!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas tendem a desaparecer depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  68. Boa noite meu nome é Silvana, eu tomei a vacina no dia 10/01/2018, tive vários efeitos colaterais, febre, dor muscular inclusive nos dedos, diarreia, após passar 10 dias pensei que estivesse vencido essa roleta Russa, depois de 12 dias ainda tive febre, teve um dia que tive ataque cardíaco, sendo que não tenho nenhuma doença, pesquisando teve um infectologista do Hastein e do Sírio Libanês que o feito pior é após os 10 dias, aonde pode ter até morte súbita, que a reação pode ser até 30 dias após tomar a vacina, inclusive teve uma cardiologista que disse que não iria tomar, por conta das dores na articulação que não desaparece
    entendemos que é administrada a mais de 60 anos essa vacina, pq os cientista não fizeram uma vacina mais segura se tratando de uma doença tão letal ?? a OMS como outros, falam em porcentagem pq não explicar a população na língua popular não cientifica como em números em porcentagens, é que nem fumar faz mal a saúde, gastão milhões em companha, mas não explica que o pulmão é um orgão irrecuperável, pq todo fumante pensa que quando parar de fumar por um determinado tempo o pulmão limpa, e se tiver alguma coisa toma um remedinho..que legal ???
    e voltando a saúde eu só fui voltar a ter fome depois de 3 semanas, não podai nem ver comida, não vejo a hora de completar um mês, mesmo vc não mencionou em sua matéria que o vírus causa reação até 3o dias no organismo, tanto que não pode doar sangue, e nem ficar gravida, falam só em 30 dias , mais não explica a reação que possa ter
    obrigada pelo espaço
    Silvana

    • Olá, Silvana.

      A razão pela qual o paciente fica impossibilitado de doar sangue por até 30 dias após a vacinação é porque o vírus atenuado continua presente no organismo durante esse período. Se o sangue doado for para algum paciente imunossuprimido, ele corre o risco de desenvolver a doença.

  69. bom dia!
    meu filho tem 12 anos e tomamos a vacina da febre amarela no dia 24/01.
    agora de madrugada,está com o corpo quente,com sensação de febre,mas está marcando 37.5 não é considerado febre. Costumo dar Paracetamol,Ibuprofeno e Dipirona,existe alguma contra indicação ,em relação a esses medicamentos?
    Confesso que estou com medo de dar ao meu filho. Obrigada!

    • Olá Cinthya,

      Consulte o médico antes de dar qualquer medicamento ao seu filho, pois apenas um médico é qualificado para dizer o que o teu filho deve ou não deve tomar neste momento. Embora não haja interações medicamentosas com a vacina, o uso de anti-inflamatórios pode trazer complicações porque esses medicamentos provocam uma supressão do sistema imunológico, que é justamente o que precisa estar mais forte agora para combater o vírus atenuado.

  70. Bem eu já tomei a vacina ano passado a dose inteira e não tive nenhum problema porém estou aqui com meu esposo que sofre de alergias a abelhas e insetos muito alergico mesmo e ele está relutando pra não tomar pois esta com receio de ter alguma reação o que fazer ?? Será que ele é um caso que não pode tomar no.começo até briguei pra ele ir agora já estou preocupada se ele toma mesmo ou não

    • Olá Lilian,

      Apenas um médico poderá dizer se ele pode ou não tomar a vacina, mas pode ficar tranquila quanto à alergia, pois na vacina não vai nenhum componente do inseto. O que vai na vacina é apenas o vírus, que é independente do inseto.

  71. Oi meu nome é Marcia tenho um filho de 10 meses ele tomou a vacina dia 31/01 e dia 2/02 ele teve um abscesso no dedo do pé e esta fazendo o uso de cafalexina.Gostaria de saber devido ao uso da cefalexina se ele pode ter alguma complicação?

    • Olá Marcia,

      Dificilmente seu filho terá alguma complicação por conta do uso de antibióticos + vacina, visto que os dois não interagem entre si. O problema seria se ele precisasse usar anti-inflamatórios, que enfraquecem o sistema imunológico, mas este não é o caso, então pode ficar tranquila. Caso seu filho passe a apresentar sintomas, no entanto, é preciso levá-lo no médico e comentar sobre a vacina e os medicamentos tomados.

  72. Meu filho tomou a vacina de febre amarela quando ele tinha 4 meses e hoje ele tem 4 anos. No posto de saúde se recusam aplicar a vacina nele alegando que já está imune. Estou muito preocupada porque na minha cidade já morreram 8 pessoas. O que me recomenda?

    • Olá Gabriela,

      Se o seu filho já tomou a vacina quando pequeno, não se preocupe porque ele já está imune. Antigamente, o Ministério da Saúde recomendava 2 doses da vacina por precaução, mas foi provado que apenas uma dose é o suficiente para a imunização vitalícia, ou seja, para a vida inteira. Atualmente, a recomendação é de apenas 1 dose. A fórmula da vacina não mudou nada, apenas não é mais preciso uma segunda dose.

  73. Ola, bom dia. Eu e meu marido tomamos a vacina no dia 25/01/2018. Apos 5 dias tive reação da vacina – dores pelo corpo todo, mas foi melhorando dia a dia, meu marido não esta bem ainda, ja fomos no hospital por duas vezes , ele continua tomando dipirona durante o dia para melhorar as dores mas tem tonturas e dor de cabeca. Estou muito preocupada pois ele nao melhora dos sintomas da reacão da vacina. Peço orientação. Obrigada

    • Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  74. Bom dia, tenho 66 anos de idade, não sou paciente de risco, tomo medicamento para colesterol e cálcio e vitamina D para osteoporose.
    Dia 30/01 tomei a vacina e no dia 2/2 comecei a sentir dores musculares no braço direito irradiando para o a nuca, costas e peito a ponto de me dificultar a respiração. É como se eu tivesse carregado muito peso a tira colo, ou seja, de um lado só. A musculatura do peito me incomoda, pois para tomar o fôlego eu tenho que me dar um auto-abraço e jogar o corpo para frente. Minha temperatura é 36.7, de resto estou bem.
    Gostaria de saber quando deverei procurar um médico caso eu não melhore.
    Obrigada pela sua atenção.

    • Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas tendem a desaparecer depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  75. Tomei a vacina, e depois de 5 dias estou sentindo dores musculares, na nuca , dor de cabeça e nas articulações, principalmente nos dedos das mãos. Já tomei dipirona, mais não adianta. Posso tomar algum relaxante muscular, como Dorfex?

    • Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  76. Excelente explicação sobre o assunto tão recorrente ultimamente, me agregou bastantes informações de forma clara. Entretanto, única coisa que me incomodou foi o acento grave inadequado que precede à palavra “óbito” que não se emprega crase.

  77. Boa tarde , tomei a vacina hoje por voltas das 10:30 , e desde a hora do almoço estou com dor de cabeça, almocei e a dor continua , acabei de tomar remédio para ver se passa, seria uma reação ?

    • Olá Silvana,

      Somente um profissional de saúde está apto para responder sua pergunta e fornecer um diagnóstico. Lamentamos não poder ajudar.
      Nesse caso, é importante buscar auxílio médico assim que notar qualquer sinal ou sintoma diferente.

  78. Tomei a vacina fazem 6 dias, hoje estou com dores na nuca, atordoado levemente, 36.8 temperatura, prático musculação e nestes dias treinei normalmente, mas hoje no sexto dia fiquei abatido, e tbm com insônia!! Será que é normal?? Até quando dura estes efeitos??

    • Olá, Tiago

      Esses sintomas afetam uma parcela da população, de fato. Acontece que eles normalmente acometem os pacientes por volta de 5 a 10 dias depois da vacinação. Esses efeitos devem desaparecer normalmente dentro de alguns dias. Entretanto, ressaltamos que, em caso de dúvidas, sempre consulte um médico. Ele é o especialista mais habilitado para tirar suas dúvidas e averiguar se há ou não a presença de problemas.

      Muito obrigado pelo comentário!

  79. Olá !
    Eu tomei a vacina e no segundo dia após a aplicação observei um pequeno hematoma,que deve ser da picada da agulha,mas também observei como um nódulo,dolorido,vermelho e quente no local da aplicação. Sem febre e cefaleia . Devo aguardar uns dias para ver se somem os sintomas?
    Obrigada

    • Olá, Maria Teresa!

      Vermelhidão, dor e irritações no local da picada acontecem em uma parcela de pacientes depois da injeção da vacina. Esses sintomas tendem a desaparecer naturalmente depois de mais ou menos 3 dias.

