Aqui no Minuto Saudável você confere muitas dicas e resenhas sobre vários produtos relacionados à maquiagem: batom, base, sombra, rímel e a lista continua.
Mas este texto vai falar sobre um item que não pode jamais, sob hipótese nenhuma, faltar em seu estojo de make: o demaquilante.
Ele é conhecido como “a maneira mais segura e eficaz de tirar a maquiagem sem danificar a sua pele”, o que é totalmente verdade.
Quer saber mais sobre esse produtinho in-dis-pen-sá-vel? Então confira:
O demaquilante é um produto usado para retirar a maquiagem. Ele também serve para remover células mortas, oleosidade, protetores solares e demais impurezas que ficam na pele. O seu uso contínuo ajuda na prevenção de rugas, linhas de expressão e inflamações (como a acne).
Esse produto é mais eficiente do que os sabonetes, principalmente quando se trata de retirar maquiagens mais pesadas ou à prova d’água.
Outro detalhe que é legal mencionar sobre esse produto é que existem demaquilantes indicados especificamente para algumas regiões do rosto, por exemplo, os olhos.
Isso porque essa área da face possui a pele mais fina e, portanto, mais frágil também, o que requer um produto menos agressivo: sem álcool (para não irritar os olhos) e de aspecto preferencialmente cremoso.
Existem várias apresentações de demaquilante, como sabonetes, géis, espumas e cremes — e cada uma delas é indicada para um tipo específico de pele.
Alguns são mais eficientes para remover makes pesadas e à prova d’água, outros ajudam a limpar e remover impurezas como a poluição.
Que usar demaquilante é importante, isso a maioria das pessoas já sabe. Mas você sabe o porquê ele deve ser usado todos os dias? Bom, a primeira vantagem desse produto é tirar toda a maquiagem sem agredir a pele com os tradicionais "esfregões" que deixam a derme vermelha e irritada.
Evitar manchas e alergias que podem aparecer ao longo prazo é mais razão para demaquilar a pele todas as vezes que utilizar maquiagem.
Como dito antes, embora a principal função do demaquilante se retirar a maquiagem, ele também pode ser usado por pessoas que não usam maquiagem mas gostam de limpar a derma facial, removendo as sujeiras do cotidiano e o excesso de oleosidade.
Usar demaquilante é muito fácil e prático, qualquer pessoa consegue fazer. Basta colocar um pouco do produtinho em um pedaço de algodão e passar na pele maquiada (geralmente o rosto e pescoço) com movimentos suaves.
Alguns demaquilantes indicam a necessidade de enxaguar após a limpeza da pele, outros não precisam. Por isso, vale ler o rótulo!
Isso deve ser feito toda vez que a maquiagem for usada. Não se esqueça que dormir com a make acaba deixando a pele manchada ou com aparência envelhecida, principalmente se isso se tornar um hábito frequente.
Também podem ser usados antes de aplicar a make, ajudando na limpeza e tonificação da derme. Isso deixa a maquiagem mais uniforme, podendo durar mais tempo.
Os demaquilantes podem ter várias apresentações. Os mais comuns são em lenços, cremes, bifásico (água com óleo), espuma, gel e até em toalhas.
Como dito anteriormente, os demaquilantes podem ser para o rosto (testa, bochecha, queixo, nariz, etc) ou especificamente para a região dos olhos, que é mais sensível.
Os produtos que são destinados para remover a make das pálpebras, cílios e linha d’água geralmente trazem essa informação no rótulo.
Bom, tudo bem, mas e para a pele? Quais são as opções de apresentação dos demaquilantes para tirar o restante da make?
Dá uma conferida na listinha abaixo que traz as principais vantagens de cada tipo de demaquilante e exemplos de marcas:
A área dos olhos é bem mais delicada do que o restante da pele facial e por isso requer produtos que foram especialmente manipulados para essa região. ALém disso, é comum que os olhos recebam maquiagens mais pesadas e à prova d’água, como rímel e lápis.
Por isso, há produtinhos voltados para esse cuidado de remoção mais aprofundada.
Conheça alguns demaquilantes que cumprem esse papel:
*Preços consultados em maio de 2020. Os valores podem sofrer alterações.
O lenço demaquilante é perfeito para quem gosta de praticidade. Isso, porque eles são a opção ideal para quem tem um dia bem corrido.
Outro ponto positivo para essa apresentação de demaquilante é a facilidade para transportar em viagens ou mesmo na própria bolsa, permitindo assim, que a pele seja limpada em qualquer lugar.
Entre os exemplos de lenços demaquilantes estão:
*Preços consultados em maio de 2020. Os valores podem sofrer alterações.
A água micelar é a apresentação do removedor líquido (à base de óleo e água) com algum tipo de água termal ou floral.
Ao entrar em contato com a pele, eles elementos formam micelas (daí o nome) que são espécies de cápsulas que absorvem as impurezas, como se fossem uma esponja. Além disso, a água micelar não precisa de enxágue, o que a torna um produto bem prático!
Para passá-la, é bem fácil: basta umedecer um pedaço de algodão ou um lencinho de papel com essa “aguinha” e passar no rosto sobre as camadas da maquiagem.
Confira a nossa lista com as principais marcas que possuem água demaquilante:
*Preços consultados em maio de 2020. Os valores podem sofrer alterações.
Se engana quem pensa que somente peles secas podem recorrer aos óleos demaquilantes. A formulação da maioria destes produtinhos conta com tecnologia adequada para todos os tipos de pele, até as oleosas..
Esse tipo de produto também é muito utilizado para a remoção das maquiagens mais pesadas ou à prova d’água.
Confira alguns óleos demaquilantes:
*Preços consultados em maio de 2020. Os valores podem sofrer alterações.
A vantagem de se usar um creme demaquilante é que, além de remover a maquiagem ou sujeira, o produto também pode contar com ação de hidratantes ou esfoliantes, contribuindo para a rotina de skin care.
Confira alguns exemplos desse tipo de removedor de maquiagem:
*Preços consultados em maio de 2020. Os valores podem sofrer alterações.
Essa apresentação de demaquilantes é indicado para remover as maquiagens mais leves, como sombras e blush. Também é recomendada para quem não quer tirar a make, mas sim somente fazer uma limpeza na pele.
Um ponto negativo é que a maioria dos demaquilantes em espuma precisam de enxágue após a aplicação do produto.
Conheça alguns exemplos:
*Preços consultados em maio de 2020. Os valores podem sofrer alterações.
Esse é um dos tipos de demaquilante menos conhecidos, mas é uma versão bem prática. Isso, porque com o demaquilante em bastão você pode corrigir pequenos traços sem remover a maquiagem na área ao redor.
Por exemplo, ao fazer o delineado, o canto externo do olho ficou borrado? Então aproveite o removedor em bastão para tirar somente o que você errou.
Um exemplo desse produto é o Demaquilante Vult Stick que vem em formato de lápis e deixa a pele sequinha, já que não tem textura oleosa.
Os demaquilantes em gel são conhecidos por terem uma absorção rápida, deixando uma sensação de frescor na pele.
A forma de aplicação também varia um pouquinho. A maioria não necessita de lencinhos ou algodão. Basta colocar o produto na mão e passar no rosto, massageando a pele. Depois, é só enxaguar.
Esse tipo de produto é indicado para peles oleosas porque a textura é mais leve e ajuda a remover o excesso de óleo da derme.
Quer saber mais? Então vamos logo para o exemplos de marcas:
*Preços consultados em maio de 2020. Os valores podem sofrer alterações.
Antes de tudo, é importante explicar o que é um demaquilante bifásico.
Esse produto, como o próprio nome já indica possui duas fases: uma aquosa e outra oleosa.
Alguns produtos (como uma base de alta cobertura e a prova d’água) são mais difíceis de serem removidos, necessitando da combinação da água e do óleo.
Isso, porque a combinação desses 2 elementos permite uma remoção total da make com mais facilidade e sem irritar a pele.
Agora que você já sabe o que é um demaquilante bifásico, aqui fica a nossa listinha com algumas sugestões:
*Preços consultados em maio de 2020. Os valores podem sofrer alterações.
As toalhas demaquilantes são feitas com microfibras de poliéster extremamente finas que “agarram” a sujeira presente na pele.
Para usá-la, basta umedecer a toalha com água e passá-la delicadamente no rosto. Depois disso, você pode completar a limpeza com um sabonete ideal para a sua pele.
Conheça alguns exemplos:
*Preços consultados em maio de 2020. Os valores podem sofrer alterações.
Essa é uma pergunta bem difícil de responder, já que ela não tem uma resposta exata. A verdade é que os gostos pelos demaquilantes são relativos e bem pessoais. Além dessa questão de gosto pessoal, também é necessário analisar o tipo de pele e os ingredientes que compõem a opção escolhida.
Por exemplo, quem tem pele oleosa deve optar por produtos que sejam oil free, ou seja, sem óleos.
Já pessoas com pele seca podem apostar em demaquilantes cremosos que também vão ajudar a hidratar a pele.
Para remover a maquiagem mais pesada, invista nos produtos em óleo ou bifásicos. Agora, se a make forma mais básica, a melhor opção pode ser a micelar.
Aqui fica a dica: leia o rótulo do demaquilante antes de comprá-lo. Assim, você evita produtos que não são feitos para o seu tipo de pele.
O fato é que para saber qual é o melhor demaquilante, você deve testar até achar o removedor que é o par ideal para a sua make.
Mas importante do que usar produtos “populares ou famosinhos”, é buscar demaquilantes que tenham qualidade e sejam indicados para o seu tipo de pele.
A principal diferença entre a água micelar e o demaquilante é o tipo de maquiagem que cada produto é capaz de remover. A água micelar consegue limpar pequenas impurezas e por isso é indicada para maquiagens mais leves (como o blush).
Já o demaquilante é indicado para remover produtos de maquiagem mais pesados ou que sejam à prova d’água como rímel, sombras e base.
É claro que ambos têm seus prós e contras.
Por exemplo, a água micelar não precisa de enxágue enquanto o demaquilante geralmente pede uma lavagem no rosto após a aplicação para evitar o acúmulo de óleo sobre a pele.
Por outro, como dito antes, o demaquilante é capaz de fazer uma limpeza mais profunda enquanto a água micelar é mais indicada para a remoção de sujeiras superficiais.
Mas se é assim, como vou saber qual devo usar?
Bem, a dica é avaliar a situação. Por exemplo:
A regra é, então, encontrar aquele produtinho que dá os melhores resultados para a sua pele e as suas necessidades. Nem tem outro jeito senão testar!
Os demaquilantes são de extrema importância para remover a make sem danificar a pele.
Você já usou algum dos produtinhos que foi citado aqui? Conta pra gente! Se você ainda está procurando o seu par ideal, comente o seu tipo de pele e qual deles te chamou mais atenção.
A redação do Minuto Saudável sempre tem novidades bacanas sobre o mundo das maquiagens. Confira nossos textos e aproveite para ler as resenhas sobre os principais cosméticos.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.