O cisto aracnoide é uma lesão congênita desenvolvida antes do nascimento. Essa condição acomete a membrana aracnoide, localizada entre a dura-máter e a pia-máter, camadas fibrosas externas que envolvem o cérebro.
A prevalência corresponde a 0,3% e 1% da população em geral. Cerca de 1,5% dos pacientes que passam por neurocirurgias pediátricas são justamente pelo diagnóstico de cistos aracnoides. Além disso, 90% dos casos encontrados dessa condição são em pacientes menores de 16 anos.
Por fim, grande parte dos cistos aracnoides são benignos e não necessitam de intervenção cirúrgica, pois, na maioria das vezes, são descobertos acidentalmente.
Para saber mais sobre o cisto aracnoide, o que causa, sintomas, como é feito o diagnóstico e o tratamento, continue acompanhando o artigo!
Índice — Neste artigo, você encontrará:
O cisto aracnoide é causado por má formação congênita, ou seja, por um problema na formação da membrana aracnoide nas primeiras semanas do desenvolvimento do feto. Nela, ocorre pela separação ou duplicação da membrana aracnoide durante o processo de formação do cérebro e medula espinhal.
Leia mais: Tumor Cerebral (benigno, maligno): tem cura? Veja sintomas
A maioria dos casos não apresenta sintomas, descobertos após investigação de outras condições por exames de imagem. Alguns pacientes, inclusive, sentem algum sintoma quando o cisto continua crescendo ou apresentam sangramento no cérebro, além de outros sintomas como:
O diagnóstico dessa condição acontece acidentalmente, pois os pacientes não costumam ter sintomas. Porém, para ser descoberto, é necessário exame de neuroimagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Não existe cura, mas quando apresenta sintomas graves e prejuízos na vida do(a) paciente, é recomendado cirurgia. Casos onde a pessoa não apresenta sintomas geralmente não são descobertos e não há como tratar.
O tratamento para essa condição começa pelo acompanhamento médico, pois, muitas vezes, ela não causa nenhum sintoma e não necessita de nenhuma intervenção medicamentosa, cirúrgica ou de procedimentos.
Diante disso, esse acompanhamento tem o intuito de avaliar se há aumento desse cisto, se ele está causando hidrocefalia, hematoma subdural (acúmulo de sangue no cérebro) ou sintomas que atrapalham na vida do paciente.
Os casos cirúrgicos envolvem cistos maiores de 5 cm, que apresentam sintomas graves, crescimento contínuo, hidrocefalia e hipertensão intracraniana (pressão na cabeça).
Portanto, o objetivo do tratamento cirúrgico é controlar os sintomas. Em pacientes jovens, há a possibilidade da redução do cisto ou, desaparecimento total no pós-operatório.
Confira abaixo os tipos de cirurgias realizadas em alguns casos:
Os cistos aracnoides são condições benignas causadas por má formações durante o desenvolvimento neuronal do feto. A maioria dos pacientes com essa condição não apresentam sintomas.
Se alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda médica!
Para mais conteúdos sobre saúde do cérebro, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!
Esp. Thayna Rose
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.