Saúde

Transtorno de interação social desinibida: o que é e o que causa?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 03/04/2023Última atualização: 03/04/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 03/04/2023Última atualização: 03/04/2023
Pessoa segurando criança para cima dentro de uma piscina.Pessoa segurando criança para cima dentro de uma piscina.
Publicidade
Publicidade

transtorno de interação social desinibida (CID 10 – F94.2) é caracterizado por um padrão comportamental expresso por crianças que agem de maneira familiar e inapropriada com pessoas estranhas, violando os limites sociais estabelecidos culturalmente.

Esse tipo de transtorno é raro, acomete uma quantidade mínima de crianças (aproximadamente 20%) e é recorrente nas que estão em lares adotivos ou em instituições. Além disso, dentro de outros contextos clínicos, são raramente vistos.

Para saber mais sobre o transtorno de interação social desinibida, as causas, sintomas e diagnóstico, continue acompanhando o artigo!

Índice – Neste artigo, você vai encontrar:

  1. O que causa o transtorno de interação social desinibida?
  2. Sintomas
  3. Como é feito o diagnóstico?
  4. Tratamento para transtorno do engajamento social desinibido

O que causa o transtorno de interação social desinibida

A principal causa para que o transtorno se desenvolva é a negligência social grave, porém, nem toda criança que foi negligenciada poderá desenvolver esse transtorno. Isso porque há a possibilidade de haver vulnerabilidade neurobiológica que faça essa diferenciação entre as crianças que desenvolvem.

Além disso, não é possível identificar em crianças que foram negligenciadas com mais de 2 anos de idade se elas viriam a desenvolver esse transtorno.

A qualidade dos cuidados com a criança podem influenciar diretamente na melhora ou na piora dos sintomas apresentados, e isso faz com que os sinais se tornem persistentes a longo prazo.

Leia maisSaúde mental das crianças: como cuidar e quando buscar ajuda? 

Criança junto de um adulto em uma rede de balanço.
Publicidade
Publicidade

Sintomas

Os sintomas desse transtorno se baseiam a partir de um padrão comportamental emitido pelas crianças na interação com adultos desconhecidos, sendo eles:

  • Criança não é discreta ao interagir com adultos desconhecidos;
  • Age como se fosse um familiar e, muitas vezes, a criança não tem tanta proximidade com o cuidador ou o adulto;
  • Aceita convite para sair com adultos sem hesitar;
  • Comportamento desinibido com outros adultos.

Outro fator que pode impactar nos sintomas apresentados é a ausência de cuidados, sendo eles:

  • Negligência;
  • Privação social ou ausência persistente no atendimento das necessidades básicas;
  • Passou por mudanças repetidas de cuidadores;
  • Passou por instituições com diversas crianças que demandam atenção do cuidador;
  • Sintomas são iniciados após os cuidadores serem insuficientes.
Publicidade
Publicidade

Como é feito o diagnóstico?

Para realizar o diagnóstico, será considerado o histórico de negligência social pelo qual a criança passou e, consequentemente, a criança pode apresentar atraso no desenvolvimento da linguagem e cognitivo, estereotipia, - e maus cuidados.

O diagnóstico poderá ser realizado por um (a) médico (a) clínico (a), psiquiatra ou psicólogos (as), que poderão observar e fazer encaminhamento para o médico (a) responsável. Para auxiliar no diagnóstico, a idade mínima será de 9 meses, com a prevalência por mais de 12 meses.

Tratamento para transtorno de interação social desinibida

O tratamento para essa condição inclui acompanhamento com médicos (as) como psiquiatra, neurologista e, até mesmo, médico (a) clínico (a). Isso se dá pela necessidade de acompanhar se a criança pode ter atraso cognitivos, de linguagem ou transtorno de atenção com hiperatividade (TDAH).

Além disso, o acompanhamento com um (a) psicólogo (a) é de extrema importância para desenvolver habilidades de fortalecimento do vínculo com a família adotiva, auxiliar no processo de reconhecimento dos limites intrapessoais, estratégias de defesa e de proteção para essa criança.

Isso envolve a participação dos pais em programas de orientação na educação, pois isso auxilia na aproximação e fortalecimento do vínculo afetivo.

Leia também: A importância da terapia na infância: quando é necessária? 


O transtorno de interação social desinibida é caracterizado por comportamentos emitidos pela criança de agirem como familiaridade com pessoas que não são próximas.

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!


Publicidade
Publicidade

Referências

 

Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade