Saúde

Transtorno de Adaptação: o que causa e como é realizado o diagnóstico?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 19/04/2023Última atualização: 19/04/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 19/04/2023Última atualização: 19/04/2023
Foto de pessoa escondendo o rosto com as mãos e fundo preto.Foto de pessoa escondendo o rosto com as mãos e fundo preto.
Publicidade
Publicidade

O transtorno de adaptação (CID 10 F43.2) é definido como um desequilíbrio do funcionamento psicológico e orgânico que ocorre devido ao uso excessivo com os recursos psicológicos e físicos para lidar com eventos que necessitam de defesa.

Isso ocorre porque os recursos psicológicos, como a resiliência e questões emocionais, são insuficientes por conta da vulnerabilidade ou falta de estratégias para lidar com situações, ou até mesmo, pela gravidade do trauma sofrido que pode trazer prejuízos para a saúde.

A prevalência desse transtorno corresponde a 5 a 20% dos pacientes, e em serviços de consultas psiquiátricas hospitalares, esse tipo de condição é mais comum, correspondendo a 50% dos pacientes.

Para saber mais sobre o transtorno de adaptação, suas causas, sintomas e como é feito o diagnóstico, continue acompanhando o artigo!

Índice — Neste artigo, você encontrar:

  1. O que causa o transtorno de adaptação?
  2. Sintomas
  3. O luta é um tipo de transtorno de adaptação?
  4. Como é realizado o diagnóstico?
  5. Transtorno de adaptação tem cura?
  6. Tratamento

O que causa Transtorno de Adaptação?

As principais causas desse transtorno estão relacionadas com fatores ambientais, como situações de vida desvantajosas e diversos estressores, como abuso físico, psicológico e sexual.

Foto em escala de cinza mostrando pessoa escondendo o rosto com as mãos.
Publicidade
Publicidade

Sintomas

O transtorno de adaptação envolve alguns sintomas de caráter emocional ou comportamental como resposta aos estressores, sendo eles:

  • Sofrimento intenso e desproporcional diante de um estressor;
  • Dificuldade no convívio social e profissional;
  • Exacerbação de sintomas referentes a estresse;
  • Sintomas são maiores do que o luto comum;
  • Persistência dos sintomas por, pelo menos, seis meses após o estresse.

É comum conter alguns sinais desse transtorno que podem auxiliar na classificação, como:

  • Humor deprimido, choro fácil ou desesperança;
  • Nervosismo, preocupação excessiva e inquietude;
  • Ansiedadedepressão;
  • Perturbação da conduta.
Publicidade
Publicidade

O luto é um tipo de Transtorno de Adaptação?

O transtorno de adaptação poderá ser diagnosticado após a morte de um parente devido à intensidade e persistência do luto vivido pelo(a) paciente. Esse transtorno pode ser designado como luto persistente.

Leia maisEstresse pós-traumático: o que causa e quais os sintomas?

Como é realizado o diagnóstico?

Um(a) médico(a) psiquiatra poderá fazer o diagnóstico e, com isso, levantar a história de vida do paciente, assim como identificar os estressores que culminaram no transtorno.

Além disso, o(a) profissional fará o rastreamento de sinais ou comportamentos que indiquem o estressor, podendo ser um evento único ou múltiplos, recorrente, contínuo e se podem afetar mais de uma pessoa.

Entre alguns dos eventos podem ser considerados desencadeadores estão a escola, casa dos pais, tornar-se pai/mãe ou fracassos em diversas áreas da vida.

Publicidade
Publicidade

Transtorno de Adaptação tem cura?

Sim, os transtornos de adaptação são tratáveis e envolvem, basicamente, terapias que auxiliam no comportamento e no psicológico, medicamentos e estratégias de enfrentamento. 

Portanto, o objetivo é ajudar o paciente a lidar com os novos desafios que a vida está lhe apresentando.

Tratamento

O tratamento mais indicado na superação sintomática é a psicoterapia. Independente da abordagem do psicoterapeuta, bons resultados são esperados, contudo, há estudos que evidenciam a eficácia da terapia cognitivo-comportamental.

Por outro lado, o(a) psiquiatra poderá recomendar uso de medicações para redução sintomática, seja de irritabilidade, ansiedade e depressão.


O transtorno de adaptação é caracterizado como desequilíbrio do funcionamento psicológico e orgânico que ocorre pelo uso excessivo dos recursos psicobiológicos quando o sujeito necessita se defender.

Se você ou alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda psiquiátrica ou psicológica!

Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!


Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade