Feito o diagnóstico da labirintite, é hora de tratar a doença. Normalmente, esse tratamento é dividido em 3 partes e, na maioria das vezes, ele leva à cura.
Tratamento dos sintomas
Como os principais sintomas são a tontura e o zumbido, medicamentos são utilizados para eliminá-los. Além disso, o repouso é bastante recomendado. O tempo de duração desse tratamento varia de acordo com o fator que ocasionou a doença e da sensibilidade do paciente.
Tratamento da causa
Nesse tratamento, ocorre a investigação do fator que causou a doença. Portanto, vários fatores de risco são analisados, como os metabólicos, infecciosos, reumáticos e anatômicos. Após um exame clínico, o especialista poderá solicitar exames de audição e equilíbrio, sangue e radiológicos. No caso de labirintite emocional, o tratamento será feito com o acompanhamento de um psicoterapeuta, além do uso de medicamentos que trabalham no fortalecimento do lado emocional do paciente.
Reabilitação do labirinto
A reabilitação é o tratamento fisioterápico realizado para solucionar a tontura. Quando a origem do sintoma possui um difícil controle, a reabilitação oferece resultados positivos em cerca de 80% dos casos.
Saiba mais sobre labirintite:
- Entenda o que é labirintite e quais seus efeitos no organismo
- Conheça a causas da labirintite viral, bacteriana e emocional
- Sintomas labirintite: como identificar a inflamação?
- Exames: como é feito o diagnóstico da labirintite?
- Remédios para curar e aliviar os sintomas da labirintite
- Convivendo com labirintite: dicas para aliviar as crises
- Descubra as possíveis complicações da labirintite
- Prevenção: saiba o que fazer para evitar a labirintite