      Entretanto, fique de olho nessa ferida. Se ela aumentar de tamanho, se os sintomas de dor piorarem e se ela não desaparecer dentro de alguns dias, recomendamos que você procure um médico, pois ele é o profissional mais capacitado para diagnosticar qualquer tipo de problema.

      Muito obrigado pelo comentário!

  80. Na minha família todos tomaram e todos tiveram reação… Dor de cabeça e dor no corpo… Não sei o q é pior! Tomar ou não tomar… Só por Deus viu…
    Pelo q tenho visto ter reações é muuuito mais comum do q andam falando

    • Boa noite! Por favor, por qto tempo ficaram com dor de cabeça? Estou no quarto dia com.tta dor q mal consigo dormir. Obrigada.

      • Olá, Ednéia

        A dor de cabeça e os outros sintomas relacionados à vacina da febre amarela tendem a desaparecer naturalmente depois de 3 dias. Se esses sintomas perdurarem por mais tempo, busque orientação médica.

  81. Eu estou no 7º dia após ser vacinado e, no 5º dia comecei a sentir alteração de temperatura (apenas febrícula) e dores no corpo e mal estar…confesso que fiquei preocupado no 1º dia de sintoma e ontem retornei ao hospital, onde fizeram exames de TGO, TGP, Bilirrubinas e Proteína c reativa quantitativo… sendo que os resultados não demonstraram qualquer alteração no fígado ou qualquer indicação de inflamação. Com isso o médico disse ser conclusivo de que apenas era uma reação até certo ponto comum da vacina é descartou qualquer infecção pela doença…o que fatalmente estaria demonstrada nos exames…
    Está correto este diagnóstico de meu quadro?

    • Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento.

      Se você tem dúvidas quanto ao diagnóstico, aconselhamos que você procure outro médico para uma segunda opinião.

  82. Boa tarde, tomei a vacina dia 27/01 e hoje 01/02 sinto um pouco de dor de cabeça também e uma sensação de como se estivesse com febre, apesar que não verifiquei também.
    Quando tenho essas dores de cabeça acostumo tomar Ibuprofeno comprimido de 600mg.
    Posso tomar ele ou tenho alguma restriçaõ por conta da vacina?
    Obrigado.

    • Olá Edric,

      Não existem interações medicamentosas da vacina, mas medicamentos anti-inflamatórios podem enfraquecer o sistema imunológico, o que aumenta as chances da vacina manifestar efeitos colaterais.

      De qualquer forma, é extremamente importante que você consulte seu médico antes de tomar qualquer medicamento.

    • Olá Vitoria,

      Embora seja raro, esses sintomas podem surgir como efeitos colaterais à vacina e não necessariamente trazem algum perigo. No entanto, se você não melhorar em poucos dias ou apresentar piora dos sintomas, é recomendável que procure seu médico o mais rápido possível.

  83. Olá tomamos a vacina no dia 26/01/2018 em Santa Catarina e ontem (após 05 dias) meu marido começou a sentir uma moleza no corpo e medi sua temperatura q estava em 37,5 , depois e 40 minutos medi novamente estava em 36,1 , passou a madrugada bem , suou um pouco e amanheceu sem febre , porém com a moleza e tontura , será que preciso levar ele ao hospital ? Não o mediquei
    Cris

    • Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  84. BOM DIA,

    TENHO ARTRITE REUMATOIDE E FAÇO USO DE BIOLÓGICO Tocilizumabe SÓ QUE TOMEI A VACINA, FIZ ERRADO MAIS QUAL OS SINTOMAS DEVO ME ATENTAR POIS TODOS QUE VEJO NOS COMENTÁRIOS EU TENHO COMO DOR NO CORPO E UMA LEVE DOR DE CABEÇA NADA FORTE , ATÉ QUANTOS DIAS ESTES SINTOMAS SÃO NORMAIS?

    • Olá, Silvia

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas tendem a desaparecer depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  85. Tomei a vacina dia 24/01. Escrevo isso agora (dia 01/02 às 00:46) ainda um pouco enjoada, mas melhor do que estava há umas 3 horas atrás: dor de cabeça, enjôo mais forte que agora, calafrios, febre bem baixa, um pouco de tontura até mesmo deitada e parecia que meu corpo todo estava formigando! Bom, hoje é o oitavo dia pós vacina, então posso dizer que tive esses mal estar no sétimo dia. Pra ser sincera, depois da vacina houve outros momentos de náuseas, só agora no sétimo dia que foi uma junção de vários.
    Escrevo isso agora me sentindo 90% melhor que horas atrás. Mas de olho sempre, né? Ficamos cismados com qualquer mal estar que se dê após a vacina, mas é importante não ignorar nada e estar atenta. Qualquer coisa corremos pro hospital e ficamos na torcida de sermos mais fortes! Sorte pra todos nós!!

  86. Estou confusaaa….não moro em região de risco, mas vou para o carnaval de Salvador.
    Nunca tomei a vacina, há mais de 15 dias que aguardo na minha cidade para tomar a vacina( que infelizmente por “questões politicas” não favorece a população como um todo), enfim…. vou deslocar para outra cidade ver se consigo, como viajo dia 10 e vou tomar a vacina dia 01, será se tem algum problema na imunização ou por Salvador não está sendo considerada uma região de risco não tomaria. O que faço???

  87. Olá eu sou Dora , gostaria de saber att Qt dias a pessoa pode ter reação da vacina ? Pq eu e meus filhos tomamos tem 5 dias e meu filho está aparecendo umas bolinhas vermelhas , eu tenho um pouco de tontura e náusea . Meu filho tem 2 anos e meio ..

    • Olá, Dora!

      Os efeitos colaterais aparecem em pouquíssimas pessoas dentro de 5 dias depois da vacinação. Eles tendem a desaparecer depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  88. Margarida Pontes

    Certamente está faltando orientações médicas a toda a população. Certo que a maioria já foi vacinada, mas muitos estão com receio das reações adversas. Portanto, sugiro que a rede nacional de tv ou outro órgão de comunicação, informe a todos, para que a população se conscientize e não deixe de se vacinar.

  89. Por que eu tomei vacina em 2010 (dose integral) e está escrito em minha carteira de vacinação que devo tomar outra em 2020 se dizem que a vacina é para toda a vida.
    Houve uma readequação da mesma ou incremento de tecnologia??

    • Olá, Paulo!

      A vacina não mudou, não houve readequação ou incremento de nova tecnologia. O que acontece é que novos estudos e descobertas foram feitos e concluiu-se que somente uma dose é necessária.

      Baseando-se nesses estudos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou, em 2014, sua orientação e passou a indicar somente uma dose. Em abril de 2017, o Ministério da Saúde do Brasil decidiu seguir as orientações da OMS e passou a adotar um esquema em que só 1 vacina é necessária para que se garanta a imunidade. Você se vacinou em 2010, antes do Ministério da Saúde ter mudado o esquema. É por isso que está escrito que você deve tomar outra dose.

    • Olá, Nanci!

      Uma minoria de indivíduos vacinados podem sentir sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. Esses sintomas tendem a desaparecer depois de 3 dias. Entretanto, se eles persistirem, é necessário buscar auxílio médico o mais rápido possível.

  90. Minha filha de quatro anos tomou a vacina, no mesmo dia tava febril e se queixava de calafrios,no segundo dia após a vacina ela amanheceu com ánsia de vômito e passou o dia todo assim . é normal esses sintomas?

    • Olá, Maria Cláudia!

      Para uma pequena parcela da população, a vacina pode trazer efeitos como febre, dor de cabeça e dor muscular. Esses sintomas tendem a desaparecer naturalmente dentro de 3 dias. Entretanto, no caso deles persistirem por mais tempo ou se agravarem, é extremamente necessário buscar por auxílio médico.

  91. Ola tudo bem, eu tenho alopecia Areata e já faz mais de 1 ano que parei o tratamento gostaria de saber se posso tomar a vacina?
    E eu também tenho uma bebê de 11 meses e armamento ela ainda, gostaria de saber se tem algum Problemas ?

    • Olá, Nataly!

      Bebês com menos de 6 meses de idade não devem tomar a vacina. Entretanto, não podemos fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  92. Minha dúvida é a seguinte, se depois de tomar a vacina, eu tenho q me cuidadar neste período para que não fique doente e abaixe a minha imunidade, como uma gripe por exemplo?

  93. Tomei a vacina dia 25 de janeiro no dia 29 comecei sentir dor de cabeça febre de até 38 grau dor muscular e até ancia de vomito normal?

    • Olá Luziane,

      Infelizmente, uma pequena parcela das pessoas vacinadas sentem sintomas como febre, dor muscular e dor de cabeça. Entretanto não podemos fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  94. Tomei a vacina hoje …dia 30 as 12:40hs …estou bem preocupada pois estou com uma dor abdominal que nunca tive …e bastante dor de cabeça.
    Muito embora tenho dores de cabeça todos os dias …será que preciso ir.procurar um hospital??.
    Posso tomar uma Dipirona???

    • Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  95. Me chamo José Nascimento, moro em São Paulo, região leste. Tomei a vacina integral no dia 24/01, Hoje 30/01, estou com muita dor no corpo, cansado, e a cabeça dói. Isto pode ser reação a vacina? Será que posso tomar paracetamol ou Dorflex?

    • Olá, José!

      A vacina causa, em uma pequena parcela da população vacinada, sintomas como dores no corpo e irritação no local da aplicação. Entretanto, não podemos fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  96. Ola eu tenho somente o traço da anemia falciforme , porem nao desenvolvi a anemia, vivo uma vida normal, meus exames sao todos ok plaquetas ok. tomo remedio antidepressivo venlafaxina 75mg, e recentemente tomei um antiflamatorio e tomo um suplemento complexo b para tratamento de uma dor no joelho. E estou me recuperando de um leve resfriado dor na garganta. Posso tomar a vacina?

    • Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  97. Boa tarde, eu tenho uma dúvida: quem contraiu chikungunya pode tomar a vacina? Eu procurei em vários lugares e ninguém fala nada.

    • Olá, Marilia

      As pessoas que não devem tomar a vacina sem a expressa orientação médica são pessoas imunossuprimidas, gestantes, lactantes, crianças com menos de 6 meses de idade e idosos. Entretanto, ainda recomendamos que, em caso de dúvida, consulte um especialista.

  98. Olá, Meu esposo de 31 anos tomou a vacina, não sentiu nada,minha mãe de 59 anos tomou a vacina sentiu uma leve dor de cabeça, apenas algumas horas tirou um cochilo e já levantou disposta sem mais nenhuma reação,no outro dia eu e minha filha de 3 anos tomamos a vacina, eu já estava sentindo uma leve dor de cabeça, acho que preciso de óculos para descanso pois trabalho com computador, mas após tomar a vacina continuei por 2 dias com essa dor de cabeça não sei se era pela vacina ou por dor nas vistas. mas melhorei e não senti mais nada, e minha menina graças a DEUS o que eu mais temia, não sentiu nada, somente teve um sono mais intenso e acordou no outro dia com a energia renovada.

  99. Você deu uma informação errada que é MUITO perigosa em “interações medicamentosas”. Pessoas imunosuprimidas, que fazem uso de medicações que alteram a imunidade, não deve tomar essa vacina sem recomendação expressa de um médico, que deve avaliar a necessidade e os riscos dessa pessoa tomar ou não.

    Uma pessoa que faz uso de medicações que alteram a imunidade, pode até MORRER por tomar qualquer tipo de vacina atenuada.

    Portanto, qualquer pessoa que faz uso contínuo de remédios, sejam eles quais forem, deve se consultar com o médico antes de correr pra um posto de saúde… Principalmente porque eles não orientam isso nos postos.

    Fora esse ponto, muito esclarecedor seu texto. Obrigada!!

    • Olá, Lia!

      Primeiramente, muito obrigado pelo seu comentário! Você tem razão quando diz que é bastante perigoso tomar a vacina em conjunto com medicamentos imunossupressores. Foi um erro meu não ter ressaltado ainda mais essa questão no texto, então, desde já, agradeço pela sua correção! Mudei o texto para que essa informação esteja mais destacada e para que não ocorram confusões.

      Novamente, muito obrigado pelo comentário.

  100. Tomei a vacina no dia 24/01, e ontem 29/01, sentir dor de cabeça de média intensidade e a temperatura em torno de 37,4.
    Acho que vale a pena a imunização e nada que um parecetamol não resolva.
    Abraço

    • Olá Waldner,

      Que bom que a sua experiência com a vacinação foi boa, mas é importante não tomar medicamentos sem o conhecimento do seu médico. Procure ajuda, especialmente se a febre não melhorar nos próximos dias.

    • Estou exatamente com estes sintomas. Tomei a vacina no dia 30/01 e no mesmo dia e no dia 31 tive febre de 37,3 graus e leve dor de cabeça. Estou um pouco preocupado. Vamos ver como estarei neste dia 01/02.

  101. Olá! Quem teve esporotricose pode tomar a vacina? Curei a minha ha 2 anos e meio mas até o momento não obtive nenhuma informação a respeito. Obrigada.

    • Olá, Suélem!

      Quem não deve tomar a vacina sem o expresso aconselhamento médico são pessoas imunossuprimidas, gestantes, lactantes, bebês com menos de 6 meses de idade e idosos. Entretanto, ainda recomendamos que, em caso de dúvida, consulte um especialista.

  102. Olá, meu nome é Edgard e eu tomei a vacina ontem, 29/01/2018.
    Dose cheia pois vivo em Minas Gerais.
    Eu confesso que estou com um pouco de medo das reações adversas desta vacina por causa dos casos de óbitos que aconteceram.
    Eu não tenho nenhuma doença dessas citadas nem faço uso de corticoides ou quimioterápicos. Mas, mesmo assim, ainda tenho dúvidas e mesmo depois de ter vacinado.
    A aplicação da vacina foi tranquila.
    O pessoal do posto de saúde onde frequento é nota 10.
    Não sinto dores no momento.
    Nenhuma reação. Acredito por ter sido recente.
    Estou preocupado com os próximos dias. Será que sobreviverei?
    Um abraço, obrigado.

    • Também tomei no dia 29/01/2018 – no dia não senti nada..mas ontem dia 30/01 ..acordei um uma gripe terrivel, garganta ruim , dor no corpo e febre leve…liguei na vigilancia da minha cidade que não há casos nem da doença nem de reação da vacina, mas não quero ser a primeira né.. eles me orientarão a ir ao P.S e foi o que fiz.
      lá uma médica novinha(inexperiente) disse que “achava” que não era reação que “ouviu dizer” que primeiro sintoma são manchas na pele..que “deve” ser gripe mesmo….aff.. acho que os sintomas até dobraram depois disso… independente de ser ou não acho que a orientação e esclarecimentos dos profissionais devem tranquilizar a população, falta de preparo da maioria deles aqui na minha cidade de Caçapava-sp. .. o que tanto seria da gripe e o que tanto seria reação??.. .. “eu acho”…
      boa sorte amigo e que Deus nos proteja e nos livre de todo mal.

  103. Me chamo Antonio, tomei a vacina na sexta feira 26/01/2018, dose fracionada, dia 27 fiquei prostrado, só dormia, dia 28 minhas pálpebras estavam pesadas, ainda cansado, mas sai de casa para caminhar um pouco. Hoje, dia 29/01, sinto-me meio estranho ainda.
    Tenho 51 anos, sou tri-atleta ativo, exame anual perfeito, resultado dia 22/01/2018: sangue completo e em perfeitas condições, ultra abdomem total perfeito, tudo ok.
    Gostaria de saber se ja posso voltar aos meus treinos, pois na minha leitura entendo que tenho que esperar de 5 a 10 dias pois ele fica incubado.
    Agradeço.

    • Olá Antonio, algumas vezes a vacina pode causar reações adversas. Contudo, antes de retomar suas atividades, o aconselhamos a falar com seu médico, como prevenção, afinal, prevenir é sempre o melhor remédio.

  104. Olá,
    Minha mãe tem 82 anos e tomou a vacina no dia 25/01, já faz 4 dias , graças a Deus até o momento não apresentou nenhuma reação. No posto médico em que ela tomou não disseram a ela que ela precisaria passar ao médico para uma avaliação, a própria enfermeira disse que a decisão seria da minha mãe e como acredita que está vindo um surto da doença, disse que se minha mãe tomasse estaria protegida. Agora lendo essa matéria que diz que as reações aparecem de 5 a 10 dias após a vacinação estou extremamente preocupado com minha mãe, ela goza de boa saúde, apenas tem pressão alta que é controlada com medicamentos diários.
    Será que ainda tem algum risco?

    • Olá, Renato

      Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos.

  105. eu tomei a vacina da febre amarela numa sexta feira, no domingo começou a dar manchas pelo corpo, isso pode dar devido a vacina?

    • Olá Elaine,

      Em alguns casos, a vacina pode causar uma reação cutânea no local da aplicação. Entretanto, isso é muito raro. Se as manchas são espalhadas pelo corpo, podem ser um sinal de outro problema. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  106. As informações aqui apresentadas estão bem explicadas, porém não diminuiu o meu medo em tomar a vacina. Meu filho tem apenas 4 anos de idade é alérgico a picada de inseto, não sei se devo vaciná-lo… o que faço?

    • Olá Renata,

      Não existe nenhuma contraindicação em relação a quem tem alergia a picadas de insetos, porque não tem nada do inseto que vai na vacina. Na dose, há apenas uma pequena quantidade do vírus atenuado que, em si, nada tem a ver com o inseto e provavelmente não desencadeará qualquer reação alérgica. Contudo, pessoas com alergia ao ovo não devem ser vacinadas.

      Recomendamos contatar o pediatra de seu filho para que ele possa avaliar a necessidade e os riscos da vacinação, pois somente ele poderá tirar todas as suas dúvidas e dizer se o procedimento é seguro.

    • Olá Angela,

      Raramente, a vacina pode causar efeitos colaterais, entre eles febre, dores de cabeça e reações cutâneas no local da aplicação da vacina. Contudo, se você estiver muito preocupada, recomendamos que leve sua sobrinha no médico, pois somente ele saberá dizer se essas reações são normais ou se podem ser algo mais grave.

  107. Eu tomei à vacina só que depois de um dia comecei a sentir dor de cabeça e muscular o que devo fazer é normal .

    • Olá Teresinha,

      Alguns efeitos colaterais podem surgir em decorrência do uso da vacina, como dores de cabeça e musculares. No entanto, eles são raros. Caso esses sintomas continuem, procure um médico, pois somente ele saberá dizer se há algo de errado ou se é apenas um efeito colateral.

  108. Eu, meu marido e meu bb de 9 meses tomamos na ultima sexta-feira. Ontem, meu marido ficou com dores no corpo e diarréia. Hoje, eu acordei com dores no corpo, cabeça e mal estar. Meu bb por enquanto sem reação. Esses sintomas podem ser por causa da vacina?

    • Olá, Jana!

      Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  109. Eu tomei..faz 5 dias e hoje q estou sentindo muita dor no corpo ..sono e um pouco de dor de cabeça ..sei q muita gente dizz que sentiram …pode tomar alguma coisa pr dor tipo dipirona?

    • Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

    • Olá, Sérgio!

      Uma pequena parcela da população vacinada sente efeitos colaterais como dor e irritação no local da aplicação. Entretanto, não podemos fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Em caso de dúvidas, procure orientação médica.

  110. Boa noite.
    Eu tenho uma falha no crânio por conta de um acidente que sofri. Tomo fernorbital diariamente. Tenho receio de tomar esta vacina por conta do tratamento e futura cirurgia que tenho que fazer.
    Obrigada

    • Lamentamos a impossibilidade de fornecer conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais, pois somos impossibilitados pela ANVISA de prestar tal atendimento. Mas nós esperamos que você encontre respostas dentro de nosso site, através de informações como bulas ou até mesmo conteúdos e artigos. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 190 imediatamente.

  111. Boa noite,eu já tomei quando eu tinha 18 anos em época que viajei para o Para e hoje eu tenho 47 anos,será que eu preciso tornar novamente,obrigado

  112. Tomei a vacina a 8 dias e estou cheio de dor no corpo e muita molesa. O q faço p cortar esse efeito colateral da vaciva?

    • Olá, Ariovaldo!

      Os efeitos colaterais da vacina tendem a desaparecer naturalmente depois de 3 dias. Caso isso não aconteça depois desse período ou caso os sintomas se tornem muito intensos, busque auxílio médico o mais rápido possível.

  113. Eu não tomei e confesso que tenho medo , pois há muitos áudios falando mal da vacina . ..creio que toda a população deveria ser mais informada a respeito.

    • Olá Rosimeire,

      As vacinas sofrem muito preconceito, pois muita gente não entende seu funcionamento e sua eficácia. É fato que, em pessoas com o sistema imune debilitado, ela pode trazer efeitos colaterais graves, mas isso não é tão comum quanto se pensa. Se você deseja tomar mas tem medo, consulte seu médico de confiança e discuta com ele os riscos e benefícios. Existem algumas contraindicações, mas a maioria das pessoas pode tomar e tolerar bem a vacina.

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.