A osteoartrite é uma condição que gera bastante dor, decorrente de processos inflamatórios nas articulações. Isso é ocasionado pela destruição das cartilagens, que gera limitações às pessoas, reduzindo significativamente a qualidade de vidas delas.
Existem várias formas de tratamento para a osteoartrite, como o uso de medicamentos e terapias injetáveis, que podem amenizar as dores e reduzir os processos inflamatórios da doença.
Entre as opções está o Synvisc-one, uma substância aplicada por injeção, diretamente na articulação afetada, podendo reduzir e controlar o quadro por períodos prolongados, de até 12 meses.
O Synvisc e Synvisc-one são uma substância aplicada na articulação do joelho afetado pela osteoartrite, para recuperar temporariamente a lubrificação e aliviar as dores. São um suplemento externo do líquido sinovial de uso intra-articular.
O princípio ativo do medicamento é o Hilano G-F 20, que é derivado do hialuronato (que é o sal sódico do ácido hialurônico).
A aplicação, chamada de viscossuplementação, é realizada por meio de injeções diretamente na articulação.
O tratamento é temporário, mas consideravelmente duradouro, promovendo uma restauração articular por períodos que podem durar entre 6 meses a até 1 ano. Isso porque a substância é bastante similar à composição da articulação, ajudando a lubrificar o local e absorver impactos.
Vale lembrar que Synvisc e Synvisc-one são a mesma substância e têm, de modo geral, a mesma finalidade. A diferença é na tecnologia empregada, ela permite que Synvisc-one necessite apenas de 1 aplicação, enquanto o Synvisc precisa de 3.
Além disso, a bula de Synvisc indica que o medicamento pode ser receitado para o tratamento de osteoartrite de quadril.
O Synvisc e Synvisc-one é indicado para o tratamento da dor e desconforto relacionada à osteoartrite no joelho. Isso porque a doença gera o desgaste da cartilagem, que afeta a absorção do impacto, prejudicando a movimentação adequada.
A aplicação visa recuperar temporariamente a funcionalidade articular desempenhada pelo fluido sinovial. Ou seja, a lubrificação. Assim, o Synvisc forma uma camada viscosa e elástica, semelhante à cartilagem natural, que reduz atritos, amortece e protege os tecidos articulares.
Lembrando que a osteoartrite é uma condição bastante comum, caracterizada pela perda de cartilagem articular de forma irregular, geralmente em áreas de sobrecarga, como os joelhos e o quadril.
Com isso, surgem sintomas, como dor, rigidez e limitação funcional, que têm grande impacto na vida e realização de atividades comuns, como andar e subir escadas.
Synvisc-one e Synvisc têm a mesma tecnologia, sendo substâncias à base de Hilano GF-20, similares ao líquido sinovial presente nas articulações. A diferença é que o Synvisc necessita de 3 aplicações para completar o tratamento. Já a versão Synvisc-one é feita em uma única injeção.
A viscossuplementação pode ser realizada nos dois joelhos conjuntamente, caso haja necessidade, e ser repetida novamente após os efeitos do tratamento acabarem. Ou seja, após cerca de 12 meses, com uma avaliação média, é possível repetir a aplicação.
A viscossuplementação (VS) é a aplicação de ácido hialurônico exógeno nas articulações acometidas pela osteoartrite. Ela promove lubrificação e redução de dores devido à regeneração da cartilagem articular.
Apesar de a grande maioria das indicações terapêuticas serem feitas para os joelhos, a viscossuplementação também pode ser indicada quando a osteoartrite afeta locais como os quadris, ombros, tornozelos, cotovelos, mãos e pés.
Apesar de não ser um procedimento doloroso, assim como outros tipos de perfuração ou aplicação, pode haver sensibilidade ou dor local. Ele leva apenas alguns minutos, mas pessoas muito sensíveis à dor podem considerar, junto à equipe médica, o uso de anestésicos locais para a injeção.
