O uso de produtos para o controle do mau odor e da transpiração se tornou quase universal.
Sejam eles naturais, caseiros ou produzidos em fábricas, diversas pessoas os utilizam para manter o corpo seco e com cheiro agradável.
Ao pensar nesse objetivo, geralmente um dos primeiros produtos que vêm à cabeça são os desodorantes e antitranspirantes.
Apesar de popularmente conhecidos como um mesmo produto, ambos têm objetivos e ações diferentes.
Continue lendo e saiba quais as diferenças entre os desodorantes e antitranspirantes!
O desodorante, como o nome já diz, é um produto que tem como objetivo desodorizar, ou seja, eliminar o odor.
Utilizado geralmente na região das axilas, serve para disfarçar o mau cheiro causado pelo contato das bactérias presentes na pele com o suor.
Naturalmente, o suor do corpo humano não tem cheiro, já que é formado apenas por compostos como sais minerais e restos celulares.
O que acontece é que, ao entrar em contato com as bactérias naturais da pele, os nutrientes que compõe o suor são decompostos por esses organismos, causando o mau odor.
Por isso, os desodorantes possuem em sua composição algumas substâncias antibacterianas, ou seja, que inibem a proliferação de bactérias na pele.
Além disso, em geral, o produto contém fragrância, o que ajuda a disfarçar temporariamente o mau cheiro da região.
O antitranspirante é um produto que serve para inibir a transpiração, ou seja, a eliminação do suor, mantendo o corpo relativamente seco.
É utilizado geralmente na região das axilas e atua bloqueando as glândulas produtoras do suor.
Isso ocorre por conta da presença de sais de alumínio na formulação do produto. Esses componentes formam uma película protetora sobre a pele, que inibe a liberação de suor pelas glândulas sudoríparas.
Além disso, o produto também estimula a contração das glândulas, de modo que produzam, temporariamente, menos suor.
Dessa forma, o corpo tende a permanecer seco por mais tempo.
O desodorante e o antitranspirante são dois produtos que servem para finalidades diferentes, como já descrito nos tópicos anteriores.
Em geral, as principais diferenças entre os produtos, são:
Desodorante | Antitranspirante |
Combate o mau odor | Combate o suor |
Elimina bactérias causadoras do mau cheiro | Inibe a atividade das glândulas sudoríparas |
Tem fragrância | Inodoro |
Mantém o corpo cheiroso | Mantém o corpo seco |
Não tem Alumínio na composição | Tem Alumínio na composição |
A principal distinção entre os produtos são os sais de alumínio.
Em geral, muitas marcas não realizam a diferenciação entre os nomes e, mesmo que o produto ofereça combate tanto ao mau cheiro quanto ao suor excessivo, não fazem o uso da nomenclatura desodorante antitranspirante.
Dessa forma, vale conferir os ingredientes do produto na hora da compra. Caso haja a presença do metal na composição, tem ação antitranspirante.
O desodorante e o antitranspirante, apesar de muitas vezes confundidos como um mesmo produto, servem para finalidades diferentes. Assim, para saber qual usar, é importante entender o objetivo de cada pessoa.
Para pessoas que não têm uma elevada produção de suor, porém, sofrem com o mau cheiro, o desodorante pode resolver o problema.
Já para quem libera uma grande quantidade de suor durante o dia, o antitranspirante é a melhor opção, pois auxiliará a manter o corpo seco.
Além dessas duas categorias, existe um outro tipo de produto que combina a ação antiodor de um, com a ação antitranspiração do outro. É o Desodorante Antitranspirante.
Os desodorantes antitranspirantes foram desenvolvidos com o objetivo de unir em um só produto a ação antiodor e antitranspiração.
Assim como o desodorante, ele tem substâncias antibacterianas que inibem o crescimento de algumas bactérias na pele, o que elimina o mau cheiro.
Além disso, assim como o antitranspirante, o produto possui derivados do alumínio em sua composição, o que propicia o controle da produção de suor.
Dessa forma, é o produto ideal para quem sofre tanto com os desconfortos causados por problemas de odor, quanto com a sudorese.
Não há um consenso acerca dos malefícios causados pelo uso de desodorantes e antitranspirantes.
Alguns profissionais indicam que o uso do antitranspirante, o qual possui derivados do alumínio em sua composição, pode fazer mal para a saúde a longo prazo.
Um dos motivos é o estudo realizado pela União para o Controle Internacional do Câncer (UICC) e divulgado pelo International Journal of Cancer (IJC) em 2016, que indicou que o alumínio presente no produto pode contribuir para a incidência de câncer de mama.
O experimento consistiu em expor células da glândula mamária in vitro (ou seja, fora do corpo vivo) ao metal, à longo prazo. Essa experiência foi posteriormente reproduzida em camundongos.
Ao final da pesquisa, foi constatado que o alumínio provocou alterações nas células epiteliais mamárias, possibilitando a formação de tumores.
Apesar disso, os experimentos realizados não foram suficientes para comprovar, de fato, a real possibilidade de desenvolvimento de câncer por conta do uso de antitranspirantes.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não existe, atualmente, dados suficientes que comprovem a relação entre o uso de antitranspirantes e o câncer de mama.
Além disso, a associação do produto com outras doenças como o Alzheimer também não é comprovada.
De forma geral, o malefício direto que pode ocorrer em algumas pessoas por conta do uso de antitranspirantes, é a reação alérgica no local. Caso aconteça, o indicado é suspender o uso e consultar um(a) médico(a).
Atualmente, existem diversas opções de apresentações de desodorantes antitranspirantes, como em aerosol, roll-on, creme, entre outros.
Suas principais características são:
O aerosol consiste no produto em forma líquida que, combinado à um gás propulsor — que tem como objetivo impulsionar o líquido para fora do recipiente — promove a aplicação do desodorante em forma de jato, quando acionada a válvula da embalagem.
Em geral, deve ser aplicado, no mínimo, a 15cm de distância das axilas e é a versão que propicia a secagem mais rápida do produto.
O desodorante roll-on é aquele geralmente em forma de bastão, que entra em contato direto com a pele.
Sua secagem é mais demorada que as outras apresentações, mas garante, em geral, a aplicação completa em toda a axila.
A versão em creme geralmente é uma das menos utilizadas, porém, semelhantemente eficaz.
É aplicado com as mãos e, em geral, possuem substâncias em sua composição, que promovem a maciez da pele.
O preço dos produtos pode variar de acordo com a região geográfica e estabelecimento de compra.
Eles podem ser encontrados em casas de cosméticos, mercados e farmácias físicas e online.
Em geral, algumas opções e seus valores são*:
Caso haja a necessidade de comparar preços, é possível utilizar o site do Consulta Remédios, que indica os valores de produtos de higiene em diferentes farmácias de cada região.
*Preços consultados em março de 2020. Os valores podem sofrer alteração.
Quando o assunto é combater o mau cheiro e o suor, o produto que geralmente vem à cabeça é o desodorante.
Porém, é importante conhecer os diferentes tipos de soluções disponíveis no mercado, para escolher a melhor opção na hora da compra.
Quer saber mais sobre cuidados pessoais e saúde? O Minuto Saudável tem outros conteúdos completos para você! Leia mais e continue informado(a)!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.