Nosso corpo foi feito para se mexer, com músculos, articulações e um sistema nervoso que nos permite fazer atividades e exercícios físicos realmente incríveis. De uma simples caminhada a esportes de alto rendimento, passando por artes, experimentos e brincadeiras, a regra é colocar o corpo em movimento.
A falta de tempo, os longos períodos de exposição a telas e mesmo condições psicológicas, como a depressão, por exemplo, têm levado cada vez mais pessoas a desenvolver um comportamento sedentário. Esse cenário é ainda pior entre as crianças, que estão cada vez mais afastadas de atividades lúdicas.
As atividades e exercícios físicos estão diretamente relacionados com a melhora do bem-estar físico e psicológico de todas as faixas etárias. Mas qual a diferença entre atividades e exercícios físicos?
Continue lendo o artigo para entender o que significa cada opção e escolher qual é a melhor para incluir na sua rotina:
Índice — Neste artigo, você irá encontrar:
Todo exercício físico é uma atividade física, mas não o contrário. Isso acontece, porque o conceito de atividade física se refere a toda e qualquer movimentação corporal voluntária que gaste mais energia do que ficar parado (em repouso).
Levantar da cama, preparar uma comida, caminhar, tomar banho, passear com o cachorro, comer, subir uma escada, jogar bola, correr, dançar, soltar pipa, virar a página de um livro… Tudo o que fazemos e que envolve nosso corpo em movimento pode ser considerado uma atividade física.
Já o exercício físico é uma atividade realizada a partir de um planejamento, com métodos e objetivos específicos. Quando falamos de exercícios, estamos nos referindo à ciência do corpo em movimento, pensando no funcionamento do organismo, com sua nutrição, fisiologia e outros elementos pertinentes.
Os exercícios físicos são desenvolvidos com objetivos específicos, com o intuito de manter ou melhorar alguma habilidade corporal. Aqui, não é subjetividade que guia a atividade, mas o conhecimento técnico adaptado às necessidades de cada indivíduo.
Leia mais: Exercícios aeróbicos: dicas para fazer em casa e na academia
Atividade ou exercício, a prática de ambos é amplamente recomendada, pois promovem uma considerável melhora da saúde física e mental.
A psicóloga especialista em neuropsicologia, Thayna Rose, explica que “a atividade física pode trazer benefícios à saúde mental, pois quando nos exercitamos, há a liberação de substâncias químicas que proporcionam a sensação de bem-estar e de felicidade".
Atividades e exercícios físicos podem ser indicados no tratamento de condições psicológicas. Segundo Thayna, "muitas vezes, é recomendado que pacientes ansiosos ou com depressão realizem atividades para haver essa produção de substâncias como a serotonina, auxiliando na redução dos sintomas".
Para além dos pacientes com condições psicológicas, a especialista aponta que as atividades e exercícios físicos também são recomendados a “todas as pessoas que possuem uma rotina agitada e necessitam de uma válvula de escape”.
Movimentar o corpo também libera o chamado hormônio do bem-estar (endorfina), ajudando o organismo a regular o humor e o sono, além de proporcionar significativa melhora da memória e da imunidade.
Portanto, evitar o comportamento sedentário é uma profilaxia bastante conhecida. Diversos estudos apontam que atividades e exercícios físicos podem ajudar a prevenir condições como câncer, diabete, hipertensão, AVC e outras doenças cardiovasculares.
Emagrecer, criar condicionamento físico, melhorar capacidade cardiorrespiratória ou aprimorar o rendimento de um atleta de alta performance, por exemplo, já são objetivos que exigem exercícios físicos específicos e adaptados para cada corpo.
Ainda que as atividades físicas sejam benéficas para o organismo, vale lembrar que os corpos têm particularidades. Passar dos limites ou praticar exercícios de forma inadequada pode causar lesões e trazer consequências irreversíveis.
Para evitar problemas, é sempre bom pensar sobre como e onde fazer atividades e exercícios físicos.
As atividades físicas, como vimos, são todas as que envolvem movimentação do corpo, ou seja, podem ser realizadas em qualquer lugar, conforme a vontade ou necessidade.
Isso não significa, no entanto, que devemos fazer tudo no automático. É muito importante pensarmos o que queremos para o nosso corpo e, dentro das possibilidades, cabe a nós buscarmos pelos objetivos.
Como o exercício físico é mais metódico, uma série de ponderações precisam ser feitas para adequar as atividades aos objetivos. Além disso, os exercícios exigem mais atenção durante a execução, com o intuito de evitar acidentes e possíveis lesões.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o que é considerado o mínimo necessário para os seres humanos, no que diz respeito às atividades físicas. As informações também são replicadas pelo Ministério da Saúde e dizem o seguinte:
Atividades e exercícios físicos podem ser realizados em qualquer local, desde que o ambiente permita a correta execução dos movimentos.
Lembre-se que a prática de exercícios físicos é ainda mais benéfica e eficiente quando executada com orientação de um(a) profissional de educação física ou personal trainer.
Continue acompanhando o portal do Minuto Saudável para mais informações sobre saúde e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das nossas dicas!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.