Fitness

Crianças no celular: pode gerar atraso no desenvolvimento?

Publicado em: 30/01/2019Última atualização: 11/09/2020
Publicado em: 30/01/2019Última atualização: 11/09/2020
Foto de capa do artigo
Antigamente existia a preocupação de que as crianças não ficassem muito tempo em frente à televisão. Hoje isso continua, porém o dispositivo pode ter mudado.Os chamados smartphones e tablets podem até ser um bom entretenimento para os pequenos, mas o fato é que eles podem afetar sua coordenação motora e sua capacidade cognitiva ao longo do tempo.O perigo está na quantidade de horas em frente às telas: quando esse tempo é elevado, isso pode afetar o desenvolvimento da criança.Essa relação foi estabelecida através de uma pesquisa canadense publicada na revista JAMA Pediatrics, que analisou se o uso dos celulares na infância tem relação com mau desempenho em testes de desenvolvimento infantil.O primeiro passo foi acompanhar mais de 2 mil mães e seus filhos (desde o nascimento até o crescimento dos bebês).Desde o começo da pesquisa as mães informaram aos pesquisadores o tempo que seus filhos passavam no celular em dias úteis e fins de semana. Elas também responderam questionários relacionados ao desempenho da criança em testes de desenvolvimento aos 2, 3 e 5 anos de idade.Como resultado, os pesquisadores observaram que crianças de 24 meses que ficavam mais tempo em frente às telas tiveram resultados ruins em testes de desenvolvimento aos 36 meses. O mesmo aconteceu em testes para idades seguintes.Apesar de não explicar de forma clara as relações entre causa e efeito, o estudo confirma a existência de uma possível ligação entre o excesso de uso de telas e dificuldades no desenvolvimento.Portanto, a questão é que o problema não está no uso do celular, mas sim nas horas que a criança fica conectada aos dispositivos.
Publicidade
Publicidade

Pais devem restringir o uso das tecnologias

O alerta aos pais é sempre necessário. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não recomenda o uso de celulares e tablets para crianças menores de 2 anos. E naquelas com idade entre 2 a 5 anos, o uso deve ser de apenas uma hora por dia, e sempre com a supervisão de um adulto.Nessa faixa etária, é importante que os pais diminuam as horas que o filho fica em frente aos aparelhos, e troque-as por um momento em família ou por atividades com outras crianças. Ou seja, é fundamental ensinar o filho a interagir, conversar e ter contato com outras pessoas.E se a criança tiver uma idade maior, é importante que os pais tenham acesso a tudo que ela vê. Conteúdos violentos e de natureza sexual são facilmente encontrados na internet. Por isso, vale a preocupação de não deixar o pequeno em contato com esse tipo de material.Mas também vale lembrar que nem tudo é ruim. Uma boa utilização dos dispositivos conectados à internet pode trazer alguns benefícios para a criança.Programas educativos, jogos que ajudam no aprendizado, são exemplos que podem auxiliar para que seu filho trabalhe as habilidades cognitivas.Contudo, isso também precisa partir dos pais, que devem ter o controle sobre o aparelho da criança, independente da idade.
Uma vez que as crianças utilizam os dispositivos móveis em excesso, elas se distanciam de amigos e familiares. Isso as deixa menos pacientes, menos atentas e com menor capacidade de se expressar.Por isso, não troque os momentos com seu pequeno e estimule o bom uso das tecnologias!Fonte: JAMA Pediatrics
Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade