O Alzheimer é uma doença que prejudica as funções neurológicas, causando perda de memória recente. A concentração, assim como o aprendizado e a comunicação também são afetados. Considerada neuro-degenerativa, ela incapacita gradativamente o paciente.
Alguns fatores podem estar relacionados ao desenvolvimento da doença: idade, sexo, (sendo a maior incidência da doença nas mulheres), histórico familiar, síndrome de down e traumatismo craniano.
Sintomas comuns
Determinados sinais podem ser notados nas pessoas que começam a apresentar a doença: mudança na personalidade, memória fraca, dificuldade visual e de localização.
Quando a doença começa a avançar outros sintomas podem ser vistos, como: problemas de fala, irritabilidade, insônia e incontinência fecal e urinária.
Diagnóstico
Não há um exame específico que dê o diagnóstico da doença. São feitos exames de exclusão de outras doenças possíveis, testes psicológicos e avaliação do histórico do paciente e da família. Ainda assim não é 100% garantido o diagnóstico.
Tratamento
A doença ainda não possui cura. O tratamento com terapia, fisioterapia e psicoterapia ajuda apenas a minimizar os problemas causados por ela.