Diversas diretrizes internacionais incluem a viscossuplementação nas possibilidades de tratamento da osteoartrite quando os recursos primários não surtem efeito. Ou seja, quando o uso de analgésico e anti-inflamatórios, fisioterapia, fortalecimento, alimentação e redução de peso não melhoram o quadro da pessoa, a terapia de aplicação é uma possibilidade à pessoa afetada pela doença.
Sim! O Synvisc e Synvisc-one são registrados e aprovados pela ANVISA, mas é importante saber que eles são categorizados como acessórios médicos e não como medicamentos. No registro, conta a aprovação para fins de:
Ou seja, para outros usos, a ANVISA não reconhece a segurança do produto.
Sim. Mas é importante considerar que o tratamento da osteoartrite é multimodal. Isso significa que uma série de medidas devem ser adotadas e mantidas para a redução das dores e recuperação da função articular.
Também é importante seguir as orientações médicas, fazendo fisioterapia, manutenção dietética e outras indicações passadas por profissionais.
Em geral, cada pessoa pode responder de formas diferentes à terapia com Synvisc-one. Ou seja, é possível que o alívio da dor seja mais demorado ou persista por menos tempo. No entanto, segundo o fabricante do produto, os efeitos aliviam as dores por até 1 ano, quando devidamente aplicado.
O procedimento é simples e não envolve grandes riscos, desde que feito por profissionais capacitados(as). Pode ser necessário remover excessos ou resquícios de fluido articular presentes no joelho. Após a correta higienização do local a aplicação de Synvisc-one é feita com uma seringa apropriada, com 6mL.
Depois, a pessoa deve manter alguns cuidados, como evitar atividades pesadas ou intensas, mantendo preferencialmente o repouso.
Todas as orientações são prestadas na consulta e devem ser seguidas para evitar riscos.
O alívio da dor pode variar de acordo com cada pessoa. No geral, leva apenas alguns dias para que haja uma percepção no alívio dos sintomas e desconfortos. Vale lembrar que o tratamento é temporário, o que significa que, para manter o efeito, é preciso repetir a injeção com certa periodicidade que será analisada pelo(a) médico(a).
Em geral, ação perdura por 6 a 12 meses, sendo possível repetir a aplicação após esse tempo.
A aplicação pode gerar alguns efeitos colaterais, como dor e inflamação leve no local. Esses são sintomas comuns, mas que tendem a não comprometer o bem-estar do(a) paciente. Em pouco tempo, o quadro apresenta melhora também.
É possível haver reação alérgica em pessoas sensíveis a aves, penas ou ovos. Por isso, é importante informar ao médico ou médica a existência de alergias.
Ainda podem ocorrer outros sintomas menos comuns, como edema e inchaço no local, além de inflamações que precisam ser devidamente assistidas por profissionais responsáveis. Também é possível que o(a) paciente manifeste erupções cutâneas, prurido, febre, urticária, náuseas, cefaleia, tonturas, rubor e cãibras.
O Synvisc, com uma seringa com 2mL de solução para aplicação, custa cerca de R$390*. O Synvisc one, com 1 seringa com 6mL de solução, custa cerca de R$1.321*. Ambos podem ser encontrados em farmácias, com vendo sob receita branca.
Pessoas com prescrição médica podem contar com a assessoria de cotação às medicações de alto custo, ofertada pelo Consulta Remédios. De forma simples e rápida, é possível ter acesso ao orçamento do Synvisc, facilitando o processo jurídico.
* Preços consultados em outubro de 2019. Os valores podem sofrer alteração.
Há cada vez mais recursos terapêuticos para aliviar dores e melhorar as condições de pessoas com osteoartrites. A aplicação do Synvisc e Synvisc one é uma delas.
Para saber mais sobre saúde e tratamentos, fique de olho no Minuto Saudável!
Dra. Francielle Mathias
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.