A gravidez gera uma série de mudanças no organismo, e o deixa suscetível a inúmeras outras, dentre elas a diabete gestacional. Para saber lidar com o problema é importante conhecer suas causas e formas de tratamento.

O aumento dos níveis de açúcar durante a gestação geralmente ocorre a partir do segundo trimestre e se estende até o fim da gravidez. Neste período os cuidados devem ser redobrados para que a situação não se agrave.

Os sintomas

A doença pode ser assintomática, contudo em outros casos a vontade constante de fazer xixi, aumento do apetite, mal-estar, cansaço e fadiga podem ser confundidos com as sensações comuns da gestação.

Propensão

Saiba os principais fatores interferentes no seu desenvolvimento:

  • Histórico familiar de diabetes;
  • Mulheres com ovários policísticos;
  • Estar acima do peso.

Gestantes já diabéticas devem mudar medicação

Mulheres que eram diabéticas antes da gestação precisam tomar mais cuidados. A mudança de medicação deve ser feita antes mesmo da gravidez, pois medicamentos como hipoglicemiantes orais são contraindicados nesse período.

Alimentação adequada

Uma dieta balanceada em conjunto com a prática de exercícios físicos, geralmente são suficientes para tratar o problema.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.