A megalomania é muitas vezes entendida como uma característica de alguém que acredita ser superior às outras. Embora esse conceito não esteja totalmente incorreto, a megalomania é, na verdade, um sintoma de condições psicológicas.
As pessoas que apresentam essa característica passam por um delírio de grandeza, levando a um empobrecimento da realidade. Elas acreditam que seus projetos, trabalhos e qualidades são os melhores e que outras pessoas podem roubá-los.
Além disso, é comum que esses pacientes apresentem isolamento social e comportamento arredio em relação a amigos, colegas de profissão ou estudo.
Para saber mais sobre a megalomania, o que causa, como realizar o diagnóstico e o tratamento, continue acompanhando o artigo!
Índice — Neste artigo, você encontrará:
As principais causas desse sintoma estão associadas à falta de acompanhamento e tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico, pois essas duas abordagens auxiliam no contato com a realidade.
Algumas condições psicológicas podem apresentar esse sintoma de forma mais evidente, como a esquizofrenia, mania do transtorno bipolar e transtorno dissociativo, condições em que há a redução do contato com a realidade.
Os principais sintomas e sinais dessa condição são:
Uma pessoa com essas características geralmente se isola das demais, desconfiando e apresentando comportamento arredio. Além disso, pode ter pensamento confuso, pouco contato com a realidade, autoestima inflada e crenças de que o projeto é único e pode ser roubado por outra pessoa.
A megalomania é um sintoma que pode estar presente em diversas condições psicológicas. Já o narcisismo é um transtorno de personalidade em que a pessoa apresenta traços narcisistas.
Portanto, a pessoa com traços narcistas sente necessidade de admiração, não tem empatia e começa no início da vida adulta em vários contextos.
O diagnóstico da megalomania se baseia na condição de base que pode desencadear esse sintoma. Geralmente, essa investigação é realizada por psiquiatras e psicólogos(as).
Nesses casos, a busca do(a) paciente ocorre em um período depressivo da condição, pois quando há a presença dos sintomas megalomaníacos, ele(a) se sente bem e não acredita que necessita de ajuda.
O diagnóstico é baseado na classificação de transtornos mentais, no levantamento do histórico de saúde geral, mental e familiar. É verificada a possibilidade de condições mentais em parentes, pois isso aumenta o risco do paciente desenvolver quaisquer condições.
Como os pacientes não costumam buscar ajuda quando estão apresentando esse sintoma, é muito difícil definir um tratamento. Durante períodos de mania ou hipomania, pode ocorrer de o paciente ficar noites sem dormir, ter comportamentos de risco, como sexualidade exacerbada e investimentos financeiros que estão fora da realidade.
Geralmente, são os familiares que costumam buscar ajuda, pois o(a) paciente tende ase colocar em situações de risco.
Por fim, o(a) médico poderá adotar tratamento medicamentoso com estabilizadores de humor e antipsicóticos, além de acompanhamento psicológico.
A megalomania é um sintoma de uma condição psicológica caracterizada por um delírio de grandeza e crença irracional na própria superioridade, levando a comportamento egocêntrico e narcisista.
Se você ou alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda médica!
Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o portal e redes sociais do Minuto Saudável!
Esp. Thayna Rose
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.