Usar rímel é tendência em todas os tipos de make. Para aplicar a máscara, sempre use o pincel aplicador que vem acoplado na embalagem. Pegue o produto com este pincel e passe-o nos cílios, sempre de dentro para fora, ou seja, da raiz para as pontas. Faça movimentos delicados de vai e vem e espere secar.
Não tem muito segredo. Mas de acordo com o resultado desejado, algumas dicas podem ajudar a deixar os cílios mais volumosos, mais alongados ou mais curvadinhos.
Um detalhe que pode acabar mudando o resultado final da make é escolher corretamente o tipo de pincel aplicador. Existem vários modelos e formatos. Teste todos e veja qual melhor se adequa a você.
A cor do rímel também é muito importante. Para makes mais naturais, use rímel em tons que sejam parecidos com as cores da sobrancelha e do cabelo.
Já quem quer dar a impressão que nem passou maquiagem, pode apostar em máscaras incolores, muito utilizadas para abrir o olhar de forma natural.
O efeito do rímel pode ser potencializado com a ajuda de outros produtos e acessórios como o curvex, delineador e o lápis de olho.
Leia mais: Maquiagem para olhos pequenos: de pálpebras caídas às puxadas
Para ter cílios separados, escolha um pincel aplicador que facilite esse resultado. Os que têm as cerdas mais curtas, rígidas e separadas são os indicados para esse efeito, pois depositam menos máscara nos cílios.
Outra dica é fazer várias camadas finas. Mas para essa dica funcionar, espere o rímel secar antes de aplicar novamente.
Outra coisa que pode ser feita para ter os cílios separados é limpar o pincel aplicador na embalagem antes de passar no cílios. Isso evita o excesso de produto e impede que um cílio grude no outro.
Fazer movimentos leves e delicados também contribui para que o produto seja depositado corretamente, sem acúmulos do produto.
Depois de terminar a aplicação, não toque e nem feche os olhos com força. Isso porque os dedos ou o movimento das pálpebras unindo-se podem acabar grudando os cílios. Antes de tudo, deixe o rímel secar.
Aplicadores com cerdas longas e separadas e em formato meia-lua são os recomendados para aumentar visualmente os cílios.
Usar o pincel deitado também pode acentuar o efeito. Para esse truque funcionar, comece aplicando o mais próximo da raiz e então conduza o pincel para fora.
Você também pode cogitar usar cílios postiços para aumentar ainda mais os cílios. Só não se esqueça de passar rímel neles depois que já estiverem colados nos cílios naturais.
O pincel aplicador precisa ter cerdas longas e cheias para potencializar o efeito de volume nos cílios. Aqueles que são bem gordinhos e com cerdas de pelinho (em vez daquelas de silicone) também são as melhores opções.
Aqui também se aplica a dica de esperar a última camada secar antes de fazer uma nova por cima. Quanto mais camadas, mais volume. Mas tome cuidado para não acabar grudando os cílios.
Outra dica é usar as cores aos seu favor: tons pretos e escuros tendem a parecer mais volumosos, se forem aplicados corretamente.
Para ter cílios curvados, pode-se usar um acessório chamado curvex. Ele precisa ser usado com os cílios limpos, ou seja, se nenhum tipo de produto aplicado, pois pode enfraquecer ou quebrá-los.
Abra a ferramenta e encaixe nos cílios, bem rente à raiz. Feche o curvex, pressionando os cílios levemente por alguns segundos. Cuidado para não aplicar muita força e se machucando.
Depois de usar o curvex, já é possível notar uma curvatura mais acentuada. Mas, para intensificar o efeito cílios de boneca, passe um rímel com efeito curvador.
Usar rímel nos cílios inferiores podem deixar o olhar mais aberto e marcado. Mas muitas pessoas têm dificuldade em aplicar a máscara para cílios nessa região.
Antes de tudo, vamos para a ordem correta dos produtos.
Se sua make for mais trabalhada, passe o rímel por último, depois da sombra, do lápis e do delineador. Depois aplique o produto primeiramente nos cílios superiores.
Leia mais: Como passar delineador? Passo a passo do traço fino ao gatinho
Agora, confira as dicas de como passar rímel nos cílios de baixo:
Se errar ou borrar, não entre em desespero.
Espere o produto secar e retire com um cotonete embebido em demaquilante ou água micelar. Você ainda pode usar corretivo para corrigir as partes que ficaram borradas.
Se a primeira ou segunda vez não ficarem tão boas, tente outras vezes. Passar rímel é questão de prática. Quanto mais você praticar, melhor será o resultado.
Mas sempre tome cuidado para não machucar os olhos com o pincel aplicador.
Ao usar a máscara para os cílios, é muito comum cometer alguns erros. E até os maquiadores profissionais e mais experientes podem cometê-los.
Por isso, fizemos uma lista dos 8 erros mais comuns ao usar rímel. Leia todos e não os cometa mais:
Olhar-se no espelho enquanto passa rímel ajuda a enxergar corretamente onde está o pincel aplicador e onde estão os cílios. Assim, você evita se machucar ou borrar a maquiagem.
O rímel sempre deve ser aplicado por último, ou seja, quando a maquiagem dos olhos estiver finalizada. A ordem dos produtos pode alterar o resultado final;
O excesso de rímel (principalmente nos cílios inferiores) pode deixar o olhar carregado e nada natural. Por isso, ao puxar o pincel aplicador aproveite para limpá-lo na borda da própria embalagem;
O curvex deve ser usado antes de passar rímel quando os cílios estão sem nenhum produto. Isso porque o rímel endurece os cílios, que podem quebrar se receberem a pressão feita pelo curvex. Na próxima, já sabe: curvex e depois rímel;
Para uma maquiagem mais natural, sempre use cores que sejam próximos à tonalidade das sobrancelhas e dos cabelos. Na dúvida, aposte no preto básico ou em tonalidades marrons;
Muitas pessoas usam óleos e outros produtos para tentar evitar o ressecamento do produto. Isso não deve ser feito porque os dois produtos, quando misturados, tendem a reagir e comprometer a qualidade da máscara, podendo causar até alergias;
É muito comum esquecermos de conferir o prazo de validade dos produtos de beleza. Usar produtos vencidos, pode trazer consequências como envelhecimento da pele, resultado diferente do esperado, coceiras e irritação no lugar onde a maquiagem vencida foi aplicada;
Todos os rótulos trazem a forma de conservação do produto. Evitar a exposição à luz solar e a entrada de ar são as recomendações importantes. Isso porque o sol pode acabar ressecando o produto mais rapidamente e o ar pode comprometer a qualidade, tornando-o envelhecido. Na dúvida, leia o rótulo.
O rímel é um dos produtos mais queridos quando o assunto é maquiagem. Esse produto é tão básico que pode ser usado em todos os tipos de make, desde as mais elaboradas até as mais simples.
No Minuto Saudável ainda tem várias dicas de beleza, maquiagem, cabelo e perfumaria. Confira!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.