Saúde

Megalomania: como é feito o diagnóstico e tratamento?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/05/2023Última atualização: 19/05/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/05/2023Última atualização: 19/05/2023
Pessoa se olhando no espelho, com uma das mãos apoiada nele.Pessoa se olhando no espelho, com uma das mãos apoiada nele.
Publicidade
Publicidade

megalomania é muitas vezes entendida como uma característica de alguém que acredita ser superior às outras. Embora esse conceito não esteja totalmente incorreto, a megalomania é, na verdade, um sintoma de condições psicológicas.

As pessoas que apresentam essa característica passam por um delírio de grandeza, levando a um empobrecimento da realidade. Elas acreditam que seus projetos, trabalhos e qualidades são os melhores e que outras pessoas podem roubá-los.

Além disso, é comum que esses pacientes apresentem isolamento social e comportamento arredio em relação a amigos, colegas de profissão ou estudo.

Para saber mais sobre a megalomania, o que causa, como realizar o diagnóstico e o tratamento, continue acompanhando o artigo!

Índice — Neste artigo, você encontrará:

  1. O que causa?
  2. Sintomas e sinais
  3. Como identificar um megalomaníaco?
  4. Megalomania e narcisismo: qual a diferença?
  5. Como é feito o diangóstico?
  6. Tratamento

O que causa?

As principais causas desse sintoma estão associadas à falta de acompanhamento e tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico, pois essas duas abordagens auxiliam no contato com a realidade.

Algumas condições psicológicas podem apresentar esse sintoma de forma mais evidente, como a esquizofrenia, mania do transtorno bipolartranstorno dissociativo, condições em que há a redução do contato com a realidade.

Leia maisFrangofilia: o que causa, sintomas e como tratar 

Publicidade
Publicidade

Sintomas e sinais

Os principais sintomas e sinais dessa condição são:

  • Crença de está desenvolvendo um projeto único;
  • Crença de que as ideias podem ser roubadas por familiares ou colegas de trabalho/estudo;
  • Crença de que pessoas famosas podem acessar suas informações;
  • Comportamento arredio;
  • Desconfiança;
  • Pensamento acelerado;
  • Confusão mental;
  • Pouco contato com a realidade;
  • Autoestima inflada;
  • Pouca necessidade de dormir;
  • Mudança de humor.

Como identificar um megalomaníaco?

Uma pessoa com essas características geralmente se isola das demais, desconfiando e apresentando comportamento arredio. Além disso, pode ter pensamento confuso, pouco contato com a realidade, autoestima inflada e crenças de que o projeto é único e pode ser roubado por outra pessoa.

Pessoa olhando para a frente se indicando com as duas mãos.
Se você, ou alguém que você conhece apresenta um ou mais desses sintomas, não deixe de buscar ajuda médica quanto antes!
Publicidade
Publicidade

Megalomania e narcisismo: qual a diferença?

A megalomania é um sintoma que pode estar presente em diversas condições psicológicas. Já o narcisismo é um transtorno de personalidade em que a pessoa apresenta traços narcisistas.

Portanto, a pessoa com traços narcistas sente necessidade de admiração, não tem empatia e começa no início da vida adulta em vários contextos.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da megalomania se baseia na condição de base que pode desencadear esse sintoma. Geralmente, essa investigação é realizada por psiquiatras e psicólogos(as).

Nesses casos, a busca do(a) paciente ocorre em um período depressivo da condição, pois quando há a presença dos sintomas megalomaníacos, ele(a) se sente bem e não acredita que necessita de ajuda.

O diagnóstico é baseado na classificação de transtornos mentais, no levantamento do histórico de saúde geral, mental e familiar. É verificada a possibilidade de condições mentais em parentes, pois isso aumenta o risco do paciente desenvolver quaisquer condições.

Publicidade
Publicidade

Tratamento

Como os pacientes não costumam buscar ajuda quando estão apresentando esse sintoma, é muito difícil definir um tratamento. Durante períodos de mania ou hipomania, pode ocorrer de o paciente ficar noites sem dormir, ter comportamentos de risco, como sexualidade exacerbada e investimentos financeiros que estão fora da realidade.

Geralmente, são os familiares que costumam buscar ajuda, pois o(a) paciente tende ase colocar em situações de risco.

Por fim, o(a) médico poderá adotar tratamento medicamentoso com estabilizadores de humor e antipsicóticos, além de acompanhamento psicológico.


megalomania é um sintoma de uma condição psicológica caracterizada por um delírio de grandeza e crença irracional na própria superioridade, levando a comportamento egocêntrico e narcisista.

Se você ou alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda médica!

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o portal e redes sociais do Minuto Saudável!


Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade