Redação Minuto Saudável
30/06/2017 16:07

Usar aparelhos eletrônicos durante a noite interfere na qualidade do sono

As crianças e adolescentes que nasceram em um mundo repleto de aparelhos tecnológicos e redes de internet sem fio cresceram com o costume de carregar consigo smartphones e tablets, inclusive em horários de descanso.

Apesar disso, um estudo realizado recentemente na Noruega, por pesquisadores da Uni Research Health, chegou à conclusão que esse hábito pode ser extremamente prejudicial aos adolescentes.

Noites interrompidas

Foram observados jovens entre 16 e 19 anos que tinham o costume de passar mais de duas horas com os aparelhos eletrônicos. Como resultado, comprovou-se que o uso prolongado afetou as noites de sono, e consequentemente, reduziu o rendimento escolar.

Livro impresso x tablet

Aparentemente o problema também pode afetar os leitores de versões digitais de livros. Um estudo feito pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou que a leitura de tablets antes de dormir afeta consideravelmente as noites de sono.

Trocar os livros comuns pelas versões digitalizadas pode não ser a melhor opção, principalmente durante a noite. A luz dos aparelhos pode interferir no relógio biológico, que é guiado naturalmente pela incidência de luminosidade (dia e noite).

A explicação é simples, o tempo de exposição à luz artificial dos aparelhos tecnológicos (tablets, smartphones e televisões de LED) pode afetar a produção de melatonina, hormônio responsável por regular as noites de sono.

Alternativas

Antes de dormir, é preferível que os tablets e smartphones sejam deixados de lado. Sempre que possível, troque a versão digital pelo livro impresso. Procure leituras relaxantes e que não prendam muito a atenção (histórias que exigem demais do raciocínio também podem interferir no sono). Além disso, evite assistir programas ou filmes muito agitados.

Saiba mais:

A importância da leitura no dia a dia

18/04/2019 16:26

Redação Minuto Saudável

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*