Gravidez

Grávida pode tomar aspirina? Saiba quando é recomendada ou não

Publicado em: 29/04/2023Última atualização: 29/04/2023
Publicado em: 29/04/2023Última atualização: 29/04/2023
Foto mostra gestante sentada na campa com blister e como de água na mão.Lembre-se que automedicação não é recomendada, principalmente na gestação.
Publicidade
Publicidade

Conhecido popularmente como aspirina, o ácido acetilsalicílico é indicado há séculos no tratamento de febre e dor. Na gestação, porém, é preciso tomar cuidado com cada medicamento escolhido e é aí que surge a dúvida: será que tem problema tomar aspirina na gravidez?

Neste artigo, explicamos um pouco sobre o medicamento e por que ele não é amplamente indicado para pessoas grávidas.

Índice — Neste artigo, você irá encontrar:

  1. O que é aspirina e quando é indicada?
  2. Afinal, grávida pode tomar aspirina?
  3. Meu médico prescreveu aspirina, e agora?

O que é aspirina e quando é indicada?

Produzida pela Bayer, a Aspirina é o medicamento de referência do ácido acetilsalicílico, conhecido também pela sigla AAS. Essa substância, por sua vez, é usada há milênios pela humanidade e se tornou um dos mais tradicionais analgésicosantitérmicos da contemporaneidade.

De modo geral, a aspirina costuma ser indicada no tratamento de sintomas como dor e febre. Atualmente, a Bayer conta com quatro tipos diferentes de Aspirina:

  • Aspirina 500mg: indicado nos casos de dor de cabeça leve e moderada;
  • Aspirina C: com 400mg de ácido acetilsalicílico e 240mg de ácido ascórbico (vitamina C), o medicamento é indicado para o alívio dos sintomas de gripe e resfriados;
  • Aspirina MicroAtiva: com a mesma composição da Aspirina tradicional, essa nova fórmula promete ação mais rápida no alívio de dores de cabeça;
  • CafiAspirina: 650mg de ácido acetilsalicílico combinados com 65mg de cafeína para alívio da enxaqueca.
Publicidade
Publicidade

Afinal, grávida pode tomar aspirina?

Foto mostra frasco e copo com água sobre mesa e grávida ao fundo
Durante a gravidez, qualquer medicamento deve ser usado com cautela e seguindo instruções do(a) obstetra.

Depende. De modo geral, não é recomendado o consumo de qualquer fármaco sem orientação médica durante a gravidez.

Mesmo que a bula indique que o medicamento é seguro, ainda assim é recomendável conversar com o(a) obstetra para assegurar que não haverá efeitos indesejados por alguma particularidade da gestação.

O uso de ácido acetilsalicílico em altas doses durante a gestação não é considerado seguro e ainda é um tema que gera controvérsias na comunidade científica. 

São consideradas baixas as doses de ácido acetilsalicílico que estiverem entre 75mg e 100mg por dia. Acima dessa quantidade, a substância é ligada a casos de restrição do crescimento fetal, além de poder causar sangramento materno e/ou neonatal.

Algumas opções de ácido acetilsalicílico, como a Aspirina, são comercializadas em opções com um mínimo de 500mg e, por isso, suas bulas indicam que o medicamento não é indicado para gestantes.

Leia também: Grávida pode tomar paracetamol? Saiba a dosagem e riscos

Publicidade
Publicidade

Meu médico prescreveu aspirina, e agora?

Não é necessário entrar em pânico, pois existem alguns casos específicos em que pode ser indicado o uso de ácido acetilsalicílico durante a gravidez. A farmacêutica Rafaela Sarturi Sitinikii, explica que “o medicamento pode ser utilizado em doses baixas e com cautela durante os dois primeiros trimestres de gestação, sempre levando em consideração o risco/benefício avaliado pelo(a) médico(a).”


Apesar de segura em pequenas doses, a aspirina comum não é amplamente indicada para pessoas gestantes, pois seu uso é pontual e com dosagem controlada. Em caso de dúvidas, consulte um profissional de saúde ou um farmacêutico.

Para mais informações sobre gravidez e remédios, continue acompanhando os artigos do Minuto Saudável e siga nossos perfis nas redes sociais.


Referências

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade