Não é novidade que o tempo frio exige cuidados especiais e mais intensos com a derme. Basta cair a temperatura para que ela já dê sinais de ressecamento e fragilidade.
E mesmo quem tem pele oleosa precisa ficar de olho nos cuidados, pois aquele friozinho que algumas pessoas adoram pode ser bem prejudicial se não houver uma proteção adequada. Ah, e o corpo todo precisa de uma rotina de hidratação, não é só a face!
Tem quem só lembre de hidratar e proteger a boca, que costuma ser a mais afetada durante o inverno, mas até aquelas partes que ficam bem protegidinhas debaixo das roupas precisam do hidratante!
Por isso, veja como proteger bem a sua derme durante as baixas temperaturas!
Basta o frio começar que a pele dá os primeiros sinais de sofrimento. Sobretudo quem tem a derme menos oleosa, é comum que ela descame, rache e fique com um aspecto nada saudável. Isso tudo acontece porque no inverno a umidade do ar fica mais baixa.
Se não bastasse, o corpo transpira menos, fazendo com que a pele fique realmente mais seca. Se não bastasse, alguns hábitos agravam o quadro, por exemplo, os banhos quentes.
É quase impossível não abusar da temperatura da água! Mas isso faz com que a oleosidade natural da derme seja removida. E manter o mesmo nível de ingestão de água no frio não é tarefa fácil para todas as pessoas. O resultado é uma derme mais ressecada e fragilizada.
Com o frio, é comum que a pele apresente menos elasticidade, fique mais fragilizada e com aspecto ressecado. Ela pode descamar e ficar mais áspera. Com isso, é comum que haja mais coceira também.
Como a derme está frágil, ao coçar, é comum que ela sofra machucados mais facilmente — por isso, muita atenção às lesões e arranhados! Ao sentir aquela coceira intensa, prefira aplicar um hidratante, que vai aliviar e hidratar a derme.
Porém, um sinal não muito associado à desidratação é o aumento da oleosidade devido ao efeito rebote. A pele está precisando de hidratação, então, para tentar compensar, o corpo aumenta a produção de sebo. Por isso, notar a derme mais oleosa é sinal de falta de hidratante no frio!
Em alguns casos, pode ocorrer da pele ficar mais oleosa durante o frio. Isso faz com que, às vezes, as pessoas pensem que ela não precisa ser hidratada e protegida, já que está bastante oleosa.
Na verdade, é exatamente a falta de hidratação que desencadeia a produção exagerada de sebo. Isso acontece porque o corpo tenta driblar a falta de água, então ocorre o famoso efeito rebote.
A melhor maneira de lidar com isso, prevenindo e eliminando essa oleosidade excessiva é cuidando da proteção e garantindo que haja água nas camadas da derme — por dentro e por fora, ou seja, bebendo água e usando cremes!
Para uma pele bonita e saudável durante o inverno, a melhor maneira é investir em cuidados completos — ou seja, por dentro e por fora. Não adianta muito apostar em um bom hidratante se não houver cuidados com a ingestão de água e alimentação.
Por isso, antes de mais nada, é hora de manter a garrafinha de água por perto. Apostar em chás, frutas e alimentos nutritivos faz toda a diferença.
Em relação aos cuidados externos, veja o que dá para fazer:
Apesar de ser difícil não tomar aquele banho bem quentinho, o ideal é controlar a temperatura e deixá-la mais morna. Vale lembrar que a água quente remove ainda mais oleosidade cutânea, fazendo com que a derme sofra mais com a desidratação.
Uma maneira de reduzir os danos causados na derme é optar por banhos mais rápidos. Com isso, a pele sofre menos.
No frio, é mais difícil manter a rotina de hidratação corporal. Por isso, uma boa dica é apostar em produtos para o banho, como os óleos. Você já aproveita o banho para proteger a derme.
A vantagem dos óleos corporais é que eles criam uma barreira protetora, evitando que a derme perca água. Além disso, eles são boas opções para proteger todo o corpo daquele banho muito quente, reduzindo os danos cutâneos.
Logo após sair do banho os poros estão mais abertos e, por isso, é a melhor hora para passar o hidratante. O creminho vai penetrar melhor e ter um efeito potencializado.
Além disso, a pele está mais úmida e aplicar um hidratante ajuda a reter essa água na derme.
Nessa hora, apostar nos produtinhos umectantes, como as manteigas corporais, os hidratantes com extrato de uva, ureia, pantenol e outros é uma ótima forma de conseguir uma pele saudável.
Nunca é demais repetir que o protetor solar precisa ser usado todo dia, e isso inclui os frios. Mesmo sem sol, a radiação ultravioleta agride a derme, acelera o envelhecimento e compromete a saúde do tecido.
Por isso, manter a rotina diária de proteção é ideal. Dá até para testar produtos menos sequinhos, sem aquele acabamento mate, caso sua derme apresente ressecamento intenso no clima frio.
Usar esponjas vegetais, ou buchas, que causem muito atrito na pele ou apostar em produtinhos esfoliantes faz parte da rotina de beleza de muita gente. Na medida certa, a remoção de células mortas da derme é bem importante para que ela fique saudável e pronta para a hidratação.
Porém, no frio, a derme fica mais sensível. Esfoliar demais pode fazer com que ela perca ainda mais hidratação.
O resultado é o temido efeito rebote. Por isso, em temperaturas baixas, é ideal prestar atenção na composição dos produtinhos e evitar a frequência da esfoliação.
Com as épocas frias chegando, é hora de intensificar a rotina de cuidados com a derme. Assim, ela se mantém saudável e forte, chegando mais bonita no verão!
O Minuto Saudável traz várias dicas de skincare e produtinhos para os dias frios. Conta pra gente se você tem um segredinho para proteger a cútis durante o inverno! ;)
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.