Na hora de comprar itens de maquiagem, muitas pessoas podem se confundir e acabar adquirindo produtos que não são adequados para o seu tom de pele específico. Inclusive, isso é comum, visto que hoje já existe uma enorme diversidade de tonalidades.
Para te ajudar a identificar o seu tom, o Minuto Saudável te apresenta quais são os principais e quais as cores que combinam melhor com cada um. Confira!
Índice — neste artigo você vai encontrar:
É uma tarefa difícil distinguir a coloração natural da pele, pois cada pessoa apresenta uma tonalidade única em função da herança genética, que faz com que uma pessoa tenha maior ou menor quantidade de melanina em relação à outra.
A melanina é um composto químico classificado como um polímero (macromolécula) que se localiza na pele e é responsável pela sua pigmentação e dos pelos. Ela também atua na proteção dos raios solares que podem afetar o DNA (estrutura dentro das células que contém nossas informações genéticas).
Portanto, quanto maior a presença de melanina no organismo, mais escura será a tonalidade da pele, já na situação contrária, isto é, menos melanina, o tom de pele tende a ser mais claro. Pessoas tidas como albinas, por exemplo, apontam déficit de melanina no corpo, fazendo com que a pele e os pelos sejam altamente brancos.
É válido ressaltar que existem categorias diferentes de melanina, que estão presentes em todos, algumas mais do que outras, formando o tom e o subtom de pele. São elas:
Dessa forma, pode ocorrer a combinação dessas categorias em diversas proporções, conferindo uma tonalidade única a cada pessoa. Para facilitar o processo de identificação de tonalidade de pele (já que é quase impossível classificar todas as existentes) há basicamente 3 variedades, são elas:
De modo geral, os subtons de pele existentes se encontram na categoria neutra, quente e fria. Para identificar a qual pertence é preciso prestar atenção na cor de fundo da pele, que funciona da seguinte forma:
Alguns especialistas também consideram o subtom oliva que é associado àqueles com uma coloração esverdeada, em função da mesclagem do amarelo e azul no fundo da pele.
Para usar as cores que combinam com a tonalidade de sua pele, é mais eficiente considerar o subtom. Dessa forma:
Vale destacar que as cores recomendadas para cada subtom de pele não são uma regra, podendo testar e utilizar outras colorações de acordo com o que gostar mais!
Se você deseja identificar com precisão seu tom e subtom de pele e nunca mais errar quando for comprar maquiagem, pode consultar um profissional de visagismo que se baseia em técnicas específicas para reconhecer aspectos únicos de cada rosto e assim dar dicas de como harmonizar maquiagem, corte de cabelo, roupas e acessórios.
Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o Minuto Saudável para ter acesso a diversos outros!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.