Saúde

Tripledemia: o que é, o que causa e como prevenir?

Publicado em: 14/11/2022Última atualização: 08/12/2022
Publicado em: 14/11/2022Última atualização: 08/12/2022
tripledemia-minuto-saudavel.jpgtripledemia-minuto-saudavel.jpg
Publicidade
Publicidade

tripledemia, condição causada pela infecção dos vírus Influenza, Covid-19 e VRS ao mesmo tempo, voltou a acender o sinal vermelho de órgãos de saúde em diversos países do mundo no final de 2022.

A doença, que tem como característica sintomas gripais acentuados, aumentou a procura por atendimento médico emergencial e internações em hospitais, acarretando assim em superlotação e falta de leitos.

Segundo alguns (as) especialistas, essa nova onda de contaminação pode ter relação com a quarentena de quase 2 anos por conta da Covid-19. Isso porque a reclusão e o uso de máscara facial nos blindaram de alguns vírus por um período. Contudo, com a flexibilização das medidas sanitárias, ficamos mais expostos (as) a esses e outros microorganismos.

Para saber um pouco mais sobre a condição, o que causa, quais sintomas apresenta e como prevenir, continue acompanhando o artigo!

Neste artigo, você encontrará:

  1. O que causa a tripledemia?
  2. Sintomas de tripledemia
  3. Como é feito o diagnóstico?
  4. Tratamento para tripledemia
  5. Como prevenir a tripledemia?

O que causa a tripledemia?

A doença é causada por 3 vírus respiratórios diferentes: Sars-Cov-19Vírus Sincicial Respiratório (VRS) e Influenza do tipo A (H3N2). 

Vírus Sincicial Respiratório, ou VRS, acomete os pulmões e os brônquios e pode causar quadros de pneumoniabronquiolite em crianças e pacientes diagnosticados (as) com problemas cardíacos, pulmonares e imunossuprimidos.

Por outro lado, a Influenza A, popularmente conhecida como gripe, está comumente associada às emergências de saúde e é responsável por pandemias, como a que vimos em 2009 com a “gripe suína”. Além de apresentar sintomas característicos de um quadro gripal, a condição também pode desencadear pneumonia.

Por fim, a Covid-19, responsável pela pandemia mais recente, também apresenta sintomas gripais, mas é capaz de acometer não apenas os pulmões, mas também o sistema nervoso e outros órgãos, além de deixar sequelas tanto em pacientes debilitados, quanto saudáveis.

Leia também: Flurona: gripe e covid? O que é, sintomas e como prevenir

Publicidade
Publicidade

Sintomas de tripledemia

Os sintomas são os mesmos manifestados pelas doenças causadoras da tripledemia. Entre as principais estão:

  • Febre;
  • Dor de cabeça, corpo, garganta e nos olhos;
  • Congestão nasal;
  • Coriza;
  • Espirros.

Se você se identificou com alguns dos sintomas listados acima, procure ajuda médica imediatamente!

O sintomas da condição são os mesmos de uma gripe comum, mas podem progredir e causar outras doenças.

 

Publicidade
Publicidade

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de tripledemia deve ser feito por um (a) médico (a), que analisará os sintomas apresentados pelo (a) paciente e solicitará exames pertinentes.

Entre os exames comumente solicitados estão os de imagem, para analisar se há comprometimento pulmonar, e RT-PCR, para identificar o vírus responsável pelo quadro.

Tratamento para tripledemia

O tratamento da doença consiste no uso de medicamentos que amenizam os sintomas, como antitérmico (febre) e analgésico (dor), além de repouso pelo tempo recomendado pelo (a) médico (a), hidratação e alimentação leve e saudável.

Além de tratamento medicamentoso, a condição demanda repouso e cuidado com alimentação e hidratação.

 

Publicidade
Publicidade

Como prevenir a tripledemia?

As medidas de prevenção são as mesmas adotadas rotineiramente para as três causadoras da doença. Entre elas podemos destacar:

  • Uso de máscara facial em locais fechados, sem ventilação e com aglomeração;
  • Higienização constante das mãos, com água e sabão ou álcool em gel 70%;
  • Não compartilhar objetos pessoais, como talheres, garrafas e copos;
  • Fazer check-up de acordo com as recomendações médicas para identificar possíveis complicações de saúde que podem comprometer a imunidade;
  • Por último, mas não menos importante, manter a carteirinha de vacinação em dia, inclusive com as doses de reforço do imunizante contra a Covid-19.

A tripledemia tem causado grande preocupação em vários países, mas é possível preveni-la com bons hábitos de higiene, uso de máscara em locais fechados e vacinação em dia!
 

Para mais informações sobre saúde, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!


Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade