Saúde

Lente de contato dental: vantagens, cuidados, duração, preço

Publicado em: 11/05/2020Última atualização: 29/09/2021
Publicado em: 11/05/2020Última atualização: 29/09/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Muitas pessoas têm o desejo de ter dentes perfeitos e, para isso, recorrem a diferentes procedimentos como o clareamento, aumento do comprimento dos dentes e até mesmo a retração da gengiva.

Porém, em meio a tantas opções, quem busca um sorriso mais branco, alinhado e uniforme pode encontrar nas lentes de contato dentais uma boa alternativa.

Elas têm como objetivo corrigir imperfeições dos dentes, os tornando esteticamente mais agradáveis. 

Continue lendo e saiba mais sobre o procedimento!

O que é a lente de contato dental e para que serve?

A lente de contato dental é uma técnica da odontologia que serve para corrigir imperfeições dos dentes como formato, cor, tamanho e alinhamento. 

O procedimento consiste em aplicar fragmentos de porcelana sobre a região, como um adesivo. 

O nome se dá devido à semelhança de espessura a uma lente de contato, já que cada lâmina de porcelana tem cerca de 0,2mm. Além disso, é colocada na frente dos dentes, assim como uma lente de contato. 

A lente é fabricada de acordo com o molde dos dentes do(a) paciente e não necessariamente precisa ser colocada em toda a arcada dentária. Geralmente, são fixadas na região que fica à mostra, ou seja, nos dentes da frente.

O procedimento tem fins tanto estéticos quanto funcionais, já que além de corrigir imperfeições na aparência dos dentes, a aplicação da porcelana pode, em alguns casos, auxiliar na correção da função mastigatória.

https://minutosaudavel.com.br/saude-bucal/
Publicidade
Publicidade

Como funciona o procedimento?

O procedimento, em geral, consiste na avaliação do quadro clínico do(a) paciente, planejamento digital do tratamento, preparo dos dentes naturais para receber as lentes, aprovação do resultado por meio de um protótipo e, por fim, a aplicação.  

De maneira específica, os passos geralmente são:

Avaliação e planejamento

A primeira etapa do tratamento com lentes de contato dentais é a avaliação da arcada dentária do(a) paciente. 

É nesse momento que é feita a análise do tamanho e cor dos dentes naturais, saúde da gengiva e a decisão de se a lente de contato é a técnica adequada para a pessoa.

Após essa avaliação, inicia-se o planejamento do sorriso. Isso ocorre por meio de fotografias e exames radiográficos, em que é possível simular e observar digitalmente as mudanças que serão realizadas com as lentes de contato.

Preparo dos dentes

A etapa de preparo dos dentes tem como objetivo remover possíveis manchas e tártaro dos dentes que possam atrapalhar a aplicação das lentes de contato. Em alguns casos, pode ser indicada a realização do clareamento dental.

Isso, pois a lâmina de porcelana é extremamente fina — e para que a cor natural dos dentes não transpareça e interfira no resultado final, a remoção de manchas e clareamento prévio dos dentes é importante.

Além disso, diferentemente da técnica de facetas de porcelana, para a colocação da lente não é necessário fazer o desgaste dos dentes antes do procedimento. 

Protótipo

Após feito o planejamento digital do procedimento, o plano é apresentado(a) para aprovação do(a) paciente.

Porém, apesar de detalhadas, as imagens não simulam com precisão como a lente ficará nos dentes da pessoa.

Dessa forma, há a realização de um protótipo para que o(a) cliente possa visualizar o aspecto do resultado final e, caso seja necessário, solicitar alterações.

Essa etapa é chamada de mockup, ou seja, quando é feita uma peça de resina no formato de como os dentes ficarão no final do tratamento e é aplicada sobre os dentes para avaliação.

É também nessa fase que a cor da lente de contato dental é definida.

Moldagem

Após os dentes terem sido preparados e o(a) paciente aprovar o planejamento, o molde é enviado aos laboratórios, que farão a produção das lentes de contato.

Aplicação

Depois que as lentes de contato estiverem prontas, é feita a cimentação (fixação) das lâminas e ajustes finais.

Para isso, é utilizado um produto chamado de cimento. Existem diferentes tipos de cimento, que podem proporcionar aspectos diferentes de cor ao final do processo.

Por isso, antes da cimentação, em alguns casos o(a) profissional utilizará as chamadas pastas try-in.

Elas são pastas de teste e simulam o resultado final que será alcançado ao fazer uso de uma ou outra coloração de cimento.

Dessa forma, o(a) profissional poderá escolher para fixação final o produto que melhor se adapta a cada caso.

Publicidade
Publicidade

Quanto tempo dura a lente de contato dental?

A durabilidade das lentes de contato dentárias pode variar de acordo com a maneira que o procedimento foi realizado e os cuidados após a aplicação sobre os dentes naturais. 

Em geral, as lentes duram entre 10 a 15 anos, porém, se o(a) paciente tomar todos os cuidados necessários, elas podem se conservar por um período ainda maior.

Cuidados após o procedimento

Os cuidados após a aplicação são muito importantes para um bom resultado. A cautela do(a) paciente em relação à lente é um dos fatores que pode prolongar ou diminuir a vida útil do procedimento.

Alguns dos principais cuidados têm relação com:

Higiene

Se a higiene diária dos dentes já era algo importante, com as lentes de contato os cuidados devem ser redobrados.

Escovar os dentes três vezes ao dia ou após cada refeição e passar fio dental são passos imprescindíveis para conservar o bom resultado do procedimento.

Vale ressaltar ainda a importância de utilizar uma escova de dentes de cerdas macias, para que a arcada dentária seja higienizada sem o perigo de riscar as lentes.

Alimentação

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o(a) paciente que utiliza a lente de contato dental não precisa alterar por completo seus hábitos alimentares, mas sim, cuidar com o excesso de alguns alimentos.

O consumo de vinho não deve ser feito de maneira exacerbada, pois pode danificar a coloração das lentes.

Alimentos muito pigmentados, como refrigerantes e café, também devem ser ingeridos com moderação, já que também podem afetar o aspecto da porcelana nos dentes.

Para quem consome esses alimentos diariamente, uma dica é fazer um enxágue bucal com água logo após ingeri-los.

Hábitos

O hábito de roer as unhas ou morder objetos, como lápis e tampa de caneta, são comuns entre muitas pessoas.

Porém, para quem realizou procedimento de lente de contato dental, recomenda-se suspender essas práticas, pois podem danificar a lente.

Isso, pois apesar do material ser resistente, podem haver riscos ou até mesmo a quebra da lâmina de porcelana. 

Hábitos como o uso de cigarros também podem ser prejudiciais para a conservação das lentes e, por isso, não são recomendados.

Bruxismo

Para pessoas que sofrem com bruxismo, alguns cuidados devem ser tomados.

A placa interoclusal — utilizada para proteger os dentes das fraturas causadas pelo bruxismo — anteriormente utilizada, deve ser refeita. Isso, pois com a lente dental o aspecto da arcada dentária é modificado e é necessária a adaptação da placa para o tratamento efetivo do problema.

Publicidade
Publicidade

Lente de contato dental quebra?

Sim. Apesar de as lentes de contato serem resistentes, há a possibilidade de quebra, assim como nos dentes naturais.

Nesse caso, não há como repará-las e é necessário realizar a troca da lente de contato dental.

Por isso, o cuidado pós-procedimento é de extrema importância para manter as lentes em bom estado.

Faceta de porcelana ou lente de contato dental: qual é melhor?

Tanto a faceta de porcelana quanto a lente de contato dental são técnicas odontológicas utilizadas para corrigir imperfeições dos dentes.

Ambas consistem em aplicar fragmentos de porcelana sobre os dentes, porém, apesar de serem procedimentos parecidos, possuem algumas diferenças. 

A principal é que a faceta de porcelana é mais grossa que a lente de contato. Dessa forma, é necessário realizar o desgaste dos dentes antes de fazer a aplicação, para que o procedimento resulte em um aspecto natural.

Em geral, a faceta é indicada para casos em que a arcada dentária tenha várias manchas ou amplo espaçamento entre os dentes, necessitando de grandes alterações. 

A lente de contato, ao contrário, geralmente não necessita desse desgaste, já que a lâmina é muito fina e proporciona um aspecto natural em relação à espessura do dente.

A escolha da técnica varia de acordo com as características e objetivo do(a) paciente. Dessa forma, vale sempre consultar um(a) profissional que indicará o tratamento ideal para cada pessoa. 

Vantagens e desvantagens de usar a lente dental

Muitas pessoas se animam com a possibilidade de colocar lentes de contato nos dentes. 

Porém, antes da tomada de decisão, é importante avaliar as vantagens e desvantagens do procedimento, uma vez que a técnica tem longa duração.

Entre os principais pontos estão:

Vantagens

A lente de contato pode proporcionar diversos benefícios para quem faz seu uso. As principais vantagens do procedimento são:

  • É um procedimento rápido;
  • É indolor;
  • Melhora a aparência do sorriso;
  • Proporciona dentes mais brancos;
  • Preserva a estrutura natural do dente;
  • Repara pequenas imperfeições;
  • Tem longa duração.

Desvantagens

Assim como quase todo procedimento, as lentes de contato podem ter algumas desvantagens que devem ser ponderadas. 

Algumas delas são:

  • É um tratamento de alto custo;
  • Após aplicada a lente, não há como alterar sua cor;
  • Caso haja fraturas, não há como reparar, sendo necessário a troca da lente.

Valor: qual o preço da lente de contato dental?

O preço para colocar lentes de contato dental pode variar de acordo com a região geográfica, material utilizado, profissional escolhido(a) e o quadro do(a) paciente.

Em geral, o valor pode variar entre R$1.500 e R$3.000 por lente, ou seja, por dente*.

*Preço médio consultado em abril de 2020. Os valores podem sofrer alteração.


Em meio à busca por dentes perfeitos, a lente de contato dental pode ser uma boa opção. 

A técnica permite melhorar a arcada dentária de maneira natural, além de ter longa duração.

Quer saber mais sobre procedimentos odontológicos e saúde bucal? O Minuto Saudável tem conteúdos completos para você! Leia mais e continue informado(a)!

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2023 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade