A síndrome de Fregoli é uma condição rara encontrada na neurologia e na psiquiatria, caracterizada pela identificação errônea de pessoas, objetos ou eventos. Nesse caso, o (a) paciente confunde pessoas desconhecidas devido aos traços físicos de pessoas conhecidas, mesmo que não tenham semelhanças físicas.
Além disso, quando as pessoas são conhecidas, há a crença de que elas são perseguidoras, e que não querem o seu bem.
Essa terminologia foi utilizada pela primeira vez em 1927 em homenagem ao italiano Leopoldo Fregoli, que era um imitador e transformista.
Para saber mais sobre síndrome de Fregoli, as causas, sintomas e como é realizado o tratamento, continue acompanhando o artigo!
Índice – Neste artigo, você vai encontrar:
Ainda com causa indefinida, as investigações sobre a síndrome se baseiam nos sinais apresentados por cada paciente, como por exemplo, perda do volume cerebral, o que acaba afetando a memória e, consequentemente, a impossibilidade de associar memórias sobre uma pessoa e identificação errônea.
Além dessa hipótese, algumas características encontradas em pacientes com esquizofrenia em tirar conclusões precipitadas, faz com que haja reconhecimento facial inadequado. Cerca de 24% dos que apresentam a síndrome de Fregoli apresentam a consciência alterada.
Além disso, o (a) paciente pode apresentar um quadro de delirium causado por doenças infecciosas, que podem culminar em alucinações e delírios, se apresentando pela síndrome de Fregoli.
Leia mais: Psicose: tem cura? Veja tipos, causas, sintomas, tratamentos
Os (as) pacientes com essa síndrome podem sentir desconforto constante por conta da crença de que estão sendo perseguidos por seus parentes, considerando que há distorção no reconhecimento dos mesmos ou de pessoas próximas.
Também é comum que esses (as) pacientes achem que alguém quer lhes fazer mal, lhe prejudicar e, com isso, entendam que essas pessoas não prezam por seu bem-estar.
Os principais sintomas relacionados a Fregoli são:
Além disso, o (a) paciente pode apresentar emoções simultâneas, sendo elas:
O diagnóstico de síndrome de Fregoli pode ser difícil. Pois, existem outras condições psiquiátricas e, até mesmo físicas, que implicam para que haja um diagnóstico correto.
Portanto, os (as) médicos (as) farão o levantamento da história clínica do (a) paciente, além de exames como, por exemplo, hemograma completo, urina e exames de imagem, com o intuito de procurar condições físicas que possam desencadear os sintomas de delírios.
Infelizmente, a síndrome de Fregoli não tem cura. Mas a possibilidade de que o paciente tenha melhora na qualidade de vida seguindo o tratamento indicado pelo (a) psiquiatra.
O (a) médico (a) poderá passar medicamentos que ajudarão na redução dos sintomas apresentados, como antipsicóticos orais, antidepressivos e medicamentos para convulsões, caso o (a) paciente apresentar esse sintoma.
Além disso, realizar psicoterapia individual ou em grupo para a promoção do bem-estar e criar habilidades para aprender a lidar com sintomas.
A síndrome de Fregoli é uma condição rara caracterizada pela crença de que essa pessoa está se passando por outra, e que muda a aparência constantemente, além da crença de que estão sendo perseguidos (as).
Se você ou alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda psiquiátrica ou psicológica!
Para mais conteúdos sobre saúde mental, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!
Esp. Thayna Rose
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.