Gravidez

Gastrosquise: o que causa e como tratar

Publicado em: 01/02/2023Última atualização: 01/02/2023
Publicado em: 01/02/2023Última atualização: 01/02/2023
gastrosquise-minuto-saudavel.jpggastrosquise-minuto-saudavel.jpg
Publicidade
Publicidade

gastrosquise é uma condição caracterizada pela malformação congênita da parede abdominal do feto durante a gestação. Nesses casos, é possível observar um orifício através do qual escapa o conteúdo abdominal. Além disso, os órgãos podem ser afetados pela exposição ao líquido amniótico.

As causas dessa condição ainda não são claras, de modo que não há, até então, uma forma de evitar a gastrosquise. Sabe-se apenas que ocorre um defeito no processo de fechamento da parede abdominal, que fica com uma passagem por onde podem escapar intestino, fígado ou até mesmo o estômago.

A abertura pode ter de 2cm a 5cm e é geralmente localizada à direita do cordão umbilical. Ainda que exista tratamento cirúrgico, é preciso avaliar o tecido dos órgãos e fazer um intenso acompanhamento do desenvolvimento da criança.

A seguir, explicaremos um pouco mais sobre as características dessa condição e citaremos algumas possibilidades de tratamento.

Índice — Neste artigo, você irá encontrar:

  1. O que causa gastrosquise?
  2. Qual a diferença entre gastrosquise e onfalocele?
  3. Complicações
  4. Como é feito o diagnóstico?
  5. Gastrosquise tem cura?
  6. Tratamento

O que causa gastrosquise?

Ainda não há uma resposta definitiva para essa dúvida, que também é alvo da pesquisa médica contemporânea. A raridade dessa condição é um dos fatores que contribuem para a dificuldade da pesquisa, mas mesmo assim algumas informações têm sido levantadas ao longo dos anos.

Os números são incertos, mas algumas pesquisas apontam que pelo menos 1 a cada 10.000 bebês nascem com gastrosquise. Alguns estudos apontam uma incidência maior em bebês do sexo masculino, mas outros contradizem e apontam que não há relação com gênero.

Atualmente, são considerados fatores de risco:

O uso de alguns medicamentos durante a gravidez também são associados aos casos de gastrosquise:

Leia também: Tabagismo na gravidez eleva o risco de morte súbita do bebê

Publicidade
Publicidade

Qual a diferença entre gastrosquise e onfalocele?

Embora sejam parecidos, a gastrosquise e a onfalocele se diferenciam pela presença de uma membrana, que serve de envólucro para os órgãos e é característica do segundo caso. Ambas não são excludentes e é possível que uma criança nasça com as duas condições simultaneamente.

Na gastrosquise, não há membrana cobrindo o(s) órgão(s), de modo que este pode sofrer efeitos pelo contato com elementos externos ao corpo do(a) bebê.

Publicidade
Publicidade

Complicações

Durante a gestação, os órgãos eviscerados ficam em contato com o líquido amniótico, resultando em alterações no tecido, que pode apresentar sinais como inchaço por acúmulo de líquidos (edema) e manchas vermelhas (eritema). 

Recém-nascidos com gastrosquise precisam ser tratados imediatamente, uma vez que a exposição dos órgãos internos pode levar à perda do calor corporal e, em casos mais graves, pode haver necrose do órgão. Além disso, a região fica vulnerável a infecções e inflamações, como a peritonite intestinal.

Como é feito o diagnóstico?

O pré-natal é de suma importância para detectar qualquer anormalidade durante a gravidez. Como a gastrosquise é uma condição que causa notáveis alterações anatômicas, é possível que o diagnóstico seja realizado por meio de um ultrassom morfológico, que é um exame de rotina para gestantes.

O exame de imagem também poderá ser confirmado por exames de sangue, caso estes apresentem níveis altos de alfafetoproteína, glicoproteína sintetizada pelo fígado. Ainda não são claras as conexões, mas pesquisas mostram que níveis muito altos ou muito baixos dessa substância estão associados a diversos tipos de malformação do feto.

Publicidade
Publicidade

Gastrosquise tem cura?

Sim, mas depende das peculiaridades de cada caso. Embora alguns quadros sejam resolvidos com apenas uma cirurgia, situações mais graves podem demandar diversos processos cirúrgicos, acompanhamento médico intensivo e tratamento medicamentoso.

Tratamento

Todos os quadros de gastrosquise precisam ser tratados com cirurgia imediatamente após o parto. Quando diagnosticada durante o pré-natal, uma equipe de cirurgia pediátrica fica à disposição para realizar os procedimentos necessários.

Quando a malformação é descoberta durante o parto, é preciso executar cuidados de suporte em uma UTI neonatal, onde a criança ficará mais protegida de agentes infecciosos.

Enquanto são realizados os preparativos para a cirurgia, as vísceras precisam ser umedecidas com frequência e acontecem também a primeira administração de antibióticos, geralmente ampicilinagentamicina. Recomenda-se, ainda, a inserção de sonda nasogástrica.


Relativamente rara, a gastrosquise é uma condição que exige cuidados especiais e imediatos para evitar o óbito da criança recém-nascida. As causas não são claras, o que torna esta uma condição difícil de ser prevenida. 

Portanto, o pré-natal é a melhor forma de descobrir a malformação precocemente e se preparar para o tratamento.

Para saber mais saúdegravidez, continue acompanhando os artigos do Minuto Saudável e siga nosso perfil nas redes sociais!


Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade