Há quem ainda acredite que arrancar um fio de cabelo branco faz nascer outros 3, mas a ciência garante que isso não vai acontecer. Mas há também quem esteja assumindo os fios grisalhos e exibindo-os com muito orgulho.
Não importa se ainda aparecem tímidos, em pouca quantidade, ou se já dominaram todo o cabelo: eles precisam de cuidados especiais para que continuem saudáveis e bonitos.
O grande responsável pelo surgimento de um (ou vários) fios de cabelo branco é a ausência ou redução da melanina. Ela é uma proteína produzida por células chamadas de melanócitos e responsável pela coloração da pele também.
Os melanócitos estão localizados no bulbo capilar, que é a extremidade do fio de cabelo da qual nasce o fio de cabelo. Essas células vão distribuindo grânulos de melanina conforme o frio cresce — e é isso que dá cor ao fio.
Ao longo dos anos, essa produção vai diminuindo e, como consequência, há menos melanina no cabelo. O que pode acontecer em poucos fios ou em muitos.
Essa redução tem relação com a genética, o que faz algumas pessoas notarem um fio branco ainda na fase jovem. Mas, em geral, é por volta dos 35 a 45 anos que eles começam a aparecer.
Há outros fatores que podem colaborar com a aceleração do processo, como o estresse, a má alimentação e outras doenças crônicas. Mas, ainda assim, cada organismo vai reagir de uma forma e é difícil saber ao certo quando os cabelos vão embranquecer.
A genética é o principal fator responsável pelo cabelo branco, pois com a idade vem a redução da produção de melanina. Mas alguns outros fatores podem estar relacionados à redução precoce da proteína:
Ter cabelo branco indica que há uma alteração no gene IRF4, que regula a produção da melanina pelas células malanócitas. Em geral, o fator que causa os fios brancos antes dos 30 é a genética, mas pode haver culpa da alimentação, estresse e até outras doenças. Então, caso apareçam cedo, vale dar fazer uma avaliação dermatológica.
Quem quer apostar no visual grisalho pode investir em algumas táticas para deixar todo o cabelo branco. Se eles já começaram a aparecer, mas ainda são sutis, dá para investir em alguns procedimentos como as luzes.
Elas vão ajudar a aumentar a quantia de mechas brancas em toda a cabeça. Além disso, as luzes são feitas ao longo do fio — o que ajuda a evitar aquela marcação branca somente na raiz do cabelo.
Ou técnica para quem já tem um pouco mais de fios grisalhos é o uso de shampoos matizadores, que vão deixar o branco ou cinza mais evidente.
Quem não quer esperar o embranquecimento natural (que pode demorar algum tempo), pode investir em tintas e descolorantes, mas a prática deve ser feita no salão e por pessoas capacitadas para evitar enfraquecimentos dos fios.
O cabelo branco exige mais atenção, logo que sofre mais com os raios UV. Além disso, é comum que apresente mais ressecamento e porosidade, levando à maior fragilização.
Dessa forma, investir em produtinhos específicos pode dar uma força nos cuidados. Shampoos matizadores são boas opções para evitar que eles fiquem amarelados com o tempo, mas vale a moderação, pois esse produto pode danificar a estrutura caso seja usado excessivamente.
O foco deve estar na hidratação e reposição de nutrientes, o que pode ser feito por meio de ampolas de hidratação, máscaras de reconstrução e até polivitamínicos orais, desde que estes sejam orientados por dermatologistas.
Assumir ou não os fios brancos depende somente de você. Mas, independente disso, o Minuto Saudável te ajuda a cuidar da saúde e beleza dos fios!
Conta pra gente qual a sua rotina capilar!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.