Como o próprio nome indica, o comprimido revestido é um tipo de comprimido, administrado por via oral, que possui uma ou duas camadas de um revestimento específico e fino que cumpre determinadas funções.
Já os comprimidos sem revestimento não possuem essas (as) camada (as) que alteram a absorção e liberação pelo organismo.
No artigo a seguir, você descobre mais a respeito do tipo de comprimido, para que serve e se ele pode ser partido ou triturado. Confira!
Índice – Neste artigo, você vai encontrar:
- Para que serve o comprimido revestido?
- Pode partir ou triturar comprimido revestido?
- Vantagens e desvantagens do comprimido revestido
Para que serve o comprimido revestido?
O revestimento desse tipo de comprimido serve para proteger o medicamento da luz, umidade e oxigênio, ajudar a reduzir e/ou melhorar possíveis cheiros e gostos desagradáveis do comprimido, reduzir possíveis efeitos colaterais e/ou irritações estomacais e alterar a estética do medicamento.
Os comprimidos revestidos com liberação prolongada tem o objetivo de liberar a medicação de uma maneira controlada e prolongada.
Já nos de liberação retardada, o revestimento é feito de um material resistente aos ácidos do estômago e tem o objetivo impedir que os princípios ativos dos medicamentos sejam destruídos antes de chegar ao intestino. Ou seja, os comprimidos deste tipo são absorvidos e fazem efeito quando chegam ao intestino.
Entre os exemplos de medicamentos com comprimidos revestidos estão:
Leia também: Comprimidos Efervescentes: conheça os mais comuns
Pode partir ou triturar comprimido revestido?
Não, o comprimido revestido não pode ser partido ou triturado. Além disso, esse tipo de comprimido também não pode ser mastigado, diluído em líquidos ou misturado com alimentos, pois podem atrapalhar o efeito e comprometer o tratamento..
Ou seja, ao partir, triturar, mastigar ou diluir o comprimido, o revestimento é destruído, a dose é alterada podendo ser tanto diminuída ou aumentada e o medicamento pode perder sua eficácia, função e segurança.
Vantagens e desvantagens do comprimido revestido
Entre as vantagens dos comprimidos revestidos estão a ausência de odores e gosto fortes, a proteção do estômago contra possíveis irritações, assim como a proteção do princípio ativo do medicamento.
Ainda, no caso da versão de liberação prolongada, há a vantagem de número reduzido de doses, sendo que, em alguns casos, o medicamento pode ser tomado apenas uma vez por dia.
Já entre as desvantagens estão os riscos de erro na administração, devido ao fato de que o medicamento não pode ser partido e triturado e o alto custo de produção farmacêutica, que reflete no preço pago pelos (as) pacientes.
____________________
Os comprimidos revestidos ou não possuem diferentes formas, tamanhos e cores e são a forma farmacêutica mais popular.
No caso de dúvidas na administração de comprimidos e outras formas farmacêuticas, entre em contato com um (a) farmacêutico (a) para melhor orientação.
No site e nas redes sociais do Minuto Saudável, você encontra diversos conteúdos sobre remédios, saúde, tratamentos, bem-estar e muito mais!
Referências
- Comprimidos revestidos são feitos para liberar as substâncias no intestino — Programa Bem-Estar;
- Cortar comprimidos ao meio pode trazer sérios riscos à saúde — Guia da Farmácia;
- Formas farmacêuticas sólidas: comprimidos e comprimidos revestidos — Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP);
- Por que certos comprimidos têm um sulco no meio e outros não? — Departamento de Farmacologia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- Vocabulário Controlado de Formas Farmacêuticas, Vias de Administração e Embalagens de Medicamentos — Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).