Fitness

Qual a diferença entre atividade e exercício físico?

Publicado em: 22/02/2023Última atualização: 22/02/2023
Publicado em: 22/02/2023Última atualização: 22/02/2023
Mulher praticando exercício correndo em um fundo degrade de roxo e rosa.Mulher praticando exercício correndo em um fundo degrade de roxo e rosa. Créditos: Freepik.
Publicidade
Publicidade

Nosso corpo foi feito para se mexer, com músculos, articulações e um sistema nervoso que nos permite fazer atividades e exercícios físicos realmente incríveis. De uma simples caminhada a esportes de alto rendimento, passando por artes, experimentos e brincadeiras, a regra é colocar o corpo em movimento.

A falta de tempo, os longos períodos de exposição a telas e mesmo condições psicológicas, como a depressão, por exemplo, têm levado cada vez mais pessoas a desenvolver um comportamento sedentário. Esse cenário é ainda pior entre as crianças, que estão cada vez mais afastadas de atividades lúdicas.

As atividades e exercícios físicos estão diretamente relacionados com a melhora do bem-estar físico e psicológico de todas as faixas etárias. Mas qual a diferença entre atividades e exercícios físicos?

Continue lendo o artigo para entender o que significa cada opção e escolher qual é a melhor para incluir na sua rotina:

Índice — Neste artigo, você irá encontrar:

  1. Qual a diferença entre atividade e exercício físico?
  2. Benefícios das atividades e dos exercícios físicos
  3. Como e onde fazer?

Qual a diferença entre atividade e exercício físico?

Todo exercício físico é uma atividade física, mas não o contrário. Isso acontece, porque o conceito de atividade física se refere a toda e qualquer movimentação corporal voluntária que gaste mais energia do que ficar parado (em repouso).

Levantar da cama, preparar uma comida, caminhar, tomar banho, passear com o cachorro, comer, subir uma escada, jogar bola, correr, dançar, soltar pipa, virar a página de um livro… Tudo o que fazemos e que envolve nosso corpo em movimento pode ser considerado uma atividade física.

Já o exercício físico é uma atividade realizada a partir de um planejamento, com métodos e objetivos específicos. Quando falamos de exercícios, estamos nos referindo à ciência do corpo em movimento, pensando no funcionamento do organismo, com sua nutrição, fisiologia e outros elementos pertinentes.

Os exercícios físicos são desenvolvidos com objetivos específicos, com o intuito de manter ou melhorar alguma habilidade corporal. Aqui, não é subjetividade que guia a atividade, mas o conhecimento técnico adaptado às necessidades de cada indivíduo.

Leia mais: Exercícios aeróbicos: dicas para fazer em casa e na academia

Publicidade
Publicidade

Benefícios da atividade e do exercício físico para a saúde

Atividade ou exercício, a prática de ambos é amplamente recomendada, pois promovem uma considerável melhora da saúde física e mental.

A psicóloga especialista em neuropsicologia, Thayna Rose, explica que “a atividade física pode trazer benefícios à saúde mental, pois quando nos exercitamos, há a liberação de substâncias químicas que proporcionam a sensação de bem-estar e de felicidade".

Atividades e exercícios físicos podem ser indicados no tratamento de condições psicológicas. Segundo Thayna, "muitas vezes, é recomendado que pacientes ansiosos ou com depressão realizem atividades para haver essa produção de substâncias como a serotonina, auxiliando na redução dos sintomas".

Para além dos pacientes com condições psicológicas, a especialista aponta que as atividades e exercícios físicos também são recomendados a “todas as pessoas que possuem uma rotina agitada e necessitam de uma válvula de escape”.

Movimentar o corpo também libera o chamado hormônio do bem-estar (endorfina), ajudando o organismo a regular o humor e o sono, além de proporcionar significativa melhora da memória e da imunidade.

Portanto, evitar o comportamento sedentário é uma profilaxia bastante conhecida. Diversos estudos apontam que atividades e exercícios físicos podem ajudar a prevenir condições como câncerdiabetehipertensãoAVC e outras doenças cardiovasculares.

Emagrecer, criar condicionamento físico, melhorar capacidade cardiorrespiratória ou aprimorar o rendimento de um atleta de alta performance, por exemplo, já são objetivos que exigem exercícios físicos específicos e adaptados para cada corpo.

Ainda que as atividades físicas sejam benéficas para o organismo, vale lembrar que os corpos têm particularidades. Passar dos limites ou praticar exercícios de forma inadequada pode causar lesões e trazer consequências irreversíveis.

Para evitar problemas, é sempre bom pensar sobre como e onde fazer atividades e exercícios físicos.

Três mulheres na grama de um parque ensolarado praticando exercícios.
Publicidade
Publicidade

Como e onde fazer?

As atividades físicas, como vimos, são todas as que envolvem movimentação do corpo, ou seja, podem ser realizadas em qualquer lugar, conforme a vontade ou necessidade.

Isso não significa, no entanto, que devemos fazer tudo no automático. É muito importante pensarmos o que queremos para o nosso corpo e, dentro das possibilidades, cabe a nós buscarmos pelos objetivos.

Como o exercício físico é mais metódico, uma série de ponderações precisam ser feitas para adequar as atividades aos objetivos. Além disso, os exercícios exigem mais atenção durante a execução, com o intuito de evitar acidentes e possíveis lesões.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o que é considerado o mínimo necessário para os seres humanos, no que diz respeito às atividades físicas. As informações também são replicadas pelo Ministério da Saúde e dizem o seguinte:

  • Crianças e adolescentes de até 17 anos: 60 minutos de atividades e/ou exercícios voltados para o desenvolvimento dos músculos e ossos, pelo menos 3 vezes por semana;
  • Adultos: atividades e exercícios que fortalecem a musculatura pelo menos duas vezes por semana, somando um mínimo de 150 minutos semanais;
  • Idosos: recomenda-se o mesmo que o indicado para pessoas adultas, mas com a adição de exercícios de equilíbrio.

Atividades e exercícios físicos podem ser realizados em qualquer local, desde que o ambiente permita a correta execução dos movimentos. 


Lembre-se que a prática de exercícios físicos é ainda mais benéfica e eficiente quando executada com orientação de um(a) profissional de educação física ou personal trainer.

Continue acompanhando o portal do Minuto Saudável para mais informações sobre saúde e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das nossas dicas!


Referências

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade