Beleza

Você sabe o que é cruelty free? Conheça opções de produtos

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/08/2022Última atualização: 19/08/2022
Foto de capa do artigo

Cada vez mais as pessoas buscam colaborar para que os ecossistemas permaneçam saudáveis e, por consequência, aqueles que o integram, como é o caso dos animais. Para isso, optam por adquirir produtos que são necessários para a sobrevivência humana, porém que tragam menos impactos negativos à natureza e aos organismos vivos ali presentes. 

Dessa forma, diversas marcas estão reorganizando seu processo de fabricação de produtos e oferta de serviços para atender essa demanda, além de contribuir para esse objetivo. Para identificar essas marcas, um termo muito utilizado é o cruelty free. 

Se você não sabe do que se trata, descubra no texto abaixo!

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é um produto cruelty free?
  2. Quais opções de produtos cruelty free?
  3. Onde comprar?

O que é um produto cruelty free?

Selos de cruelty free.
Os selos "cruelty free" ajudam a garantir a compra de um produto livre de exploração animal.

Um produto considerado cruelty free (em tradução, livre de crueldade), é aquele que não foi feito com matéria-prima de origem animal ou testado em animais. Dessa forma, pessoas que procuram por esses produtos tem a intenção de extinguir a atitudes dolorosas aos animais de todas as espécies.  

A conscientização a respeito dessa situação ocorreu em meados da década de 70, quando movimentos ativistas começaram a criticar e cobrar mudanças de indústrias, principalmente de cosméticos e limpeza, que tinham essas práticas como forma de reduzir custos e minimizar problemas alérgicos àqueles que aderissem ao produto (que caso ocorra, provoca problemas judiciais ao fabricante).  

Com avanços tecnológicos, essa postura se tornou mais aceitável, visto que há métodos de produzir esses itens com a mesma qualidade, sem gerar nenhum dano à saúde animal.  

Portanto, os responsáveis pelas marcas começaram a se reposicionar sobre o assunto. A primeira pessoa a tomar partido foi Lady Dowding, que ao lançar casacos com pele de animal sintético, conferiu a eles “beauty without cruelty“, ou seja, beleza sem crueldade.

Atualmente, o símbolo característico para indicar que o produto é cruelty free é um coelho, pois é um dos animais mais utilizados para testes. Esse selo é aprovado por entidades certificadoras que ajudam a atestar que o item ou marca é realmente a favor da causa. As mais famosas são:

  • LEAPING BUNNY
  • PETA APPROVED
  • PEA
  • CHOOSE CRUELTY FREE

Os requisitos que devem ser atendidos para ter o selo vão além do produto não apresentar  ingrediente animal em sua composição ou ser testado nele. Isto é, a marca não pode ter como fornecedor de insumos, alguém que não compactua com esses valores e que continua tendo práticas que comprometem os animais. 

Quais opções de produtos cruelty free?

É possível encontrar produtos dos mais variados tipos que são cruelty free, sendo os mais comuns os que são para higiene pessoal, limpeza, acessórios, perfumaria, cosméticos e roupas. 

Vale lembrar que o fato de não serem feitos com insumos de origem animal ou testados neles, não influencia na qualidade, ou seja, um produto cruelty free oferece os mesmos benefícios de um item normal e, em alguns casos (como o de cosméticos), até mais, já que no lugar da matéria-prima animal, são utilizados  ingredientes orgânicos, considerados mais potentes e com menos risco de reação alérgica. 

Para saber quais as marcas que fabricam produtos conforme a categoria desejada, o site Te Protejo apresenta uma vasta gama de marcas certificadas como cruelty free. 

https://minutosaudavel.com.br/maquiagem-vegana/

Onde comprar?

Tratando-se dos locais de venda, normalmente são os mesmos em que se compra os produtos convencionais, como supermercados, farmácias, lojas de cosméticos, roupas, entre outros. 

Dessa forma,  para garantir que se está adquirindo um produto cruelty free, é necessário buscar informações sobre o processo de fabricação do item, seja na embalagem ou no site oficial da marca.

Caso os locais não tenham à disposição esses produtos, então a melhor opção é realizar a compra em um plataforma on-line que, em geral, apresenta  uma categoria destinada a esse público. 

Um exemplo disso é o Consulta Remédios, que agrupa produtos de diferentes tipos, como higiene pessoal, cosméticos e para cabelos dentro da categoria "cruelty free”. Isso  facilita o procedimento de compra, assim como a segurança de estar de fato adquirindo um produto livre de crueldade animal.


A conscientização e a mudança são sempre bem-vindas, visto que contribuem para a melhora da qualidade de vida e bem-estar de todos. Por isso, se você concorda e deseja apoiar a causa, incentive o trabalho de movimentos que lutam contra a crueldade animal, e da mesma maneira as marcas que estão se reinventando para ajudar nesse propósito. 

Se você gostou deste artigo e conhece pessoas que se interessam pelo assunto, compartilhe com eles, e continue acompanhando o blog para mais informações!

Compartilhe

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade