Saúde

Soroterapia: saiba o que é, quais os benefícios e possíveis riscos!

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 15/05/2024Última atualização: 15/05/2024
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 15/05/2024Última atualização: 15/05/2024
Profissional da saúde realizando uma soroterapia.A soroterapia, ou terapia intravenosa, envolve a administração personalizada de nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes por via intravenosa.
Publicidade
Publicidade

A terapia endovenosa, também conhecida como soroterapia, é uma prática ortomolecular que tem como objetivo a administração intravenosa de uma variedade de nutrientes, como vitaminas, oligoelementos, sais minerais, aminoácidos e antioxidantes. 

O procedimento tem como propósito solucionar deficiências vitamínico-minerais e dá ao paciente uma melhora na saúde e bem-estar.

Ao contrário da absorção oral, que pode ser comprometida por problemas intestinais ou digestivos, a soroterapia permite uma absorção mais rápida e capaz dos nutrientes. 

Após anos de consumo de alimentos ultraprocessados, nossa capacidade de absorver nutrientes pode ser comprometida devido à deterioração da absorção intestinal. Nesse contexto, a soroterapia surge como uma opção de cuidado.

Ela é particularmente útil para aqueles que estão em processo de melhoria da alimentação, ajudando nas inflamações intestinais e outras questões de saúde. Pessoas que passaram por cirurgia bariátrica enfrentam desafios, como a digestão reduzida de nutrientes, tornando-os candidatos ideais para a técnica.

O tratamento deve ser específico, levando em consideração sua história médica e características bioquímicas do paciente. Infelizmente, algumas clínicas adotam protocolos de soroterapia genéricos, ignorando a individualidade de cada paciente. 

Sendo um desafio não só para o público leigo, mas também para profissionais que trabalham com cuidados personalizados. Então, não perca a leitura a seguir para entender melhor sobre o tema!

Índice — Neste artigo você verá:

  1. O que é e para que serve a soroterapia?
  2. Quais os benefícios da técnica?
  3. Como é feita a soroterapia?
  4. Para quem é indicado a soroterapia?
  5. Soroterapia emagrece?
  6. Por que é chamada de soro da beleza?
  7. Quais os riscos da soroterapia?
  8. Qual o valor?

O que é e para que serve a soroterapia?

A soroterapia, também conhecida como terapia injetável, é uma técnica que consiste na administração intravenosa de um coquetel personalizado de nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, direto na corrente sanguínea. 

O procedimento é especialmente útil em casos de pacientes hospitalizados, pessoas que sofrem com distúrbios de absorção ou aqueles que não podem receber tratamentos por via oral.

Um médico especialista deverá avaliar histórico de saúde, hábitos alimentares e estilo de vida para determinar a fórmula ideal de nutrientes. 

E para garantir a segurança no tratamento, é fundamental realizar uma anamnese detalhada e exames médicos prévios, a fim de identificar possíveis contraindicações e alergias.

O que tem no soro?

A combinação de uma soroterapia é feita de forma estratégica para atender às necessidades específicas de cada paciente. Porém, alguns ingredientes básicos são comuns na maioria das fórmulas, como:

  • Aminoácidos essenciais e não essenciais;
  • Antioxidantes;
  • Minerais;
  • Vitaminas do complexo B;

Além desses, a solução pode conter outros nutrientes específicos, como:

  • Vitaminas: A, C, D e E;
  • Sais minerais, como cálcio, ferro, zinco e selênio;
  • Coenzimas, como Q10 e NAD+;
  • Fitoterápicos;
  • Hormônios;
  • Nutracêuticos;
  • Anti-homotóxicos.

Leia mais: Vitaminas e Suplementos Minerais | CR 

Publicidade
Publicidade

Quais os benefícios da técnica?

Um dos principais benefícios da soroterapia é a reposição de nutrientes para aqueles que enfrentam dificuldades na absorção adequada de vitaminas e minerais por via oral. 

Seu uso abrange desde a desintoxicação do organismo até o fortalecimento de cabelo e unhas, passando pelo emagrecimento e cuidados de questões emocionais. Vamos alguns exemplos:

  • Reforço do sistema imunológico, ajudando na recuperação em caso de enfermidades;
  • Auxílio no tratamento de doenças, como anemia, fadiga crônica e fibromialgia;
  • Aumento da energia e disposição, seja físico e mental;
  • Melhora da saúde da pele, cabelos e unhas;
  • Auxilia no processo de emagrecimento e definição muscular;
  • Redução dos efeitos do estresse e da ansiedade;
  • Melhora da performance esportiva para atletas que desejam otimizar seu desempenho físico e acelerar a recuperação muscular.

Deixando claro que a soroterapia é um auxílio aos tratamentos convencionais, não é uma cura milagrosa e deve ser utilizada como complemento a um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos.

Leia maisArtigos sobre Alimentação na área da Saúde | Minuto Saudável 

Publicidade
Publicidade

Como é feita a soroterapia?

Antes de iniciar a soroterapia, o paciente passa por uma avaliação minuciosa, incluindo exames solicitados por um médico para identificar as exatas deficiências nutricionais e outras necessidades específicas. 

Com base nos resultados, um protocolo individualizado é elaborado para atender às demandas do paciente.

Preparação do soro

A solução é feita em um ambiente estéril e controlado, o soro é preparado, seguindo rigorosos protocolos de higiene e segurança.

Frascos contendo uma combinação precisa de nutrientes, eletrólitos e, em alguns casos, medicamentos, são selecionados.

Acesso venoso

Para garantir a entrega direta dos nutrientes na corrente sanguínea, um profissional estabelece uma via de acesso venoso, geralmente, no antebraço ou na mão, uma agulha realiza a punção de uma veia.

Após a punção, um cateter flexível é fixado, permitindo a administração contínua do soro.

Monitoramento

Durante a aplicação, o paciente é monitorado de perto e observado sinais vitais como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória e possíveis reações adversas.

O tempo de aplicação varia de acordo com a prescrição médica e a resposta individual, ajustando-se às necessidades de cada um.

Pós-aplicação

Após a finalização, o acesso venoso é removido. O local da punção recebe os devidos cuidados para evitar complicações, garantindo uma recuperação tranquila.

O paciente é orientado sobre a importância de se manter hidratado, seguir uma alimentação ideal e adotar um estilo de vida saudável. Esse processo, que geralmente dura cerca de 40 minutos, é realizado em clínicas e hospitais.

Para quem é indicado a soroterapia?

Mulher se tratando com soroterapia.
Como vimos, a soroterapia possui diversos benefícios que podem ser aplicados em inúmeros caso, alguns deles são:
  • Pós cirurgia bariátrica e doenças inflamatórias intestinais: nestes casos, o sistema digestivo pode não ser capaz de metabolizar adequadamente os nutrientes ingeridos por via oral;
  • Condições gastrintestinais: como gastrite, refluxo ou outros problemas gastrointestinais podem apresentar dificuldades na absorção de nutrientes através da ingestão oral;
  • Necessidades nutricionais específicas: como em casos de deficiências vitamínicas ou minerais, desequilíbrios metabólicos ou condições que demandam uma reposição rápida de nutrientes.
Publicidade
Publicidade

Soroterapia emagrece?

A resposta não é tão simples assim. Embora a soroterapia possa sim auxiliar no processo de emagrecimento, ela não é uma solução milagrosa. Alguns benefícios associados são:

  • Aumento da saciedade, já que algumas substâncias presentes na solução, como a cromo e o triptofano, podem ajudar a aumentar a sensação de saciedade, diminuindo o apetite e controlando a ingestão de calorias;
  • Melhora o metabolismo, o que significa que o corpo queima mais calorias mesmo em repouso;
  • Desintoxicação do organismo, pois ajuda a eliminar toxinas que podem prejudicar o funcionamento do corpo e dificultar o emagrecimento.

Para realmente alcançar resultados satisfatórios e duradouros, é fundamental combinar o procedimento com uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e acompanhamento profissional por um médico ou nutricionista.

Leia mais: Saciedade: quais alimentos ajudam a prolongá-la? 

Por que é chamada de soro da beleza?

O termo "soro da beleza" surgiu como uma tendência de influenciadores e celebridades recorrerem à soroterapia, onde recebem nutrientes não apenas aumentar sua disposição, mas também realçar sua beleza.

E realmente, esses nutrientes podem trazer diversos benefícios que acabam refletindo na aparência, como:

  • O rejuvenescimento da pele, que ocorre devido à ação dos radicais livres, que podem causar rugas e linhas de expressão;
  • Estimula o crescimento capilar, combate a queda, previne o envelhecimento precoce dos fios e fortalece as unhas;
  • Aumento da disposição, combatendo o cansaço físico e mental;
  • Acelera o metabolismo, o que aumenta a saciedade e auxilia na queima de gordura.

O corpo está todo interligado e a soroterapia deve ser utilizada como complemento a um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos.

Lembrando que apenas profissionais como nutrólogos, dermatologistas, clínicos gerais ou endocrinologistas são os mais aptos para prescrever a técnica.

Quais os riscos da soroterapia?

Embora tenha várias vantagens clínicas, a soroterapia possui potenciais riscos para a saúde. Esses riscos podem se manifestar tanto no local da punção venosa quanto de forma sistêmica, exigindo uma avaliação cuidadosa antes de seu uso. 

Alguns dos possíveis riscos associados à soroterapia incluem:

Complicações locais

  • Hematomas;
  • Vazamento do líquido para fora da veia;
  • Oclusão Vascular, que é a obstrução do vaso sanguíneo;
  • Infecção local por conta da contaminação do local da punção;
  • Formação de coágulo sanguíneo no local da punção (trombose);
  • Inflamação da veia (flebite).

Reações sistêmicas

  • Náuseas e vômitos;
  • Queda da pressão arterial (hipotensão arterial);
  • Arritmias cardíacas;
  • Anafilaxia.

Dependendo das condições de saúde da pessoa, pode ser recomendado evitar a soroterapia e considerar outras formas de suplementação nutricional, como a administração oral ou sublingual. 

Mudanças na dieta e nos hábitos de vida também podem ser suficientes para atender às necessidades nutricionais. Essa avaliação deve ser realizada pelo médico, com revisões periódicas.

Pacientes com doença renal crônica requerem uma avaliação minuciosa antes da realização da soroterapia, pois o excesso de líquidos pode sobrecarregar os rins e agravar a condição renal.

É importante considerar que o corpo humano não armazena grandes quantidades de nutrientes em excesso, e o consumo desnecessário pode não trazer benefícios adicionais. 

Muitas substâncias são filtradas e eliminadas na urina, portanto, a suplementação excessiva pode ser ineficaz e até prejudicial.

Qual o valor?

O valor da soroterapia pode variar significativamente, entre R$300 e R$1.200 por sessão. Essa variação depende de diversos fatores, como a localização das clínicas, que geralmente em grandes cidades costumam cobrar valores mais altos.

A fórmula dos nutrientes, quantidade e qualidade dos nutrientes utilizados na fórmula podem influenciar no preço. Além de sessões mais longas ou com aplicações complexas.


Geralmente, são necessárias cerca de 5 sessões de soroterapia para alcançar os objetivos desejados, porém, esse número pode variar de acordo com as características individuais de cada paciente e o propósito do tratamento.

Uma das principais vantagens da soroterapia é sua alta taxa de absorção de nutrientes quando comparada à suplementação oral. 

Enquanto a absorção oral pode ser afetada por uma série de fatores externos, como qualidade do sono, níveis de estresse e dieta, a administração intravenosa oferece uma absorção direta na corrente sanguínea.

Embora seja mais comum em adultos, crianças também podem se beneficiar do tratamento, especialmente se apresentarem dificuldades individuais na absorção de determinados nutrientes. Nesses casos, pode ser considerada as formas oral ou intramuscular de suplementação.

Gostou do conteúdo deste artigo? Então, não deixe de conferir outros materiais do Minuto Saudável!


Referências

  1. Como é feita a aplicação da soroterapia? — Clínica Suganuma;
  2. Terapia Endovenosa — Even Saúde Integrativa;
  3. Terapia nutricional endovenosa (coquetel de Myers) - Assuntos especiais — Manual MSD Versão Saúde para a Família;
  4. Absorção de Fármacos - Farmacologia clínica — Manuais MSD edição para profissionais;
  5. Soroterapia: conheça os riscos que essa técnica pode representar! — Clínica Croce. 
Imagem do profissional Kayo Vinicius Ferreira Forte
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Kayo Vinicius Ferreira Forte

Formação em Biomedicina. Leia mais artigos de Kayo
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade