O terceiro mês do ano é multicolorido, com diversas campanhas de saúde, como o Março Verde, referente ao mês da Conscientização em Saúde Visual. Idealizada pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), a campanha amplia a atenção à saúde ocular, com foco na população em idade escolar.
A campanha conta também com o apoio de entidades estaduais afiliadas e de instituições como a Frente Parlamentar da Optometria (56ª leg.), o World Council of Optometry (WCO) e a Asociación Latinomericana de Optometría y Óptica (ALDOO).
Continue lendo o artigo para conhecer o Março Verde e saber como contribuir para ampliar a conscientização.
Índice — Neste artigo, você irá encontrar:
São diversas as possibilidades de doenças que afetam a visão, mas o maior foco da campanha são aqueles que resultam em cegueira no(a) paciente. O Março Verde, de modo geral, visa conscientizar acerca do acompanhamento da saúde da visão, justamente para evitar as consequências mais extremas.
Segundo informações da International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB), estas são algumas das principais condições ligadas à perda de visão (dados globais):
Alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas, além de manter um sono regular de no mínimo 8 horas por dia, é essencial para manter a saúde da visão.
Além disso, é bastante recomendado o uso de óculos escuros e o uso de colírios lubrificantes, principalmente quando o ambiente ou os olhos estão secos.
A campanha Março Verde, no entanto, tem um foco maior no hábito da consulta com o(a) optometrista, o(a) profissional responsável pela atenção primária à saúde visual e ocular.
O hábito de consultas regulares pode ajudar a detectar diversas condições no princípio do seu desenvolvimento, evitando a perda total de visão nos casos em que é possível tratar a doença.
O Março Verde tem uma página oficial e, em sua home page, alguns dados alertam para a importância da campanha. Segundo a fonte, mais de 67 milhões de brasileiros nunca fizeram uma avaliação da visão (optometria) e mais de 90% dos casos de perda de visão poderiam ser evitados com diagnóstico precoce.
Além disso, o site aponta também a demora para conseguir atendimentos na rede pública de saúde, gerando um grande impacto no acesso que algumas camadas da sociedade tem aos tratamentos.
A campanha aponta, ainda, que pelo menos 30% das crianças em idade escolar tem um problema de visão. Além disso, a entidade alerta que, no contexto do desenvolvimento da população brasileira, é preciso considerar as relações entre visão e aprendizado, uma vez que o rendimento de uma pessoa pode estar diretamente ligado à saúde de sua visão.
Assim como nas demais campanhas, você pode contribuir conscientizando amigos, familiares e colegas com informações sobre saúde visual.
No site oficial da campanha, é possível baixar diversos materiais, digitais e para impressão, que ajudam a divulgar os principais pontos da iniciativa. Você também pode procurar os órgãos públicos do seu bairro ou da sua cidade que aderiram à campanha.
Conheça as outras cores das campanhas de março:
A campanha Março Verde visa ampliar o acesso aos conhecimentos sobre saúde ocular, incentivando consultas regulares para a detecção precoce de doenças que podem causar perda parcial ou total da visão.
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Rafaela Sarturi Sitiniki
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